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Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre rodas de leitura

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. O objetivo é enfatizar a relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social. As leituras com apoio de redes sociais e práticas como slams, saraus e leitura pública podem constituir as rodas de leitura e promover o protagonismo cultural juvenil, tomando o aluno como elemento central nas diferentes fases da dinâmica da atividade (execução, elaboração e avaliação) e formando alunos mais autônomos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas, mas também pode-se explorar manifestações artísticas como cinema, música, artes plásticas.

Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formar o leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com diferentes linguagens de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, proporcionando a problematização social e o protagonismo cultural juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros, de diferentes gêneros textuais e linguagens e temáticas a serem abordados na atividade previamente. Abrir conta na rede social Skoob para familiarização com os recursos disponíveis (tutorial no link: https://www.youtube.com/watch?v=yUnwbr0DvRo e https://www.youtube.com/watch?v=JrOvHQrJQZY).

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decifrar e compreender o texto. Dificuldades para expor oralmente as impressões da leitura realizada. Não participação nas atividades. Conversas paralelas.

Referências sobre o assunto:

BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov 2018.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação: É a etapa que antecede o momento da roda de leitura

  • Professor, partindo do pressuposto de que essa atividade focalizará a reflexão crítica acerca de problemáticas sociais, converse previamente com a turma para definirem uma temática. Essa escolha será retomada ao fim de cada sessão da roda de leitura.
  • Para auxiliar na escolha do tema, pode-se sugerir à turma as problemáticas sociais presentes:
  • Na escola: falta de material didático, bullying, falta de estrutura física da escola, cardápio alimentar inadequado, falta de livros e sala de leitura;
  • Na comunidade, no bairro e na cidade: lixo, violência, saneamento, água, saúde, desemprego, poluição;
  • No estado, no país e no mundo: corrupção, violência, desigualdades sociais, habitação, saúde, educação, poluição, clima, consumismo, sustentabilidade, interculturalidade, política.
  • Após a seleção do tema, oriente os alunos a buscarem e lerem textos (em verso ou prosa) que denunciem alguma problemática social e que são classificados como:
  • Literatura clássica e/ou canônica brasileira ou estrangeira: obras tradicionalmente consagradas, consideradas atemporais por terem uma qualidade estética superior.
  • Marginal-periférica: textos de autores das periferias das cidades, que têm uma relação estreita com o RAP, o grafite, a dança de rua.
  • Regional: textos que focalizam elementos de um determinada localidade, podendo enfatizar problemáticas urbanas ou rurais.
  • Deve-se também abrir espaço para que os alunos tragam outras linguagens: cinema, obras de arte, grafite, fotografia, música, animações, mangás. Dessa maneira, os multiletramentos (ROJO, 2012) são explorados a partir de temas de diferentes contextos culturais e de textos de diferentes semioses.
  • Em cada sessão da atividade, uma problemática social será abordada na leitura dos textos e em outras linguagens. Por exemplo: como a violência é abordada nos textos classificados como literatura marginal, na literatura clássica, na música brasileira e no cinema?
  • Desafie os alunos a pesquisarem textos em diferentes gêneros e outras linguagens durante os quinze dias que separam as sessões e retornem para compartilhar as impressões. Os textos poderão ser trazidos de casa, pesquisados na internet, na biblioteca escolar, emprestados de amigos.
  • O professor também deve selecionar um texto para iniciar cada sessão de roda de leitura, a fim de introduzir as discussões sobre a temática escolhida. Essa abordagem tem ainda o objetivo de desenvolver a reflexão crítica sobre o contexto no qual se está inserido e sensibilizar os alunos diante da realidade a partir da leitura.
  • Sugestões de textos para o professor apresentar no início das sessões de roda de leitura:
  • Uma vela para Dario - Dalton Trevisan (conto)
  • Eis a primavera - Dalton Trevisan (conto)
  • Admirável mundo novo - Aldous Huxley (romance)
  • A terra dos meninos pelados - Graciliano Ramos (conto)
  • Eu sou Malala - Malala Yousafzai (romance)
  • Entre a espada e a rosa - Marina Colasanti (conto)
  • Amanhã talvez - Sérgio Vaz (conto)
  • Diário de Bitita- Carolina de Jesus (romance)
  • Uma mulher vestida de sol - Ariano Suassuna (teatro)
  • O pagador de promessas - Dias Gomes (teatro)
  • Morte e vida severina (poema)
  • Os retirantes - Candido Portinari (obra de arte)
  • Fotografias de Christian Braga
  • Música de temáticas sociais de Chico Buarque: Construção, Cálice
  • Escritores da liberdade (filme)
  • Como estrelas na terra (filme)
  • Que horas ela volta (filme)
  • Professor, essas sugestões não estão esgotadas. Você tem o poder para escolher o texto para apresentar de acordo com suas experiências leitoras e o conhecimento da turma. Pode ainda incluir a literatura indígena, africana e de outros países.

Tempo sugerido: 10 minutos

Introdução :

  • Organize o espaço da atividade: todos devem estar sentados em círculo ou semicírculo, no chão ou nas carteiras da sala de aula, da sala de leitura ou biblioteca.
  • Questione os alunos: como a leitura pode fomentar a criticidade sobre os problemas sociais e a potência para levar as pessoas a exercitar a empatia e o diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos presentes no mundo?
  • Inicie a análise do texto que você escolheu indicando de que maneira é retratada a problemática social focalizada na sessão. Aborde características e ações das personagens, de comparações entre o texto e fatos históricos, políticos e sociais da nossa realidade. Essa etapa introduz as discussões sobre a temática e abre espaço para o diálogo entre os estudantes.
  • Em seguida, indique que os estudantes apresentem os diferentes textos que pesquisaram.

Dinâmica da atividade select-down

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Tempo sugerido: 30 minutos

Preparação: O professor e os estudantes permanecem em círculo ou semicírculo durante a leitura e o compartilhamento das impressões das obras lidas. Se houver a escolha de obras de maior extensão, como romances e filmes, pode-se permitir que o aluno apresente um trecho e focalize na indicação.

Desenvolvimento:

  • Informe que todos os alunos devem participar relatando as impressões de leitura.
  • Inicie a dinâmica propondo que os alunos apresentem comentários sobre os textos escolhidos abordando os seguintes questionamentos:
  • O texto escolhido retrata qual problemática social?
  • De que maneira esse tema é discutido?
  • Como pode ser instrumento de crítica social?
  • Como pode ser relacionado com o nosso contexto social?
  • Apresenta uma proposta de intervenção para essa problemática?

3. Dê espaço para que cada aluno manifeste as impressões individualmente e apresentem os trechos que acharam mais interessantes.

4. Por fim, estimule ações de curadoria que aprimorem os critérios pessoais de apreciação estética, recomendando que os estudantes realizem indicações do que foi apresentado para os outros estudantes da turma a partir de:

  • Troca de experiências de leitura: chamou-me a atenção porque...;
  • Autores, artistas, compositores, diretores ou ilustradores preferidos;
  • Linguagem: a linguagem chamou-me a atenção porque;
  • Coleção;
  • Ilustrações: estilos, cores;
  • Recursos visuais;
  • Título.

Por meio dessa dinâmica é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros por meio da troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante de obras literárias, diferentes gêneros textuais e outras linguagens e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo. Após a dinâmica de discussões, segue-se para o registro das impressões de leitura.

Dinâmica da atividade select-down

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Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas para transpor para a rede social de leitores. Para iniciar, os alunos precisam abrir um conta na rede social Skoob (https://www.skoob.com.br/), editar o perfil e adicionar amigos. O Skoob é uma rede social brasileira de leitores criada em 2009. Nele é possível que leitores e escritores se encontrem, analisem e indiquem obras literárias, compartilhem resenhas e vídeos, marquem encontros literários. Também é possível que os leitores realizem trocas de livros. O uso da rede social nessa dinâmica tem o objetivo de desenvolver entre os estudantes habilidades de letramentos digitais: práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas em ambientes digitais. Para iniciar, é necessário ter acesso à internet no laboratório de informática da escola ou nos smartphones dos estudantes.

  • Após as discussões, avise que os estudantes devem abrir a rede social Skoob para realizar o registro das impressões do texto lido. Para isso indique que os alunos:
  • Realizem o login na rede social.
  • Pesquisem a obra lida.
  • Adicionem a obra. Assim que o livro for adicionado, começa a fazer parte da estante do leitor.
  • Na estante, selecionem o livro adicionado, cliquem na aba resenha e digitem uma pequena resenha.
  • Por fim, salvem a resenha.
  • Após essas etapas, a resenha pode ser visualizada pelos amigos do perfil.
  • O foco de uso do Skoob nesta proposta é fazer com que alunos, de maneira colaborativa, leiam e publiquem resenhas das leituras realizadas, Indiquem livros e organizem uma estante de livros online (listas de livros), com tags para livros que foram lidos, que serão lidos ou que estão sendo lidos pelo aluno.

  • Caso o uso o uso do Skoob não seja possível devido a problemas de acesso a internet ou se a escolha do estudante não for um livro, estabeleça o uso do diário de leitura para registro escrito das impressões de leitura, que pode ser desenvolvido com o uso de uma agenda ou caderno. Nesse caso, as anotações podem ser realizadas ao longo da leitura (para livros de maior extensão) ou ao final da leitura (para textos de menor extensão e outras linguagens). Para cada leitura, indique que o estudante registre:
  • Título.
  • Colagem da cópia (em caso de fotos e imagens).
  • Nome do autor, diretor ou compositor.
  • Número de páginas ou tempo.
  • Ano de publicação.
  • Data de leitura (pode ser data de início e data de fim para maiores extensões).
  • Impressões de acordo com a temática social discutida na dinâmica anterior (pequena resenha).
  • Também podem incluir trechos que mais gostaram.

  • No fim da dinâmica, permita que os alunos selecionem a próxima problemática social a ser abordada na roda de leitura.
  • Eles devem selecionar o tema de maneira colaborativa, e, caso seja necessário, pode haver uma votação para que a escolha seja democrática.

Variação da atividade select-down

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações: Nesta variação, os estudantes participarão de atividades de slams. Poetry slam ou Slam são “batalhas de versos” ou competições de poesia em que os participantes, sem adereços ou acompanhamento de instrumentos musicais, têm alguns minutos para declamar poemas de autoria própria. Pode ser improvisado ou não. Os estudantes que participarão dos slams deverão produzir os poemas em casa, em momentos livres na escola ou mesmo em aula de produção textual que focalize o gênero poema.

  • O poema de autoria do estudante é o gênero priorizado.
  • Para iniciar, combine com a turma o local para o slam, que pode ocorrer na sala de aula, na escola ou em um ambiente público (praças e parques).
  • Recomende que os alunos treinem a leitura repetidas vezes e memorizem os versos que serão declamados, para que não precisem realizar a leitura do texto impresso no evento.
  • Organize o local em semicírculo com um palco centralizado e cadeiras ou almofadas para a plateia. Essa organização deve incluir a participação da turma.
  • Para ambientes mais amplos, inclua aparelhos de som (microfone e caixa amplificadora).
  • Quem declama o poema fica no centro do palco, em posição levantada, enquanto os espectadores permanecem sentados em semicírculo.
  • Para manter a estrutura, três alunos são selecionados como os jurados, e, após cada apresentação, atribuem notas entre 0 e 10 aos poemas.

Como essa atividade exige habilidades de escrita, as produções poderão ser realizadas em um momento anterior. O slam é o momento para apresentar os poemas. Para inspirar os estudantes, pode-se indicar que pesquisem o trabalho de Roberta Estrela D’Alva, uma das pioneiras do Slam no Brasil (e fundadora da Zona Autônoma da Palavra - ZAP!) e grupos como o Slam Resistência (Disponível em: <https://www.facebook.com/slamresistencia/>. Acesso em 10 de nov. 2018).

Variação da atividade select-down

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações: Nesta variação, o foco é propor o desenvolvimento de sarau, tendo a literatura poética como texto principal: poema, poemas concretos, cordel.

  • Preparação;
  • O sarau pode ser desenvolvido na sala de aula ou em um ambiente de acesso a todos os alunos na escola (quadra, ginásio, pátio).
  • Prepare o ambiente com elementos que remetam ao universo literário (livros, textos), uma mesa para apoio do leitor e exposição de livros e dos textos a serem lidos pelos alunos, microfone e caixa de som.
  • Inclua os estudantes na preparação, permitindo que criem a ornamentação do espaço, marquem a data e o local, desenvolvam convites e divulguem o evento com antecedência, reservem os aparelhos de som, computador, data show, cadeiras.
  • Seleção do repertório:
  • Permita que os alunos escolham os textos que serão lidos no sarau. Assim, eles podem desenvolver e/ou partir das próprias preferências de autor, temática, estrutura.
  • Os alunos podem selecionar os textos de livros da biblioteca da escola, biblioteca pública ou mesmo de livros pessoais.
  • Ensaio:
  • Para facilitar o processo de leitura, indique para os estudantes que façam uma leitura prévia dos textos que serão lidos e ensaiem em voz alta, para adaptar o ritmo e o controle da respiração mais adequados para o momento da apresentação.
  • Se for a primeira vez que utilizarão microfone, também é importante treinar a maneira correta de segurá-lo, à distância da boca.
  • Se a escolha for os poemas concretos (caracterizados como verbo-voco-visual), o ideal é mostrar a imagem do texto em apresentação de slides, para que a plateia perceba os elementos visuais e compreendam a vocalização realizada pelo leitor. Esse tipo de leitura exige mais criatividade e dramaticidade do leitor, mostrando o impacto da mensagem que quer ser passada pelo poema e musicalidade.
  • Finalização:
  • Por fim, realize as considerações finais e agradeça a participação dos estudantes e a presença do público.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações: Essa variação amplia as ações de curadoria trabalhadas na dinâmica de discussões e compartilhamento das impressões. Cada aluno deverá indicar o que apresentou para um aluno de outra turma da escola por meio de um recado no varal de indicações. O foco é levar os estudantes do 8º ano a elaborar e executar um varal de indicações de textos e incentivar a leitura.

  • Prepare um local na sala de aula, na sala de leitura, na biblioteca ou em outro espaço escolar para que os alunos, após cada sessão de roda de leitura, indiquem para alguém os textos, os títulos, as fotografias, as capas e toda a diversidade de gêneros e textos que foram explorados na atividade.
  • Disponibilize bloco de notas ou pequenos papéis para que cada aluno escreva recados contendo o nome para quem é indicado o texto ou outra linguagem e o motivo.
  • O motivo deve partir dos elementos discutidos na dinâmica de curadoria (tema, experiência de leitura, autor, diretor, ilustrador, fotógrafo, compositor, ilustrações, coleção, capa, título, ).

3. O ambiente deve ser ornamentado com o título “varal de indicações”.

4. A cada nova sessão de roda de leitura, o varal de indicações deve ser atualizado com novas indicações.

5. Para ampliar ainda mais o formato das indicações, pode-se criar um catálogo para consulta na biblioteca escolar ou pública, que podem ser apresentadas a colegas de outras escolas da própria cidade e até de outras localidades. Nesse caso, é imprescindível que haja uma situação comunicativa real, na qual os alunos sejam convidados a compartilhar suas experiências de forma consistente, respeitosa e responsável.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nessa atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. O objetivo é enfatizar a relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social. As leituras com apoio de redes sociais e práticas como slams, saraus e leitura pública podem constituir as rodas de leitura e promover o protagonismo cultural juvenil, tomando o aluno como elemento central nas diferentes fases da dinâmica da atividade (execução, elaboração e avaliação) e formando alunos mais autônomos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas, mas também pode-se explorar manifestações artísticas como cinema, música, artes plásticas.

Justificativa: A Roda de Leitura contribui para ampliar o repertório literário, bem como para a formar o leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com diferentes linguagens de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, proporcionando a problematização social e o protagonismo cultural juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros, de diferentes gêneros textuais e linguagens e temáticas a serem abordados na atividade previamente. Abrir conta na rede social Skoob para familiarização com os recursos disponíveis (tutorial no link: https://www.youtube.com/watch?v=yUnwbr0DvRo e https://www.youtube.com/watch?v=JrOvHQrJQZY).

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decifrar e compreender o texto. Dificuldades para expor oralmente as impressões da leitura realizada. Não participação nas atividades. Conversas paralelas.

Referências sobre o assunto:

BORDINI, M. G.; AGUIAR,V. T. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D.; RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 14 nov 2018.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

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Preparação: É a etapa que antecede o momento da roda de leitura

  • Professor, partindo do pressuposto de que essa atividade focalizará a reflexão crítica acerca de problemáticas sociais, converse previamente com a turma para definirem uma temática. Essa escolha será retomada ao fim de cada sessão da roda de leitura.
  • Para auxiliar na escolha do tema, pode-se sugerir à turma as problemáticas sociais presentes:
  • Na escola: falta de material didático, bullying, falta de estrutura física da escola, cardápio alimentar inadequado, falta de livros e sala de leitura;
  • Na comunidade, no bairro e na cidade: lixo, violência, saneamento, água, saúde, desemprego, poluição;
  • No estado, no país e no mundo: corrupção, violência, desigualdades sociais, habitação, saúde, educação, poluição, clima, consumismo, sustentabilidade, interculturalidade, política.
  • Após a seleção do tema, oriente os alunos a buscarem e lerem textos (em verso ou prosa) que denunciem alguma problemática social e que são classificados como:
  • Literatura clássica e/ou canônica brasileira ou estrangeira: obras tradicionalmente consagradas, consideradas atemporais por terem uma qualidade estética superior.
  • Marginal-periférica: textos de autores das periferias das cidades, que têm uma relação estreita com o RAP, o grafite, a dança de rua.
  • Regional: textos que focalizam elementos de um determinada localidade, podendo enfatizar problemáticas urbanas ou rurais.
  • Deve-se também abrir espaço para que os alunos tragam outras linguagens: cinema, obras de arte, grafite, fotografia, música, animações, mangás. Dessa maneira, os multiletramentos (ROJO, 2012) são explorados a partir de temas de diferentes contextos culturais e de textos de diferentes semioses.
  • Em cada sessão da atividade, uma problemática social será abordada na leitura dos textos e em outras linguagens. Por exemplo: como a violência é abordada nos textos classificados como literatura marginal, na literatura clássica, na música brasileira e no cinema?
  • Desafie os alunos a pesquisarem textos em diferentes gêneros e outras linguagens durante os quinze dias que separam as sessões e retornem para compartilhar as impressões. Os textos poderão ser trazidos de casa, pesquisados na internet, na biblioteca escolar, emprestados de amigos.
  • O professor também deve selecionar um texto para iniciar cada sessão de roda de leitura, a fim de introduzir as discussões sobre a temática escolhida. Essa abordagem tem ainda o objetivo de desenvolver a reflexão crítica sobre o contexto no qual se está inserido e sensibilizar os alunos diante da realidade a partir da leitura.
  • Sugestões de textos para o professor apresentar no início das sessões de roda de leitura:
  • Uma vela para Dario - Dalton Trevisan (conto)
  • Eis a primavera - Dalton Trevisan (conto)
  • Admirável mundo novo - Aldous Huxley (romance)
  • A terra dos meninos pelados - Graciliano Ramos (conto)
  • Eu sou Malala - Malala Yousafzai (romance)
  • Entre a espada e a rosa - Marina Colasanti (conto)
  • Amanhã talvez - Sérgio Vaz (conto)
  • Diário de Bitita- Carolina de Jesus (romance)
  • Uma mulher vestida de sol - Ariano Suassuna (teatro)
  • O pagador de promessas - Dias Gomes (teatro)
  • Morte e vida severina (poema)
  • Os retirantes - Candido Portinari (obra de arte)
  • Fotografias de Christian Braga
  • Música de temáticas sociais de Chico Buarque: Construção, Cálice
  • Escritores da liberdade (filme)
  • Como estrelas na terra (filme)
  • Que horas ela volta (filme)
  • Professor, essas sugestões não estão esgotadas. Você tem o poder para escolher o texto para apresentar de acordo com suas experiências leitoras e o conhecimento da turma. Pode ainda incluir a literatura indígena, africana e de outros países.

Tempo sugerido: 10 minutos

Introdução :

  • Organize o espaço da atividade: todos devem estar sentados em círculo ou semicírculo, no chão ou nas carteiras da sala de aula, da sala de leitura ou biblioteca.
  • Questione os alunos: como a leitura pode fomentar a criticidade sobre os problemas sociais e a potência para levar as pessoas a exercitar a empatia e o diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos presentes no mundo?
  • Inicie a análise do texto que você escolheu indicando de que maneira é retratada a problemática social focalizada na sessão. Aborde características e ações das personagens, de comparações entre o texto e fatos históricos, políticos e sociais da nossa realidade. Essa etapa introduz as discussões sobre a temática e abre espaço para o diálogo entre os estudantes.
  • Em seguida, indique que os estudantes apresentem os diferentes textos que pesquisaram.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Preparação: O professor e os estudantes permanecem em círculo ou semicírculo durante a leitura e o compartilhamento das impressões das obras lidas. Se houver a escolha de obras de maior extensão, como romances e filmes, pode-se permitir que o aluno apresente um trecho e focalize na indicação.

Desenvolvimento:

  • Informe que todos os alunos devem participar relatando as impressões de leitura.
  • Inicie a dinâmica propondo que os alunos apresentem comentários sobre os textos escolhidos abordando os seguintes questionamentos:
  • O texto escolhido retrata qual problemática social?
  • De que maneira esse tema é discutido?
  • Como pode ser instrumento de crítica social?
  • Como pode ser relacionado com o nosso contexto social?
  • Apresenta uma proposta de intervenção para essa problemática?

3. Dê espaço para que cada aluno manifeste as impressões individualmente e apresentem os trechos que acharam mais interessantes.

4. Por fim, estimule ações de curadoria que aprimorem os critérios pessoais de apreciação estética, recomendando que os estudantes realizem indicações do que foi apresentado para os outros estudantes da turma a partir de:

  • Troca de experiências de leitura: chamou-me a atenção porque...;
  • Autores, artistas, compositores, diretores ou ilustradores preferidos;
  • Linguagem: a linguagem chamou-me a atenção porque;
  • Coleção;
  • Ilustrações: estilos, cores;
  • Recursos visuais;
  • Título.

Por meio dessa dinâmica é possível que o diálogo aproxime os leitores uns dos outros por meio da troca de experiências de vida, ampliando o prazer e a emoção diante de obras literárias, diferentes gêneros textuais e outras linguagens e a responsabilidade humana de ser e agir no mundo. Após a dinâmica de discussões, segue-se para o registro das impressões de leitura.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Nesta etapa, os estudantes devem registrar as impressões das obras lidas para transpor para a rede social de leitores. Para iniciar, os alunos precisam abrir um conta na rede social Skoob (https://www.skoob.com.br/), editar o perfil e adicionar amigos. O Skoob é uma rede social brasileira de leitores criada em 2009. Nele é possível que leitores e escritores se encontrem, analisem e indiquem obras literárias, compartilhem resenhas e vídeos, marquem encontros literários. Também é possível que os leitores realizem trocas de livros. O uso da rede social nessa dinâmica tem o objetivo de desenvolver entre os estudantes habilidades de letramentos digitais: práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas em ambientes digitais. Para iniciar, é necessário ter acesso à internet no laboratório de informática da escola ou nos smartphones dos estudantes.

  • Após as discussões, avise que os estudantes devem abrir a rede social Skoob para realizar o registro das impressões do texto lido. Para isso indique que os alunos:
  • Realizem o login na rede social.
  • Pesquisem a obra lida.
  • Adicionem a obra. Assim que o livro for adicionado, começa a fazer parte da estante do leitor.
  • Na estante, selecionem o livro adicionado, cliquem na aba resenha e digitem uma pequena resenha.
  • Por fim, salvem a resenha.
  • Após essas etapas, a resenha pode ser visualizada pelos amigos do perfil.
  • O foco de uso do Skoob nesta proposta é fazer com que alunos, de maneira colaborativa, leiam e publiquem resenhas das leituras realizadas, Indiquem livros e organizem uma estante de livros online (listas de livros), com tags para livros que foram lidos, que serão lidos ou que estão sendo lidos pelo aluno.

  • Caso o uso o uso do Skoob não seja possível devido a problemas de acesso a internet ou se a escolha do estudante não for um livro, estabeleça o uso do diário de leitura para registro escrito das impressões de leitura, que pode ser desenvolvido com o uso de uma agenda ou caderno. Nesse caso, as anotações podem ser realizadas ao longo da leitura (para livros de maior extensão) ou ao final da leitura (para textos de menor extensão e outras linguagens). Para cada leitura, indique que o estudante registre:
  • Título.
  • Colagem da cópia (em caso de fotos e imagens).
  • Nome do autor, diretor ou compositor.
  • Número de páginas ou tempo.
  • Ano de publicação.
  • Data de leitura (pode ser data de início e data de fim para maiores extensões).
  • Impressões de acordo com a temática social discutida na dinâmica anterior (pequena resenha).
  • Também podem incluir trechos que mais gostaram.

  • No fim da dinâmica, permita que os alunos selecionem a próxima problemática social a ser abordada na roda de leitura.
  • Eles devem selecionar o tema de maneira colaborativa, e, caso seja necessário, pode haver uma votação para que a escolha seja democrática.
Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações: Nesta variação, os estudantes participarão de atividades de slams. Poetry slam ou Slam são “batalhas de versos” ou competições de poesia em que os participantes, sem adereços ou acompanhamento de instrumentos musicais, têm alguns minutos para declamar poemas de autoria própria. Pode ser improvisado ou não. Os estudantes que participarão dos slams deverão produzir os poemas em casa, em momentos livres na escola ou mesmo em aula de produção textual que focalize o gênero poema.

  • O poema de autoria do estudante é o gênero priorizado.
  • Para iniciar, combine com a turma o local para o slam, que pode ocorrer na sala de aula, na escola ou em um ambiente público (praças e parques).
  • Recomende que os alunos treinem a leitura repetidas vezes e memorizem os versos que serão declamados, para que não precisem realizar a leitura do texto impresso no evento.
  • Organize o local em semicírculo com um palco centralizado e cadeiras ou almofadas para a plateia. Essa organização deve incluir a participação da turma.
  • Para ambientes mais amplos, inclua aparelhos de som (microfone e caixa amplificadora).
  • Quem declama o poema fica no centro do palco, em posição levantada, enquanto os espectadores permanecem sentados em semicírculo.
  • Para manter a estrutura, três alunos são selecionados como os jurados, e, após cada apresentação, atribuem notas entre 0 e 10 aos poemas.

Como essa atividade exige habilidades de escrita, as produções poderão ser realizadas em um momento anterior. O slam é o momento para apresentar os poemas. Para inspirar os estudantes, pode-se indicar que pesquisem o trabalho de Roberta Estrela D’Alva, uma das pioneiras do Slam no Brasil (e fundadora da Zona Autônoma da Palavra - ZAP!) e grupos como o Slam Resistência (Disponível em: <https://www.facebook.com/slamresistencia/>. Acesso em 10 de nov. 2018).

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações: Nesta variação, o foco é propor o desenvolvimento de sarau, tendo a literatura poética como texto principal: poema, poemas concretos, cordel.

  • Preparação;
  • O sarau pode ser desenvolvido na sala de aula ou em um ambiente de acesso a todos os alunos na escola (quadra, ginásio, pátio).
  • Prepare o ambiente com elementos que remetam ao universo literário (livros, textos), uma mesa para apoio do leitor e exposição de livros e dos textos a serem lidos pelos alunos, microfone e caixa de som.
  • Inclua os estudantes na preparação, permitindo que criem a ornamentação do espaço, marquem a data e o local, desenvolvam convites e divulguem o evento com antecedência, reservem os aparelhos de som, computador, data show, cadeiras.
  • Seleção do repertório:
  • Permita que os alunos escolham os textos que serão lidos no sarau. Assim, eles podem desenvolver e/ou partir das próprias preferências de autor, temática, estrutura.
  • Os alunos podem selecionar os textos de livros da biblioteca da escola, biblioteca pública ou mesmo de livros pessoais.
  • Ensaio:
  • Para facilitar o processo de leitura, indique para os estudantes que façam uma leitura prévia dos textos que serão lidos e ensaiem em voz alta, para adaptar o ritmo e o controle da respiração mais adequados para o momento da apresentação.
  • Se for a primeira vez que utilizarão microfone, também é importante treinar a maneira correta de segurá-lo, à distância da boca.
  • Se a escolha for os poemas concretos (caracterizados como verbo-voco-visual), o ideal é mostrar a imagem do texto em apresentação de slides, para que a plateia perceba os elementos visuais e compreendam a vocalização realizada pelo leitor. Esse tipo de leitura exige mais criatividade e dramaticidade do leitor, mostrando o impacto da mensagem que quer ser passada pelo poema e musicalidade.
  • Finalização:
  • Por fim, realize as considerações finais e agradeça a participação dos estudantes e a presença do público.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações: Essa variação amplia as ações de curadoria trabalhadas na dinâmica de discussões e compartilhamento das impressões. Cada aluno deverá indicar o que apresentou para um aluno de outra turma da escola por meio de um recado no varal de indicações. O foco é levar os estudantes do 8º ano a elaborar e executar um varal de indicações de textos e incentivar a leitura.

  • Prepare um local na sala de aula, na sala de leitura, na biblioteca ou em outro espaço escolar para que os alunos, após cada sessão de roda de leitura, indiquem para alguém os textos, os títulos, as fotografias, as capas e toda a diversidade de gêneros e textos que foram explorados na atividade.
  • Disponibilize bloco de notas ou pequenos papéis para que cada aluno escreva recados contendo o nome para quem é indicado o texto ou outra linguagem e o motivo.
  • O motivo deve partir dos elementos discutidos na dinâmica de curadoria (tema, experiência de leitura, autor, diretor, ilustrador, fotógrafo, compositor, ilustrações, coleção, capa, título, ).

3. O ambiente deve ser ornamentado com o título “varal de indicações”.

4. A cada nova sessão de roda de leitura, o varal de indicações deve ser atualizado com novas indicações.

5. Para ampliar ainda mais o formato das indicações, pode-se criar um catálogo para consulta na biblioteca escolar ou pública, que podem ser apresentadas a colegas de outras escolas da própria cidade e até de outras localidades. Nesse caso, é imprescindível que haja uma situação comunicativa real, na qual os alunos sejam convidados a compartilhar suas experiências de forma consistente, respeitosa e responsável.

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