15287
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre assembleia

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é vida pública.

Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, estimula-se a comunidade escolar a se envolver na discussão, principalmente, o ambiente externo à escola, no que tange à participação social dos alunos.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft;

Canetas hidrográficas;

Folha de sulfite ou folha pautada;

Lápis.

Dificuldades antecipadas:

Revelar medo ou vergonha de expor as ideias;

Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas;

Apresentar dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho;

Apresentar dificuldades para sintetizar a ideia;

Não empregar linguagem respeitosa;

Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente;

Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;

Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia;

Não conter a ansiedade nas participações;

Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro;

Sugerir soluções amplas demais;

Distinguir argumentos válidos de inválidos.

Apresentar argumentos baseados no senso comum;

Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação;

Desmotivar por causa das burocracias.

Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>. Acesso em: 19 dez. 2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Sensibilização:

  • É a etapa em que os alunos compreendem o objetivo desta proposta de assembleia, integrando os problemas da comunidade à vida escolar dos alunos.
  • A sensibilização está prevista para ocorrer somente no início das atividades, ao iniciar as reuniões periódicas, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • É dividida em dois momentos:

1º Momento

  • Pesquise notícias sobre problemas que acontecem na cidade onde a escola está localizada.
  • Se possível, busque notícias sobre o bairro onde a escola está localizada.
  • As notícias podem retratar diferentes situações que muitas vezes acontecem na comunidade escolar, mas são consideradas normais pela frequência em que ocorrem.
  • Diversifique os fatos jornalísticos noticiados.
  • Meio ambiente: o lixo é descartado em um determinado lugar prejudicando o acesso à calçada.
  • Lazer: não há praças ou parques ao redor da escola.
  • Infraestrutura: os fios da rede elétrica estão em condições precárias e podem provocar um acidente grave.
  • Procure também questões de saúde, tecnologia, violência, cidadania.
  • Divida os alunos em grupo e peça para escolherem, entre as notícias pesquisadas, uma que ocorre ao redor da escola.
  • Discuta:

1.Onde acontece a situação?

2. Há quanto tempo?

3. Quem é o responsável por essa situação estar acontecendo?

4. Quais são as consequências?

5. A escola pode fazer algo para ajudar a solucionar? Como?

6. A escola precisa de alguma parceria para resolver a situação?

7. Há espaço na escola para discutir essas questões?

2º Momento O que é uma assembleia?

  • Esclareça aos alunos que a assembleia é um momento em que se discutem coletivamente diferentes situações que acontecem dentro e fora da escola para compreender, intervir, prevenir e resolver situações de conflitos que possam levar à discriminação, à injustiça, à exclusão, à violência ou à violação de direitos.
  • Explique que a assembleia é constituída por três momentos extremamente importantes para que a participação de todos seja garantida, que obstáculos sejam reconhecidos e possibilidades, identificadas.
  • Preparação: etapa que antecede a reunião, na qual a pauta será elaborada por todos os alunos.
  • Reunião: é o momento da Assembleia em que há a discuss?o coletiva das quest?es organizadas na pauta.
  • Comprometimento: deliberaç?es das responsabilidades e dos compromissos assumidos por todos após os debates da reunião

c. Periodicidade: apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-los, discuta com a turma e esclareça as razões.

d. Solicite aos alunos que se agrupem em grupos de 4 ou 5 alunos, número adequado para que os alunos consigam discutir, compartilhar ideias, decisões e responsabilidades.

  • Ressalte a importância de o grupo não ser construído somente por afinidades.
  • Utilize como critério de agrupamento que cada grupo seja composto por alunos com diferentes habilidades: leitura, escrita, oralidade, de comunicação, de mediação e de organização.
  • Cada grupo é responsável por uma sessão da Assembleia. De acordo com o calendário anual já estabelecido, cada grupo será incumbido de organizar uma reunião cujas responsabilidades serão detalhadas no decorrer do plano.

e. Confeccione ou peça a um aluno ou um grupo de alunos que confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião. Deixe o cartaz visível para toda a turma.

f. O calendário também pode ser disponibilizado por meio de um grupo em rede social ou uma agenda digital, exemplo, google agenda, calendar. Utilize esses caminhos para divulgar as atas, ações ou qualquer outro documento que a turma considere importante.

e. Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso, construa com os alunos combinados que facilitem o diálogo, por exemplo, respeitar a pluralidade de opinião, argumentar ou sugerir sem desrespeitar a opinião do outro, cumprir as suas responsabilidades a partir das ações decididas pelo grupo, ser assíduo.

Elaboração da pauta

  • A pauta é uma ação coletiva que ocorre durante todo o mês que antecede o dia da assembleia.
  • A pauta é o espaço em que os alunos escrevem os assuntos que serão debatidos, as felicitações e sugestões sobre as situações descritas.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados, principalmente, ao ambiente externo da escola, entretanto, podem compor a pauta situações internas.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Eu critico/ Eu felicito/ Ações. No campo EU CRITICO, os alunos registram as situações que precisam ser discutidas. No campo FELICITO, os alunos registram as ações positivas e as pessoas que colaboraram que para isso aconteça. No campo AÇÕES, os alunos escrevem as ações que foram concluídas ou estão em andamento. Por exemplo: na última sessão, dois alunos ficaram com a responsabilidade de enviar um e-mail para o órgão responsável solicitando que a grama da praça pública fosse cortada. Então, eles registram essa ação de forma sucinta: nomes dos alunos - ação - data em que foi realizada a ação.
  • A pauta é registrada nesse cartaz pelos alunos durante o mês que antecede o dia da reunião.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem, durante o mês que antecede a reunião, os aspectos positivos e negativos.
  • Integre a comunidade com a escola por meio de um painel com notícias organizado pelo grupo responsável. Estabeleça um espaço na escola em que os alunos divulguem os assuntos discutidos na reunião e as ações que estão em andamento ou finalizadas.
  • Solicite aos alunos que leiam e reflitam sobre a pauta e as notícias durante o mês.
  • Faltando uma semana para a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situações internas.

1.1. São situações que acontecem dentro da escola, exemplo, um aluno está sendo discriminado por ser imigrante, o que caracteriza xenofobia.

2. Situação da escola para a comunidade.

2.1. São situações que acontecem no entorno da escola, exemplo, a conservação da praça.

3. Situação da comunidade para a escola.

3.1. São situações que acontecem na sociedade e precisam ser incorporadas por uma disciplina na escola, por exemplo, o uso de drogas.

  • Respeite os tópicos acima para discutir na Assembleia: situações internas, situações da escola para a comunidade e situação da comunidade para a escola.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreve os assuntos na ata cujo modelo está anexado.
  • Caso não haja tempo suficiente para discutir toda a pauta por causa da complexidade das situações, os alunos do grupo decidem os assuntos que serão priorizados naquela sessão.
  • A pauta precisa estar visível para a turma, por isso, ou confeccione um cartaz com a pauta ou distribua uma cópia para cada grupo.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1.Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.

2.Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.

3.Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.

4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.

  • As mesmas responsabilidades podem ser compartilhadas por mais de um aluno, por exemplo, dois mediadores.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 10 minutos

1. Ações concluídas ou em andamento:

  • O grupo responsável organiza a sala para receber os colegas e garantir os exercícios do diálogo.
  • A organização da sala precisa favorecer a formação de uma roda de conversa.
  • Deixe a pauta visível para todos.
  • O aluno responsável lê o campo AÇÕES.
  • O aluno responsável pela ação lida esclarece todas as dúvidas:
  • A ação foi concluída ou está em andamento?
  • Houve alguma resposta?
  • É necessária outra ação?

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

2. Pauta de hoje:·

  • Inicie a leitura da pauta respeitando os agrupamentos e a ordem estabelecida.
  • Após a leitura da situação descrita na pauta, pergunte para a turma se os alunos que colocaram tal situação gostariam de se posicionar.
  • Aguarde o posicionamento e amplie as discussões para o grupo.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Valide todos os apontamentos por meio de uma escuta qualificada, ou seja, o mediador verifica se todos compreenderam a situação.
  • Ressalte a importância de escutar com atenção todas as falas sem julgamentos.
  • Discordar faz parte da discussão, mas é necessário que as ideias não sejam rebatidas, mas discutidas.
  • Explique aos alunos que é importante defender o seu ponto de vista, mas reconhecer a validade de todos os argumentos apresentados evita bate-boca, insulto e ironia.

Sobre as ações:

  • Solicite que cada um pense em como transformar uma reclamação em uma ação.
  • Esclareça à turma que a ação pode ser tanto uma parceria com líderes da comunidade, órgãos e instituições governamentais ou não, quanto uma denúncia ou uma solicitação.
  • Enfatize a importância de refletir sobre as causas e as consequências das atitudes, ideias e sugestões.
  • Peça sugestão e conclusão sobre o assunto discutido.
  • É muito importante ter o conhecimento da causa para argumentar, contra-argumentar, exemplificar e encaminhar para a conclusão.
  • Evite solucionar um problema mecanicamente. Nenhuma situação descrita pode ser considerada normal.
  • Não aceite a resposta: “sempre foi assim”.
  • Anote na lousa ou em um quadro que seja visível a todos as sugestões, as regras, os combinados propostos pelos grupos.
  • Analise com a turma as implicações de cada sugestão e estabeleça comparações.
  • Solicite aos alunos que as intervenções sejam claras, adequadas e curtas.
  • As ações tornam-se legítimas quando são aprovadas pela maioria a partir de uma votação em que se posicionam: A FAVOR, CONTRA OU ABSTENÇÃO.
  • A votação é individual.
  • Defina o aluno ou os alunos que serão responsáveis pela ação.
  • As decisões são anotadas na ata pelo aluno relator.
  • Um aluno do grupo responsável por aquela sessão anotará os nomes dos alunos que desejam falar respeitando a ordem de levantar a mão. Essa ordem deve ser registrada em um lugar visível a todos os participantes da Assembleia, por exemplo, na lousa.
  • As sugestões aprovadas que necessitem de autorização ou validação de uma autoridade dentro da escola devem constar na ATA, entretanto, será necessária a presença de uma autoridade, diretor, coordenador pedagógico, assistente de diretor, para legitimá-la ou não.
  • O mediador tem um papel importante na articulação e organização de toda a reunião, por isso, amplie e facilite a participação do aluno mediador sem negar, contudo, a responsabilidade de um educador.

Felicitações

  • Encerradas todas as discussões, peça a um aluno do grupo responsável que leia todas as felicitações.
  • As felicitações podem referir-se a ações ou pessoas.
  • Valorize as conquistas de cada aluno e do coletivo.
  • Enalteça as parcerias estabelecidas dentro e fora da escola.
  • Incentive o compartilhamento dos aspectos positivos, principalmente, de uma ação que ainda não foi concluída: “o que nós já conseguimos?”

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

3. Finalizando a pauta de hoje

  • Encerradas todas as discussões, o aluno relator finaliza rapidamente a ata.
  • Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável por registrar todos os combinados na ata.
  • É importante que o aluno relator compreenda que o registro deve ser neutro, sucinto e claro.
  • O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia.
  • Um aluno lê a ata.
  • O aluno organizador solicita a assinatura de todos, efetivando o compromisso com o grupo.
  • Uma cópia da Ata é exposta no painel e um novo cartaz é confeccionado para a próxima sessão.

Sobre a ata: A construção da ata, além da sistematização das ações e reflexões de todo o processo, consolida a participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento cronológico dela é extremamente importante.

  • Características:
  • É um texto narrativo e contínuo, sem parágrafos;
  • Datas ou números devem ser representados por extenso;
  • Não use sigla e abreviaturas;
  • Use o pretérito perfeito do indicativo para descrever as ações: falou, disse, declarou.
  • Em uma folha, estruture a ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da Assembleia. O modelo abaixo é uma sugestão disponível para a impressão no link. Acesso em: 20 de dez de 2018

“Aos dias _____ do mês de __________ do ano de ______________________, na escola ____________________________________________, os alunos e a professora do oitavo ano ___ reuniram-se sob a surpervisão do grupo composto por _______________________________________ a fim de discutir ____________________________________________________________________________. Depois de alguns debates e discussões, foi decidido _________________________________________________________________________________. O aluno _________________________________________ leu as seguintes felicitações:_______________________________________________________________________. Após o encerramento da reunião, a Ata foi lida e aprovada por todos.”

  • Auxilie diretamente a escrita da ata, pois os alunos, provavelmente, não estão acostumados a esse gênero textual.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Tour pelo Bairro

Orientações:

  • Realize uma caminhada ao redor da escola para aguçar o olhar dos alunos para os problemas que acontecem.
  • Fortaleça o senso crítico por meio de um olhar sensível a diferentes situações que muitas vezes são consideradas “normais” , por exemplo, descarte de lixo em qualquer lugar ou a falta de sinalização ou semáforo perto da escola.
  • Solicite que os alunos comparem o bairro onde a escola está localizada com o bairro onde moram. Muitos estudantes residem em diferentes bairros. Cada bairro possui suas especificidades positivas ou negativas.
  • Os alunos decidem se a situação constará na pauta.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Num Click

Painel de fotos

Orientações:

  • Dê aos alunos a missão de fotografar uma situação que incomode ao redor da escola ou que ressalte as fortalezas do entorno.
  • Discuta a causa e consequência de cada situação.
  • Questione:
  • O que podemos fazer para intervir na situação?
  • Quem são os responsáveis por essas fortalezas?
  • Confeccione um painel na escola com as fotos.
  • Crie um espaço para que toda a comunidade escolar possa fazer sugestão.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Quero você!

Orientações:

  • Amplie a participação da comunidade nas atividades da escola.
  • Aproxime a escola da comunidade por meio do projeto “O que eu quero na escola”,
  • São voluntários que vão à pedido da escola para esclarecer, discutir ou depor sobre o assunto solicitado.
  • Visite o site disponível em: <https://queronaescola.com.br>. Acesso em: 19 dez. 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é vida pública.

Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, estimula-se a comunidade escolar a se envolver na discussão, principalmente, o ambiente externo à escola, no que tange à participação social dos alunos.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft;

Canetas hidrográficas;

Folha de sulfite ou folha pautada;

Lápis.

Dificuldades antecipadas:

Revelar medo ou vergonha de expor as ideias;

Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas;

Apresentar dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho;

Apresentar dificuldades para sintetizar a ideia;

Não empregar linguagem respeitosa;

Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente;

Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;

Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia;

Não conter a ansiedade nas participações;

Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro;

Sugerir soluções amplas demais;

Distinguir argumentos válidos de inválidos.

Apresentar argumentos baseados no senso comum;

Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação;

Desmotivar por causa das burocracias.

Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>. Acesso em: 19 dez. 2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005

Slide Plano Aula

Sensibilização:

  • É a etapa em que os alunos compreendem o objetivo desta proposta de assembleia, integrando os problemas da comunidade à vida escolar dos alunos.
  • A sensibilização está prevista para ocorrer somente no início das atividades, ao iniciar as reuniões periódicas, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • É dividida em dois momentos:

1º Momento

  • Pesquise notícias sobre problemas que acontecem na cidade onde a escola está localizada.
  • Se possível, busque notícias sobre o bairro onde a escola está localizada.
  • As notícias podem retratar diferentes situações que muitas vezes acontecem na comunidade escolar, mas são consideradas normais pela frequência em que ocorrem.
  • Diversifique os fatos jornalísticos noticiados.
  • Meio ambiente: o lixo é descartado em um determinado lugar prejudicando o acesso à calçada.
  • Lazer: não há praças ou parques ao redor da escola.
  • Infraestrutura: os fios da rede elétrica estão em condições precárias e podem provocar um acidente grave.
  • Procure também questões de saúde, tecnologia, violência, cidadania.
  • Divida os alunos em grupo e peça para escolherem, entre as notícias pesquisadas, uma que ocorre ao redor da escola.
  • Discuta:

1.Onde acontece a situação?

2. Há quanto tempo?

3. Quem é o responsável por essa situação estar acontecendo?

4. Quais são as consequências?

5. A escola pode fazer algo para ajudar a solucionar? Como?

6. A escola precisa de alguma parceria para resolver a situação?

7. Há espaço na escola para discutir essas questões?

2º Momento O que é uma assembleia?

  • Esclareça aos alunos que a assembleia é um momento em que se discutem coletivamente diferentes situações que acontecem dentro e fora da escola para compreender, intervir, prevenir e resolver situações de conflitos que possam levar à discriminação, à injustiça, à exclusão, à violência ou à violação de direitos.
  • Explique que a assembleia é constituída por três momentos extremamente importantes para que a participação de todos seja garantida, que obstáculos sejam reconhecidos e possibilidades, identificadas.
  • Preparação: etapa que antecede a reunião, na qual a pauta será elaborada por todos os alunos.
  • Reunião: é o momento da Assembleia em que há a discuss?o coletiva das quest?es organizadas na pauta.
  • Comprometimento: deliberaç?es das responsabilidades e dos compromissos assumidos por todos após os debates da reunião

c. Periodicidade: apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-los, discuta com a turma e esclareça as razões.

d. Solicite aos alunos que se agrupem em grupos de 4 ou 5 alunos, número adequado para que os alunos consigam discutir, compartilhar ideias, decisões e responsabilidades.

  • Ressalte a importância de o grupo não ser construído somente por afinidades.
  • Utilize como critério de agrupamento que cada grupo seja composto por alunos com diferentes habilidades: leitura, escrita, oralidade, de comunicação, de mediação e de organização.
  • Cada grupo é responsável por uma sessão da Assembleia. De acordo com o calendário anual já estabelecido, cada grupo será incumbido de organizar uma reunião cujas responsabilidades serão detalhadas no decorrer do plano.

e. Confeccione ou peça a um aluno ou um grupo de alunos que confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião. Deixe o cartaz visível para toda a turma.

f. O calendário também pode ser disponibilizado por meio de um grupo em rede social ou uma agenda digital, exemplo, google agenda, calendar. Utilize esses caminhos para divulgar as atas, ações ou qualquer outro documento que a turma considere importante.

e. Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso, construa com os alunos combinados que facilitem o diálogo, por exemplo, respeitar a pluralidade de opinião, argumentar ou sugerir sem desrespeitar a opinião do outro, cumprir as suas responsabilidades a partir das ações decididas pelo grupo, ser assíduo.

Elaboração da pauta

  • A pauta é uma ação coletiva que ocorre durante todo o mês que antecede o dia da assembleia.
  • A pauta é o espaço em que os alunos escrevem os assuntos que serão debatidos, as felicitações e sugestões sobre as situações descritas.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados, principalmente, ao ambiente externo da escola, entretanto, podem compor a pauta situações internas.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Eu critico/ Eu felicito/ Ações. No campo EU CRITICO, os alunos registram as situações que precisam ser discutidas. No campo FELICITO, os alunos registram as ações positivas e as pessoas que colaboraram que para isso aconteça. No campo AÇÕES, os alunos escrevem as ações que foram concluídas ou estão em andamento. Por exemplo: na última sessão, dois alunos ficaram com a responsabilidade de enviar um e-mail para o órgão responsável solicitando que a grama da praça pública fosse cortada. Então, eles registram essa ação de forma sucinta: nomes dos alunos - ação - data em que foi realizada a ação.
  • A pauta é registrada nesse cartaz pelos alunos durante o mês que antecede o dia da reunião.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem, durante o mês que antecede a reunião, os aspectos positivos e negativos.
  • Integre a comunidade com a escola por meio de um painel com notícias organizado pelo grupo responsável. Estabeleça um espaço na escola em que os alunos divulguem os assuntos discutidos na reunião e as ações que estão em andamento ou finalizadas.
  • Solicite aos alunos que leiam e reflitam sobre a pauta e as notícias durante o mês.
  • Faltando uma semana para a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situações internas.

1.1. São situações que acontecem dentro da escola, exemplo, um aluno está sendo discriminado por ser imigrante, o que caracteriza xenofobia.

2. Situação da escola para a comunidade.

2.1. São situações que acontecem no entorno da escola, exemplo, a conservação da praça.

3. Situação da comunidade para a escola.

3.1. São situações que acontecem na sociedade e precisam ser incorporadas por uma disciplina na escola, por exemplo, o uso de drogas.

  • Respeite os tópicos acima para discutir na Assembleia: situações internas, situações da escola para a comunidade e situação da comunidade para a escola.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreve os assuntos na ata cujo modelo está anexado.
  • Caso não haja tempo suficiente para discutir toda a pauta por causa da complexidade das situações, os alunos do grupo decidem os assuntos que serão priorizados naquela sessão.
  • A pauta precisa estar visível para a turma, por isso, ou confeccione um cartaz com a pauta ou distribua uma cópia para cada grupo.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1.Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.

2.Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.

3.Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.

4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.

  • As mesmas responsabilidades podem ser compartilhadas por mais de um aluno, por exemplo, dois mediadores.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 10 minutos

1. Ações concluídas ou em andamento:

  • O grupo responsável organiza a sala para receber os colegas e garantir os exercícios do diálogo.
  • A organização da sala precisa favorecer a formação de uma roda de conversa.
  • Deixe a pauta visível para todos.
  • O aluno responsável lê o campo AÇÕES.
  • O aluno responsável pela ação lida esclarece todas as dúvidas:
  • A ação foi concluída ou está em andamento?
  • Houve alguma resposta?
  • É necessária outra ação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

2. Pauta de hoje:·

  • Inicie a leitura da pauta respeitando os agrupamentos e a ordem estabelecida.
  • Após a leitura da situação descrita na pauta, pergunte para a turma se os alunos que colocaram tal situação gostariam de se posicionar.
  • Aguarde o posicionamento e amplie as discussões para o grupo.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Valide todos os apontamentos por meio de uma escuta qualificada, ou seja, o mediador verifica se todos compreenderam a situação.
  • Ressalte a importância de escutar com atenção todas as falas sem julgamentos.
  • Discordar faz parte da discussão, mas é necessário que as ideias não sejam rebatidas, mas discutidas.
  • Explique aos alunos que é importante defender o seu ponto de vista, mas reconhecer a validade de todos os argumentos apresentados evita bate-boca, insulto e ironia.

Sobre as ações:

  • Solicite que cada um pense em como transformar uma reclamação em uma ação.
  • Esclareça à turma que a ação pode ser tanto uma parceria com líderes da comunidade, órgãos e instituições governamentais ou não, quanto uma denúncia ou uma solicitação.
  • Enfatize a importância de refletir sobre as causas e as consequências das atitudes, ideias e sugestões.
  • Peça sugestão e conclusão sobre o assunto discutido.
  • É muito importante ter o conhecimento da causa para argumentar, contra-argumentar, exemplificar e encaminhar para a conclusão.
  • Evite solucionar um problema mecanicamente. Nenhuma situação descrita pode ser considerada normal.
  • Não aceite a resposta: “sempre foi assim”.
  • Anote na lousa ou em um quadro que seja visível a todos as sugestões, as regras, os combinados propostos pelos grupos.
  • Analise com a turma as implicações de cada sugestão e estabeleça comparações.
  • Solicite aos alunos que as intervenções sejam claras, adequadas e curtas.
  • As ações tornam-se legítimas quando são aprovadas pela maioria a partir de uma votação em que se posicionam: A FAVOR, CONTRA OU ABSTENÇÃO.
  • A votação é individual.
  • Defina o aluno ou os alunos que serão responsáveis pela ação.
  • As decisões são anotadas na ata pelo aluno relator.
  • Um aluno do grupo responsável por aquela sessão anotará os nomes dos alunos que desejam falar respeitando a ordem de levantar a mão. Essa ordem deve ser registrada em um lugar visível a todos os participantes da Assembleia, por exemplo, na lousa.
  • As sugestões aprovadas que necessitem de autorização ou validação de uma autoridade dentro da escola devem constar na ATA, entretanto, será necessária a presença de uma autoridade, diretor, coordenador pedagógico, assistente de diretor, para legitimá-la ou não.
  • O mediador tem um papel importante na articulação e organização de toda a reunião, por isso, amplie e facilite a participação do aluno mediador sem negar, contudo, a responsabilidade de um educador.

Felicitações

  • Encerradas todas as discussões, peça a um aluno do grupo responsável que leia todas as felicitações.
  • As felicitações podem referir-se a ações ou pessoas.
  • Valorize as conquistas de cada aluno e do coletivo.
  • Enalteça as parcerias estabelecidas dentro e fora da escola.
  • Incentive o compartilhamento dos aspectos positivos, principalmente, de uma ação que ainda não foi concluída: “o que nós já conseguimos?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

3. Finalizando a pauta de hoje

  • Encerradas todas as discussões, o aluno relator finaliza rapidamente a ata.
  • Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável por registrar todos os combinados na ata.
  • É importante que o aluno relator compreenda que o registro deve ser neutro, sucinto e claro.
  • O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia.
  • Um aluno lê a ata.
  • O aluno organizador solicita a assinatura de todos, efetivando o compromisso com o grupo.
  • Uma cópia da Ata é exposta no painel e um novo cartaz é confeccionado para a próxima sessão.

Sobre a ata: A construção da ata, além da sistematização das ações e reflexões de todo o processo, consolida a participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento cronológico dela é extremamente importante.

  • Características:
  • É um texto narrativo e contínuo, sem parágrafos;
  • Datas ou números devem ser representados por extenso;
  • Não use sigla e abreviaturas;
  • Use o pretérito perfeito do indicativo para descrever as ações: falou, disse, declarou.
  • Em uma folha, estruture a ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da Assembleia. O modelo abaixo é uma sugestão disponível para a impressão no link. Acesso em: 20 de dez de 2018

“Aos dias _____ do mês de __________ do ano de ______________________, na escola ____________________________________________, os alunos e a professora do oitavo ano ___ reuniram-se sob a surpervisão do grupo composto por _______________________________________ a fim de discutir ____________________________________________________________________________. Depois de alguns debates e discussões, foi decidido _________________________________________________________________________________. O aluno _________________________________________ leu as seguintes felicitações:_______________________________________________________________________. Após o encerramento da reunião, a Ata foi lida e aprovada por todos.”

  • Auxilie diretamente a escrita da ata, pois os alunos, provavelmente, não estão acostumados a esse gênero textual.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Tour pelo Bairro

Orientações:

  • Realize uma caminhada ao redor da escola para aguçar o olhar dos alunos para os problemas que acontecem.
  • Fortaleça o senso crítico por meio de um olhar sensível a diferentes situações que muitas vezes são consideradas “normais” , por exemplo, descarte de lixo em qualquer lugar ou a falta de sinalização ou semáforo perto da escola.
  • Solicite que os alunos comparem o bairro onde a escola está localizada com o bairro onde moram. Muitos estudantes residem em diferentes bairros. Cada bairro possui suas especificidades positivas ou negativas.
  • Os alunos decidem se a situação constará na pauta.
Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Num Click

Painel de fotos

Orientações:

  • Dê aos alunos a missão de fotografar uma situação que incomode ao redor da escola ou que ressalte as fortalezas do entorno.
  • Discuta a causa e consequência de cada situação.
  • Questione:
  • O que podemos fazer para intervir na situação?
  • Quem são os responsáveis por essas fortalezas?
  • Confeccione um painel na escola com as fotos.
  • Crie um espaço para que toda a comunidade escolar possa fazer sugestão.
Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Quero você!

Orientações:

  • Amplie a participação da comunidade nas atividades da escola.
  • Aproxime a escola da comunidade por meio do projeto “O que eu quero na escola”,
  • São voluntários que vão à pedido da escola para esclarecer, discutir ou depor sobre o assunto solicitado.
  • Visite o site disponível em: <https://queronaescola.com.br>. Acesso em: 19 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano