15282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre roda de notícias

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 7º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é “Vida pública”.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. É uma atividade de reflexão crítica/social que procura explorar questões atuais sobre as informações que circulam socialmente. Diante disso, serve de preparação às leituras conscientes para compor o repertório linguístico/textual e o exercício crítico da cidadania pelos alunos dentro e fora do espaço escolar.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, cola, tesoura, xerox e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Compreender a função crítica da notícia para os leitores e para a sociedade.
  • Identificar os recursos persuasivos utilizados no corpo da notícia.
  • Estabelecer a causa e a consequência entre os fatos apresentados nas notícias.
  • Perceber os efeitos de sentido que existe além do que está escrito na notícia.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula. Neste momento, é importante que os alunos, sentados em círculo, exponham para o grupo o seu último contato com algum tipo de notícia.

  • Converse com os alunos sobre o gênero notícia. O aluno precisa perceber que para se manter informado sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir o que é noticiado. Tente desenvolver essa percepção nos alunos por meio da pergunta disparadora de número 1.
  • O aluno precisa observar que a notícia busca apresentar para o leitor a informação de maneira mais detalhada e aprofundada, ao buscar estabelecer relações entre os fatos que acontecem diariamente e suas consequências. Para isso, a pergunta disparadora de número 2 lhe ajudará neste processo.
  • Peça para os alunos individualmente relatarem para o grupo alguma notícia que chamou a atenção recentemente. Utilize a pergunta disparadora de número 3 para isso.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a veiculação da notícia, sobre o tratamento da informação, da seleção e o grau de relevância para os seus leitores.
  • Peça que apresentem o que leram, ouviram ou a que assistiram durante a semana.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Preparação:

Nesta etapa, os alunos, na sala de aula, irão selecionar e ler algumas notícias.

Em dupla, deverão escolher algumas notícias e realizar a leitura. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar as aprendizagens, promover a construção das competências estabelecidas para a Roda de Notícia, e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.

As notícias estarão dispostas no chão da sala para o acesso e escolha de todos. Os jornais devem ser trazidos, preferencialmente, na íntegra,ou pelos alunos ou pelo professor, para que as duplas possam discutir a escolha das suas notícias e o caderno do qual ela foi retirada.

Orientações:

  • Os alunos deverão ler, no primeiro momento, apenas o título da reportagem e tentar deduzir um possível assunto. Comente com eles sobre a função do título e a relação do mesmo com o texto que será lido pelos seus possíveis leitores.
  • Solicite, agora, que leiam a linha fina da reportagem. Peça-lhe que indiquem se a linha fina aponta pistas sobre o que a notícia irá abordar e quais pistas são essas.
  • Após, solicite que façam a leitura do texto e que identifiquem qual é o fato principal, a cronologia das ações, os dados das pessoas, do lugar, gráficos, imagens, entre outros. Oriente-os a perceber os sentidos produzidos pelo uso de determinadas expressões e escolhas lexicais próprias do gênero notícia e utilizadas pelo autor do texto.
  • Depois de ler o texto, retome com os alunos a relação do título, a linha fina, dos dados solicitados e da composição da notícia. Estabeleça essa relação por meio de perguntas. Seguem algumas sugestões:
  • Qual a função dos elementos que acabamos de estudar?
  • O título e a linha fina confirmam ou não as hipóteses de leituras?
  • Qual a intenção da notícia? Ela colabora de que maneira para a nossa informação diária?
  • Qual o sentido entre os elementos apontados na notícia? Eles deixam a informação subentendida ou explícita para o leitor?
  • A notícia pode formar um leitor crítico?
  • A notícia é inédita ou retoma um fato com novas informações?
  • Por que o fato foi noticiado neste caderno?
  • Qual o número de pessoas afetadas pelo fato noticiado?
  • Há a proximidade cultural ou geográfica em relação à comunidade escolar?

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Preparação:

Nesta etapa, as duplas irão compartilhar as suas leituras. Conforme a dinâmica permanente for acontecendo durante o ano, mais duplas podem se apresentar.

Orientações:

  • Após a leitura e discussão em dupla sobre a notícia selecionada, os alunos irão compartilhar as suas observações com a turma.
  • As apresentações poderão ser escolhidas por meio de um sorteio ou voluntariamente.
  • A cada roda de notícia, novas duplas apresentarão a partir das notícias que foram escolhidas pelos alunos. A cada roda de notícia, nova curadoria, novas discussões e novas apresentações.
  • As notícias deverão seguir os itens (título, linha fina, gráfico, fonte, conteúdo e imagens), que foram trabalhados em sala e deverão ser lidas e contextualizadas por todos os presentes.
  • Retome as orientações do slide anterior:
  • Qual a função dos elementos que acabamos de estudar?
  • O título e a linha fina confirmam ou não as hipóteses de leituras?
  • Qual a intenção da notícia? Ela colabora de que maneira para a nossa informação diária?
  • Qual o sentido entre os elementos apontados na notícia? Eles deixam a informação subentendida ou explícita para o leitor?
  • A notícia pode formar um leitor crítico?
  • A notícia é inédita ou retoma um fato com novas informações?
  • Por que o fato foi noticiado neste caderno?
  • Qual o número de pessoas afetadas pelo fato noticiado?
  • Há a proximidade cultural ou geográfica em relação à comunidade escolar?

6. Para finalizar, questione a dupla:

  • Qual a importância da notícia para vocês?
  • Se vocês pudessem transformar algo em notícia, o que fariam?

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão selecionar notícias, cujo temas sejam do seu interesse para ser apresentadas em forma de painel na data e aula estabelecida para cada socialização do grupo. O painel poderá ser confeccionado na sala de aula ou confeccionado pelos alunos em outro ambiente. As apresentações deverão apontar em forma de painel os elementos (título, linha fina, gráfico, fonte, conteúdo e imagens), que ajudam os leitores a compreender as informações estabelecidas nas notícias escolhidas e trabalhadas durante as aulas. A intenção neste momento, é fazer com que os alunos partilhem o que compreenderam no decorrer da Roda de notícias e discussões em sala.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão escolher um tema para discutir em sala. Professor, proponha editoriais: cotidiano do brasileiro, o mundo, sobre cultura, gênero, política, etnicidade, entre outros. O editorial é um gênero que se utiliza de uma linguagem argumentativa, mantendo seu autor geralmente anônimo. Assim, abra uma possibilidade para explorar a leitura em sala com hipertextos publicados na internet sobre o tema escolhido. Neste caso, também poderá ser feita uma comparação entre o que foi publicado na internet e o que está publicado no material impresso sobre o mesmo tema. Os textos/notícias escolhidos sobre os possíveis temas devem levar ao aluno a estabelecer uma leitura crítica com a sua realidade e vivências na escola ou na sua comunidade. Os alunos devem estabelecer debates críticos e consolidar as suas opiniões frente ao texto. Aproveite para apontar todo conteúdo explorado em sala e escutar as interpretações dos alunos.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão selecionar algumas notícias e ler para a turma. Após, as notícias poderão ser xerocadas e distribuídas para toda comunidade escolar. Essa distribuição poderá ser feita em uma ação coletiva nas ruas próximas a escola. Os alunos poderão abordar, supervisionados pelo professor responsável, as pessoas e, ao entregar a notícia, explicam que a ação faz parte do incentivo à leitura para todas as idades. Assim, cria-se novas possibilidades de leituras críticas-reflexivas e novos leitores. É possível também criar um espaço, uma caixa-comentário, para o leitor deixar os suas possíveis questões sobre o assunto lido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 7º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é “Vida pública”.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. É uma atividade de reflexão crítica/social que procura explorar questões atuais sobre as informações que circulam socialmente. Diante disso, serve de preparação às leituras conscientes para compor o repertório linguístico/textual e o exercício crítico da cidadania pelos alunos dentro e fora do espaço escolar.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, cola, tesoura, xerox e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Compreender a função crítica da notícia para os leitores e para a sociedade.
  • Identificar os recursos persuasivos utilizados no corpo da notícia.
  • Estabelecer a causa e a consequência entre os fatos apresentados nas notícias.
  • Perceber os efeitos de sentido que existe além do que está escrito na notícia.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula. Neste momento, é importante que os alunos, sentados em círculo, exponham para o grupo o seu último contato com algum tipo de notícia.

  • Converse com os alunos sobre o gênero notícia. O aluno precisa perceber que para se manter informado sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir o que é noticiado. Tente desenvolver essa percepção nos alunos por meio da pergunta disparadora de número 1.
  • O aluno precisa observar que a notícia busca apresentar para o leitor a informação de maneira mais detalhada e aprofundada, ao buscar estabelecer relações entre os fatos que acontecem diariamente e suas consequências. Para isso, a pergunta disparadora de número 2 lhe ajudará neste processo.
  • Peça para os alunos individualmente relatarem para o grupo alguma notícia que chamou a atenção recentemente. Utilize a pergunta disparadora de número 3 para isso.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a veiculação da notícia, sobre o tratamento da informação, da seleção e o grau de relevância para os seus leitores.
  • Peça que apresentem o que leram, ouviram ou a que assistiram durante a semana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Preparação:

Nesta etapa, os alunos, na sala de aula, irão selecionar e ler algumas notícias.

Em dupla, deverão escolher algumas notícias e realizar a leitura. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar as aprendizagens, promover a construção das competências estabelecidas para a Roda de Notícia, e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.

As notícias estarão dispostas no chão da sala para o acesso e escolha de todos. Os jornais devem ser trazidos, preferencialmente, na íntegra,ou pelos alunos ou pelo professor, para que as duplas possam discutir a escolha das suas notícias e o caderno do qual ela foi retirada.

Orientações:

  • Os alunos deverão ler, no primeiro momento, apenas o título da reportagem e tentar deduzir um possível assunto. Comente com eles sobre a função do título e a relação do mesmo com o texto que será lido pelos seus possíveis leitores.
  • Solicite, agora, que leiam a linha fina da reportagem. Peça-lhe que indiquem se a linha fina aponta pistas sobre o que a notícia irá abordar e quais pistas são essas.
  • Após, solicite que façam a leitura do texto e que identifiquem qual é o fato principal, a cronologia das ações, os dados das pessoas, do lugar, gráficos, imagens, entre outros. Oriente-os a perceber os sentidos produzidos pelo uso de determinadas expressões e escolhas lexicais próprias do gênero notícia e utilizadas pelo autor do texto.
  • Depois de ler o texto, retome com os alunos a relação do título, a linha fina, dos dados solicitados e da composição da notícia. Estabeleça essa relação por meio de perguntas. Seguem algumas sugestões:
  • Qual a função dos elementos que acabamos de estudar?
  • O título e a linha fina confirmam ou não as hipóteses de leituras?
  • Qual a intenção da notícia? Ela colabora de que maneira para a nossa informação diária?
  • Qual o sentido entre os elementos apontados na notícia? Eles deixam a informação subentendida ou explícita para o leitor?
  • A notícia pode formar um leitor crítico?
  • A notícia é inédita ou retoma um fato com novas informações?
  • Por que o fato foi noticiado neste caderno?
  • Qual o número de pessoas afetadas pelo fato noticiado?
  • Há a proximidade cultural ou geográfica em relação à comunidade escolar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Preparação:

Nesta etapa, as duplas irão compartilhar as suas leituras. Conforme a dinâmica permanente for acontecendo durante o ano, mais duplas podem se apresentar.

Orientações:

  • Após a leitura e discussão em dupla sobre a notícia selecionada, os alunos irão compartilhar as suas observações com a turma.
  • As apresentações poderão ser escolhidas por meio de um sorteio ou voluntariamente.
  • A cada roda de notícia, novas duplas apresentarão a partir das notícias que foram escolhidas pelos alunos. A cada roda de notícia, nova curadoria, novas discussões e novas apresentações.
  • As notícias deverão seguir os itens (título, linha fina, gráfico, fonte, conteúdo e imagens), que foram trabalhados em sala e deverão ser lidas e contextualizadas por todos os presentes.
  • Retome as orientações do slide anterior:
  • Qual a função dos elementos que acabamos de estudar?
  • O título e a linha fina confirmam ou não as hipóteses de leituras?
  • Qual a intenção da notícia? Ela colabora de que maneira para a nossa informação diária?
  • Qual o sentido entre os elementos apontados na notícia? Eles deixam a informação subentendida ou explícita para o leitor?
  • A notícia pode formar um leitor crítico?
  • A notícia é inédita ou retoma um fato com novas informações?
  • Por que o fato foi noticiado neste caderno?
  • Qual o número de pessoas afetadas pelo fato noticiado?
  • Há a proximidade cultural ou geográfica em relação à comunidade escolar?

6. Para finalizar, questione a dupla:

  • Qual a importância da notícia para vocês?
  • Se vocês pudessem transformar algo em notícia, o que fariam?

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão selecionar notícias, cujo temas sejam do seu interesse para ser apresentadas em forma de painel na data e aula estabelecida para cada socialização do grupo. O painel poderá ser confeccionado na sala de aula ou confeccionado pelos alunos em outro ambiente. As apresentações deverão apontar em forma de painel os elementos (título, linha fina, gráfico, fonte, conteúdo e imagens), que ajudam os leitores a compreender as informações estabelecidas nas notícias escolhidas e trabalhadas durante as aulas. A intenção neste momento, é fazer com que os alunos partilhem o que compreenderam no decorrer da Roda de notícias e discussões em sala.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão escolher um tema para discutir em sala. Professor, proponha editoriais: cotidiano do brasileiro, o mundo, sobre cultura, gênero, política, etnicidade, entre outros. O editorial é um gênero que se utiliza de uma linguagem argumentativa, mantendo seu autor geralmente anônimo. Assim, abra uma possibilidade para explorar a leitura em sala com hipertextos publicados na internet sobre o tema escolhido. Neste caso, também poderá ser feita uma comparação entre o que foi publicado na internet e o que está publicado no material impresso sobre o mesmo tema. Os textos/notícias escolhidos sobre os possíveis temas devem levar ao aluno a estabelecer uma leitura crítica com a sua realidade e vivências na escola ou na sua comunidade. Os alunos devem estabelecer debates críticos e consolidar as suas opiniões frente ao texto. Aproveite para apontar todo conteúdo explorado em sala e escutar as interpretações dos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão selecionar algumas notícias e ler para a turma. Após, as notícias poderão ser xerocadas e distribuídas para toda comunidade escolar. Essa distribuição poderá ser feita em uma ação coletiva nas ruas próximas a escola. Os alunos poderão abordar, supervisionados pelo professor responsável, as pessoas e, ao entregar a notícia, explicam que a ação faz parte do incentivo à leitura para todas as idades. Assim, cria-se novas possibilidades de leituras críticas-reflexivas e novos leitores. É possível também criar um espaço, uma caixa-comentário, para o leitor deixar os suas possíveis questões sobre o assunto lido.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano