Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.
Materiais necessários: Caderno, lápis, data show e computador.
Dificuldades antecipadas: Produzir argumentos utilizando os conectivos solicitados.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: A fim de revisar as orações subordinadas adverbiais, perguntar aos alunos se eles lembram qual é a função das orações adverbiais. A intenção é que eles lembrem que elas exercem a função de advérbio e que funcionam como adjunto adverbial. Revisar com eles a fim de que seja possível tecer argumentos com esse tipo de oração.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Divida a sala em grupos, pois como o período composto tem uma complexidade maior para esses alunos, eles poderão trocar informações e um ajudar ao outro.
- Questione aos alunos qual é o propósito comunicativo do artigo de opinião e quem eles acham que leem os artigos de opinião;
R: Opinar e argumentar sobre determinado tema. Adultos, jovens interessados na opinião de alguém.
- Questione também onde eles encontram os artigos de opinião;
R: Revistas, sites da internet, jornais.
- Em seguida, comunique aos alunos que eles construirão argumentos, sendo o público-alvo os seus pais.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos que há duas teses e que eles podem escolher para qual preferem continuar criando os argumentos;
- Informe aos alunos que antes de iniciar a escrita, serão sorteadas propostas de argumentação, baseadas nas conjunções adverbiais de uso frequentes em produções textuais. Deixe claro para eles que usamos outras conjunções nas orações coordenadas e em outros tipos de orações subordinadas. Eles devem ficar atentos, pois só serão aceitas conjunções adverbiais.
- Passe nos grupos e auxilie na confecção dos argumentos;
.
Materiais complementares: Lápis e borracha.
Para acessar as propostas de argumentação, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que os grupos leiam as suas produções;
- Escolha trechos dos artigos dos alunos e escreva na lousa;
- Solicite que um grupo não produtor do argumento atribua o sentido da oração do argumento de outro grupo, preenchendo a tabela lançada pelo data show;
- Questione o motivo da escolha de uma conjunção e não de outra;
- Ao fim, solicite que os alunos passem o artigo a limpo, caso seja necessário, e fixem no mural da escola.
Materiais complementares: Caderno, lápis, data show, computador e quadro.