Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia o problema para a turma. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos. Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Resolução da atividade:
Espera-se que o aluno perceba que Jorge não representou a fração 25/10 da forma correta, pois como trata-se de uma fração decimal com denominador 10, o número decimal terá uma casa decimal, apenas. Sendo assim, a forma correta de representar a fração é 2,5.
Propósito: Resolver o problema relacionado a representação de números decimais.
Discuta com a turma:
- Como formamos um número decimal?
- Qual a relação da fração decimal com o número decimal?
- O que significa a vírgula no número decimal?
- O que representamos do lado esquerdo da vírgula?
- E do lado direito?
- Como poderíamos representar a fração sugerida?
- Por que Jorge não representou da forma correta?
- Qual fração corresponde ao número decimal que Jorge representou?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas, distribua quatro peças para cada dupla, um tabuleiro quadriculado e cartinhas com problemas.
Cada aluno deverá sortear uma cartinha com um problema e pensar, individualmente, para tentar resolver. Após a resolução, deverá discutir com o colega explicando a forma com que pensou, as estratégias utilizadas e o resultado obtido.
Se o aluno tiver encontrado o resultado correto, poderá colocar uma peça em qualquer lugar do tabuleiro, se errar o resultado não poderá colocar nenhuma peça.
O objetivo do jogo será formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal com as peças e o adversário deverá impedir que isso aconteça, ao mesmo tempo que planeja uma estratégia de formar sua linha com as quatro peças recebidas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais a partir de um jogo.
Discuta com a turma:
- Qual problema vocês encontraram mais dificuldades?
- Os dois chegaram a mesma conclusão?
- Alguém pode vir a lousa explicar as estratégias utilizadas para resolver o problema?
Materiais complementares
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Material Complementar para o professor:
- Introdução aos números decimais
https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals
http://escolakids.uol.com.br/numeros-decimais.htm
- Introdução aos números decimais
https://novaescola.org.br/conteudo/6308/introducao-aos-numeros-decimais
- Transformação de números decimais em frações decimais
http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php
Discussão de solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.
Discuta com a turma:
- Em qual o problema a sua dupla encontrou mais dificuldades?
- Como vocês resolveram o problema?
- Chegaram à mesma conclusão?
- Se divergiram na resposta, como descobriram a resposta correta?
- E os outros colegas da turma? Chegaram às mesmas conclusões?
- Você poderia explicar como um colega resolveu o problema?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 9).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias podemos utilizar para resolvermos problemas como esse?
- Como vocês resolveram esse problema?
- Alguém pode vir à lousa explicar como pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos nessa aula?
- Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
- O que se manteve como você pensava?
- O que mudou?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos.
Discuta com a turma:
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares
Atividade Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividades complementares
Resolução das Atividades complementares