15288
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Convencendo com as adverbiais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre adverbiais

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Caderno, lápis, data show e computador.

Dificuldades antecipadas: Produzir argumentos utilizando os conectivos solicitados.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.



Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A fim de revisar as orações subordinadas adverbiais, perguntar aos alunos se eles lembram qual é a função das orações adverbiais. A intenção é que eles lembrem que elas exercem a função de advérbio e que funcionam como adjunto adverbial. Revisar com eles a fim de que seja possível tecer argumentos com esse tipo de oração.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em grupos, pois como o período composto tem uma complexidade maior para esses alunos, eles poderão trocar informações e um ajudar ao outro.
  • Questione aos alunos qual é o propósito comunicativo do artigo de opinião e quem eles acham que leem os artigos de opinião;

R: Opinar e argumentar sobre determinado tema. Adultos, jovens interessados na opinião de alguém.

  • Questione também onde eles encontram os artigos de opinião;

R: Revistas, sites da internet, jornais.

  • Em seguida, comunique aos alunos que eles construirão argumentos, sendo o público-alvo os seus pais.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que há duas teses e que eles podem escolher para qual preferem continuar criando os argumentos;
  • Informe aos alunos que antes de iniciar a escrita, serão sorteadas propostas de argumentação, baseadas nas conjunções adverbiais de uso frequentes em produções textuais. Deixe claro para eles que usamos outras conjunções nas orações coordenadas e em outros tipos de orações subordinadas. Eles devem ficar atentos, pois só serão aceitas conjunções adverbiais.
  • Passe nos grupos e auxilie na confecção dos argumentos;

.

Materiais complementares: Lápis e borracha.

Para acessar as propostas de argumentação, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que os grupos leiam as suas produções;
  • Escolha trechos dos artigos dos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite que um grupo não produtor do argumento atribua o sentido da oração do argumento de outro grupo, preenchendo a tabela lançada pelo data show;
  • Questione o motivo da escolha de uma conjunção e não de outra;
  • Ao fim, solicite que os alunos passem o artigo a limpo, caso seja necessário, e fixem no mural da escola.

Materiais complementares: Caderno, lápis, data show, computador e quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Caderno, lápis, data show e computador.

Dificuldades antecipadas: Produzir argumentos utilizando os conectivos solicitados.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A fim de revisar as orações subordinadas adverbiais, perguntar aos alunos se eles lembram qual é a função das orações adverbiais. A intenção é que eles lembrem que elas exercem a função de advérbio e que funcionam como adjunto adverbial. Revisar com eles a fim de que seja possível tecer argumentos com esse tipo de oração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em grupos, pois como o período composto tem uma complexidade maior para esses alunos, eles poderão trocar informações e um ajudar ao outro.
  • Questione aos alunos qual é o propósito comunicativo do artigo de opinião e quem eles acham que leem os artigos de opinião;

R: Opinar e argumentar sobre determinado tema. Adultos, jovens interessados na opinião de alguém.

  • Questione também onde eles encontram os artigos de opinião;

R: Revistas, sites da internet, jornais.

  • Em seguida, comunique aos alunos que eles construirão argumentos, sendo o público-alvo os seus pais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que há duas teses e que eles podem escolher para qual preferem continuar criando os argumentos;
  • Informe aos alunos que antes de iniciar a escrita, serão sorteadas propostas de argumentação, baseadas nas conjunções adverbiais de uso frequentes em produções textuais. Deixe claro para eles que usamos outras conjunções nas orações coordenadas e em outros tipos de orações subordinadas. Eles devem ficar atentos, pois só serão aceitas conjunções adverbiais.
  • Passe nos grupos e auxilie na confecção dos argumentos;

.

Materiais complementares: Lápis e borracha.

Para acessar as propostas de argumentação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que os grupos leiam as suas produções;
  • Escolha trechos dos artigos dos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite que um grupo não produtor do argumento atribua o sentido da oração do argumento de outro grupo, preenchendo a tabela lançada pelo data show;
  • Questione o motivo da escolha de uma conjunção e não de outra;
  • Ao fim, solicite que os alunos passem o artigo a limpo, caso seja necessário, e fixem no mural da escola.

Materiais complementares: Caderno, lápis, data show, computador e quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano