Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Silva Santos
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Roda de notícias
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Leitura
Dinâmica: 1.Perguntas disparadoras sobre a função da notícia; 2. Leitura coletiva das notícias pelos alunos; 3. Discussão sobre as diferenças entre as várias maneiras de se noticiar um mesmo assunto; 4. Socialização dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da roda de notícia.
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP01, EF67LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF67LP05, EF67LP06, EF67LP07, EF67LP08, EF69LP03
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.
Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.
Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.
Referências sobre o assunto:
FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.
Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.