Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Oficina de Escrita
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Produção de texto
Dinâmica: PARTE 01- Preparação: curadoria do tema e subtema.PARTE 02- Planejamento e escrita do texto.PARTE 03- Revisão do texto.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP50 EF69LP51
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar situações de produção escrita, em grupo, a partir de assuntos de interesses dos alunos e do repertório que possuem acerca de leitura de livros, romances, contos, crônicas, narrativas de enigmas e outros gêneros conhecidos por eles.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: todos os campos.
Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do ensino fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais e da compreensão de suas características específicas, possibilitando que eles ampliem sua experiência em diferentes campos de atuação (da vida cotidiana, da vida pública, artístico-literário e nos contextos das práticas de estudo e pesquisa) é fundamental para o exercício de múltiplas práticas de linguagem, intercâmbio cultural dos jovens e, sobretudo, para a retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de leitura e de escrita, poderão exercitar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, desenvolvendo diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às diferentes áreas - e fortalecendo a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas: Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Nesse sentido, é provável que os alunos sintam-se mais desafiados nos momentos de produção de gêneros distintos, como esquetes, crônicas, notícias, pois, sobretudo, precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo sucinto, reflexivo, consistente e criativo ideias capazes de revelar a sua visão mais crítica acerca das coisas do mundo e das realidades que os cercam. Portanto, é importante que sejam observados, por você, os tipos de dificuldades apresentados pela turma. Nesse contexto, é possível que os estudantes expressem, por exemplo, a necessidade de melhor compreensão acerca da organização das ideias dos textos, sua estrutura e uso adequado da linguagem característica de cada gênero. Além disso, podem ocorrer situações em que fique evidente a necessidade de ampliação do repertório leitor dos aprendizes, a fim de que tenham maiores condições de fundamentar, de modo consistente, as suas ideias. Assim, à medida que forem exercitando as práticas de leitura e escrita, poderão superar os desafios que surgirem ao longo do percurso.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
Programas. UOL. Disponível em http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Significados. UOL. Disponível em https://www.significados.com.br/parodia. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Código: LPO9_05ATP01
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes