15286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre roda de notícias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Silva Santos
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Roda de notícias

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Quinzenal

Prática de linguagem priorizada: Leitura

Dinâmica: 1.Perguntas disparadoras sobre a função da notícia; 2. Leitura coletiva das notícias pelos alunos; 3. Discussão sobre as diferenças entre as várias maneiras de se noticiar um mesmo assunto; 4. Socialização dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da roda de notícia.

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP01, EF67LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF67LP05, EF67LP06, EF67LP07, EF67LP08, EF69LP03

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.

Referências sobre o assunto:

FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.


Código: LPO8_03ATP01

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

(EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.

(EF67LP07) Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas