10075
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Desafio dos problemas - Números Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representar as frações com denominador 10 e 100 na forma decimal.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Representar as frações com denominador 10 e 100 na forma decimal;

Conceito-chave

Resolver problemas relacionados a transformação de números decimais em frações decimais e vice-versa.



Recursos necessários

  • tabuleiro, peças do jogo e cartas com os problemas;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • lápis e borracha.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o problema para a turma. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos. Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Resolução da atividade:

Espera-se que o aluno perceba que Jorge não representou a fração 25/10 da forma correta, pois como trata-se de uma fração decimal com denominador 10, o número decimal terá uma casa decimal, apenas. Sendo assim, a forma correta de representar a fração é 2,5.

Propósito: Resolver o problema relacionado a representação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número decimal?
  • Qual a relação da fração decimal com o número decimal?
  • O que significa a vírgula no número decimal?
  • O que representamos do lado esquerdo da vírgula?
  • E do lado direito?
  • Como poderíamos representar a fração sugerida?
  • Por que Jorge não representou da forma correta?
  • Qual fração corresponde ao número decimal que Jorge representou?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas, distribua quatro peças para cada dupla, um tabuleiro quadriculado e cartinhas com problemas.

Cada aluno deverá sortear uma cartinha com um problema e pensar, individualmente, para tentar resolver. Após a resolução, deverá discutir com o colega explicando a forma com que pensou, as estratégias utilizadas e o resultado obtido.

Se o aluno tiver encontrado o resultado correto, poderá colocar uma peça em qualquer lugar do tabuleiro, se errar o resultado não poderá colocar nenhuma peça.

O objetivo do jogo será formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal com as peças e o adversário deverá impedir que isso aconteça, ao mesmo tempo que planeja uma estratégia de formar sua linha com as quatro peças recebidas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais a partir de um jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual problema vocês encontraram mais dificuldades?
  • Os dois chegaram a mesma conclusão?
  • Alguém pode vir a lousa explicar as estratégias utilizadas para resolver o problema?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Material Complementar para o professor:

  • Introdução aos números decimais

https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals

  • Números Decimais

http://escolakids.uol.com.br/numeros-decimais.htm

  • Introdução aos números decimais

https://novaescola.org.br/conteudo/6308/introducao-aos-numeros-decimais

  • Transformação de números decimais em frações decimais

http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.

Discuta com a turma:

  • Em qual o problema a sua dupla encontrou mais dificuldades?
  • Como vocês resolveram o problema?
  • Chegaram à mesma conclusão?
  • Se divergiram na resposta, como descobriram a resposta correta?
  • E os outros colegas da turma? Chegaram às mesmas conclusões?
  • Você poderia explicar como um colega resolveu o problema?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias podemos utilizar para resolvermos problemas como esse?
  • Como vocês resolveram esse problema?
  • Alguém pode vir à lousa explicar como pensou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Atividade Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das Atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Representar as frações com denominador 10 e 100 na forma decimal;

Conceito-chave

Resolver problemas relacionados a transformação de números decimais em frações decimais e vice-versa.



Recursos necessários

  • tabuleiro, peças do jogo e cartas com os problemas;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o problema para a turma. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos. Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Resolução da atividade:

Espera-se que o aluno perceba que Jorge não representou a fração 25/10 da forma correta, pois como trata-se de uma fração decimal com denominador 10, o número decimal terá uma casa decimal, apenas. Sendo assim, a forma correta de representar a fração é 2,5.

Propósito: Resolver o problema relacionado a representação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número decimal?
  • Qual a relação da fração decimal com o número decimal?
  • O que significa a vírgula no número decimal?
  • O que representamos do lado esquerdo da vírgula?
  • E do lado direito?
  • Como poderíamos representar a fração sugerida?
  • Por que Jorge não representou da forma correta?
  • Qual fração corresponde ao número decimal que Jorge representou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a turma em duplas, distribua quatro peças para cada dupla, um tabuleiro quadriculado e cartinhas com problemas.

Cada aluno deverá sortear uma cartinha com um problema e pensar, individualmente, para tentar resolver. Após a resolução, deverá discutir com o colega explicando a forma com que pensou, as estratégias utilizadas e o resultado obtido.

Se o aluno tiver encontrado o resultado correto, poderá colocar uma peça em qualquer lugar do tabuleiro, se errar o resultado não poderá colocar nenhuma peça.

O objetivo do jogo será formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal com as peças e o adversário deverá impedir que isso aconteça, ao mesmo tempo que planeja uma estratégia de formar sua linha com as quatro peças recebidas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais a partir de um jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual problema vocês encontraram mais dificuldades?
  • Os dois chegaram a mesma conclusão?
  • Alguém pode vir a lousa explicar as estratégias utilizadas para resolver o problema?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Material Complementar para o professor:

  • Introdução aos números decimais

https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals

  • Números Decimais

http://escolakids.uol.com.br/numeros-decimais.htm

  • Introdução aos números decimais

https://novaescola.org.br/conteudo/6308/introducao-aos-numeros-decimais

  • Transformação de números decimais em frações decimais

http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.

Discuta com a turma:

  • Em qual o problema a sua dupla encontrou mais dificuldades?
  • Como vocês resolveram o problema?
  • Chegaram à mesma conclusão?
  • Se divergiram na resposta, como descobriram a resposta correta?
  • E os outros colegas da turma? Chegaram às mesmas conclusões?
  • Você poderia explicar como um colega resolveu o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias podemos utilizar para resolvermos problemas como esse?
  • Como vocês resolveram esse problema?
  • Alguém pode vir à lousa explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Atividade Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das Atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano