15286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre roda de notícias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar uma roda de notícias, levando em consideração a realidade do isolamento social. Esta etapa acontece durante a semana que antecede a roda de notícias. Desafie os alunos a pesquisar, em duplas, notícias de seu interesse com o mesmo assunto em diferentes jornais, nos cadernos circulação local ou nacional. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar a aprendizagem, promover a construção das competências estabelecidas para a roda de notícias e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos. Para iniciar a roda de notícias, pergunte qual o assunto escolhido e o motivo dessa escolha. Peça também que informem à turma onde a notícia foi publicada e data em que isso aconteceu. Levando em conta os assuntos das notícias, agrupe, para a próxima etapa, as duplas que tenham o mesmo tema (as duplas terão momentos de conversação e troca de ideias por chamadas de vídeo ou áudio, pelo WhatsApp).

Desenvolvimento
Nesta etapa, os alunos, em dupla, irão dialogar e expor suas impressões sobre as notícias escolhidas e lidas. Peça que observem como o mesmo passo foi reportado nas duas notícias. Que diferenças e semelhanças há entre elas? Direcione o diálogo entre eles por meio das perguntas presentes no slide. Solicite a cada dupla que grife os aspectos encontrados no texto que demarcam as diferenças. Leve os alunos a identificar os efeitos de sentido devidos a escolhas lexicais, imagéticas e de direcionamento dos fatos que estão presentes nas duas notícias. Essa identificação poderá ser feita pelos elementos que complementam a função da notícia (as cores, o formato das letras, fotografias, a manchete, a linha-fina, entre outros).

Fechamento
Esta é a etapa de socialização das comparações entre as notícias. Os alunos deverão apresentar brevemente o assunto das notícias, explicitando os aspectos semelhantes e diferentes no tratamento dado ao fato noticiado discutidos na etapa anterior. Para que haja uma “roda” de notícias, solicite que os alunos compartilhem com os colegas as notícias escolhidas e também as impressões que tiveram sobre as mesmas. Questione-os quanto à confiabilidade das notícias. Observação: suas impressões podem ser apresentadas por áudio, vídeo ou até fotos das notícias com texto escrito como explicação.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03ATP01

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

(EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.

(EF67LP07) Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas