15285
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre rodas de leitura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Rodas de leitura

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Semanal

Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Dinâmica: 1- Reconhecimento da leitura como atividade de reflexão crítica; 2 - Escolha da temática e textos pelo estudante;  3 - Organização do espaço de leitura; 4 - Leitura e compartilhamento das impressões; 5 - Registro das impressões.

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP46 EF69LP53

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. O objetivo é enfatizar a relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social. As leituras com apoio de redes sociais e práticas como slams, saraus e leitura pública podem constituir as rodas de leitura e promover o protagonismo cultural juvenil, tomando o aluno como elemento central nas diferentes fases da dinâmica da atividade (execução, elaboração e avaliação) e formando alunos mais autônomos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas, mas também pode-se explorar manifestações artísticas como cinema, música, artes plásticas.

Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formar o leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com diferentes linguagens de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, proporcionando a problematização social e o protagonismo cultural juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros, de diferentes gêneros textuais e linguagens e temáticas a serem abordados na atividade previamente. Abrir conta na rede social Skoob para familiarização com os recursos disponíveis (tutorial no link: https://www.youtube.com/watch?v=yUnwbr0DvRo e https://www.youtube.com/watch?v=JrOvHQrJQZY).

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decifrar e compreender o texto. Dificuldades para expor oralmente as impressões da leitura realizada. Não participação nas atividades. Conversas paralelas.

Referências sobre o assunto:

BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov 2018.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.


Código: LPO8_01ATP01

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas