15279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre minisseminários

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Articular conceitos com fatos, alusões históricas.
  • Estabelecer relação entre conceitos, fotografias e linhas de tempo.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Pesquisar sobre o tema e atender uma estratégia pré-estabelecida de fundamentação.
  • Adequar, na escrita, a linguagem a uma estrutura de texto expositivo.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.
  • Delimitar o tema durante o processo da pesquisa.

Observação:

Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

Sensibilização para o trabalho com minisseminários, estabelecido em dois momentos de preparação antecipada:

  • Antes de se iniciar o trabalho com minisseminário.
  • Antes de cada minisseminário.

1º momento da sensibilização: trabalho a ser feito antes de se iniciar os minisseminários:

  • Acontece somente uma vez antes de iniciar os minisseminários, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É momento que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.

  • Minisseminário: o que é, como se faz.
  • Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • o que é um minisseminário;
  • as partes que o compõem; e
  • o que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece.
  • Ressalte a importância dos elementos paralinguísticos, cinésicos e dos recursos visuais utilizados durante a apresentação.
  • Construa o recurso visual utilizado e estabeleça a organização da fala.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • Vocês já assistiram a um minisseminário?
  • Ele tem alguma finalidade?
  • Quais as partes que o compõem?
  • Como devem ser organizadas essas partes?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • Vocês acham que um minisseminário tem regras?
  • Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, anote as respostas no quadro para depois analisarem:

1.1 A figura do moderador (aquele que organiza a apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).

1.2 A do apresentador (aquele que apresenta o tema, que comprova a posição do grupo ou as teorias do tema pelo uso dos argumentos).

  • Fala claramente, com informações organizadas, coerentes com uma sequência lógica: apresentando começo, meio e fim em sua fala, com retomada dos principais pontos da exposição.
  • Usa marcas linguísticas como: Para início… Mais uma informação interessante… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que...
  • Provoca o público, deixando dicas para reflexão entre os participantes.
  • Utiliza com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.
  • Posiciona-se diante do público. É interessante observar a direção do olhar, o tom de voz em cada situação.

1.3 O público (assiste e depois participa, perguntando, comentando).

1.4 A definição das partes do minisseminário (apresentação do tema, dos participantes, o momento da apresentação em si e o momento das perguntas aos apresentadores).

2. Sobre a apresentação

Estabeleça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos também sobre a momento da apresentação:

  • Há alguma norma para se apresentar em público?
  • Como deve se comportar a pessoa que fala para os colegas?
  • O que é importante que ela faça?
  • Como devem se comportar as pessoas que são os ouvintes?
  • Devem participar, perguntando, tirando dúvidas ou comentando, contribuindo com o tema e os colegas que apresentam?
  • Qual o momento da plateia participar?
  • Como organizar o espaço para a apresentação?

Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, converse sobre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:

  • Os elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.);
  • Os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se visualizem.
  • Esses elementos podem ser retomados durante a avaliação ao final da apresentação.

3. Organização da fala e do material de apoio

Faça um novo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:

  • Como utilizar o recurso visual construído pelo grupo?
  • O recurso visual é suficiente ou é preciso ter uma fala estruturada?
  • Como organizar a fala?

Converse sobre a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:

3.1 O recurso visual utilizado: O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.

- O texto verbal deve ser objetivo, atender a estrutura, as características dos textos expositivos e os recursos estabelecidos como estratégia argumentativa.

3.2 A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:

  • Por onde começar?
  • Como discutir?
  • Como se apropriar, na fala, do recurso argumentativo solicitado?
  • Como finalizar, fazendo as retomadas necessárias?
  • Quais marcas linguísticas devem ser usadas?

3.3 Como organizar a fala e o recurso visual com segurança?

  • Utilize a pesquisa, que deve ser feita observando a finalidade do minisseminário, o recurso argumentativo e o tema eleito para o momento.

Obs.: Se necessário, aconselhe os alunos a fazer um ensaio antes, dentro de cada grupo.

2º momento da sensibilização: orientação para essa aula

Obs.: Esse momento acontece durante o mês que antecede o dia da apresentação. No dia da realização do minisseminário, já estará pronto esse segundo momento.

  • Compreensão do recurso adotado, dentro dos gêneros expositivos, que norteará a apresentação e fará parte do recurso visual.
  • Escolha do tema e apropriação dos conceitos ligados a ele, por meio de pesquisas.

1.O recurso argumentativo: exemplos, fatos reais, alusões históricas, fotografias, linhas do tempo

Questione com os alunos:

  • O que são recursos argumentativos?
  • O que é um fato? Uma exemplificação? Uma alusão histórica?
  • Podemos usar fatos e alusões históricas para fundamentar conteúdos temáticos?
  • Como usar essas estratégias para exemplo: uma situação atual com uma situação histórica?
  • Como usar fotografias e linhas do tempo para ajudar a construir um conceito ou um tema?
  • Fotografias e linhas do tempo também ajudam a reconstruir fatos pou contextos históricos?

1.1 O recurso argumentativo adotado para essa aula é o uso de argumentos, classificados por Gonzaga 2017, p.175, como prova concreta: ¨...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Ver em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0

1.2 Sobre o uso dessas estratégias para fundamentar o texto, veja mais em:

http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html

2.Os gêneros textuais expositivos

Faça uma reflexão com os estudantes:

  • Quais os textos que nos trazem informação sobre temas que pesquisamos?
  • Que características esses textos apresentam?
  • Como usar esse texto para reproduzir informações?

2.1 Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm

3.O conteúdo temático

3.1 Sugere-se que, por meio de conversa, listem-se temas de interesse dos alunos.

Considerem as estratégias estabelecidas ao fazer opção pelo tema.

Para tanto, pode-se provocar a reflexão, analisando a realidade para que optem por temas que despertem interesse:

  • O que está acontecendo ao nosso redor?
  • Como isso impacta em nosso modo de viver?
  • A qual área do conhecimento esse tema está ligado?
  • Como e onde buscar informações sobre esse tema?
  • Essas informações trazem conceitos, referências complementares sobre o tema?
  • Consigo colocar algum fato da atualidade ou alusão histórica nesse tema?
  • Posso usar fotografias e linhas do tempo para ajudar a construir o conceito desse tema?
  • Posso comparar ou comprovar alguma informação do tema com fatos, ou com alusões históricas?

3.2 Oriente-os sobre a delimitação, pedindo que:

  • analisem o que pesquisaram dentro desse tema para atender o objetivo deles;
  • considerem se há alguma curiosidade para mostrar;
  • avaliem quais os exemplos seriam interessantes mostrar a respeito desse tema;
  • determinem como usar fatos e alusões históricas aplicando-os ao texto e a favor de exposição de uma ideia.

4. O minisseminário

Hora de escolher, junto ao coletivo, o aluno que será o moderador do grupo, as equipes que farão a apresentação do trabalho e pensar na organização do trabalho, considerando os recursos visuais, os aparelhos necessários para a apresentação, o local e sua organização.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Introdução:

Já com o espaço organizado e a turma ocupando seus lugares, o aluno que faz o papel de moderador assume o trabalho, fazendo a abertura do minisseminário.

  • cumprimenta o público;
  • explica a finalidade do minisseminário;
  • reforça os critérios estabelecidos;
  • expõe os temas e os grupos a se apresentarem;
  • passa a palavra aos grupos, obedecendo a sequência.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Desenvolvimento:

  • Para o momento da fala, peça que reflitam antes:
  • Na minha maneira de falar, apresento as informações de forma organizada e clara?
  • Faço a retomada dos pontos mais importantes da exposição?
  • Uso expressões como: para começar… De início… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que, conforme tal fato…?
  • Uso marcas na minha fala que mostram que estou chegando ao fim: Para finalizar… Podemos observar que...
  • Deixo algum aspecto para reflexão e participação do meu colega?

2. Recursos visuais:

  • Os recursos materiais utilizados deixam a apresentação mais clara: cartazes, registro no quadro, equipamentos?

3. Posicionamento diante diante do público:

  • Como me posiciono diante da plateia? Como direciono meu olhar?

Para os colegas que são a plateia:

  • Presto atenção?
  • Aprendi sobre o tema?
  • Sei opinar?
  • Tenho dúvidas?

Para o momento da Interação:

  • O que mais quero saber?
  • Entendi ou quero comentar um tema, ou uma das formas de fundamentar usado pelo grupo?
  • Quero acrescentar alguma informação?

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).

Orientações:

Fechamento:

  • Avaliem a participação dos alunos no seminário realizado. Considerem:
  • as contribuições ao longo do processo: pesquisa, construção do recurso visual, apropriação da estratégia pedida para a apresentação e o trabalho efetivamente realizado.
  • Proponha, ainda, uma autoavaliação dos estudantes, considerando as atividades em grupo e a participação individual. Para esse momento, peça que cada aluno se considere dentro do processo, de acordo com o papel que ele exerceu.
  • Assim, elejam um aluno na sala que fará a mediação para avaliação do minisseminário. Combinem que ele vai ler as perguntas sobre cada um dos participantes e ouvir opiniões dos colegas.

O colega moderador foi capaz de:

  • introduzir o assunto?
  • estabelecer a ordem das apresentações?
  • mediar o tempo de cada um?
  • ordenar as perguntas do público?

Os colegas expositores conseguiram:

  • apresentar o tema de forma clara?
  • usar exemplo, ou alusão histórica, ou fotografias, ou linha do tempo?
  • responder aos questionamentos adequadamente?
  • falar de forma clara?
  • fazer bom uso do recurso visual?

O público foi capaz de:

  • ouvir com interesse?
  • contribuir com perguntas pertinentes à discussão?
  • respeitar o comando do moderador?

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser em equipe.

  • Peça aos alunos que, definido o tema, pesquisem sobre o ponto de vista de fatos numa linha cronológica. Pode-se conversar sobre o recorte dessa linha do tempo, se o tema for abrangente.

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.

  • Para a parte do trabalho direcionado à oralidade, retome os pontos que se fizerem necessários, em função da avaliação do último trabalho envolvendo a oralidade.

  • Aproveite para construir um mural com o intuito de divulgar os resultados encontrados.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • Peça aos alunos que, definido o tema, pesquisem, trazendo como subsídio para fundamentação fotografias, linhas do tempo, alusão histórica ou algum fato atual.

  • Conversem sobre essas estratégias dentro de um contexto temático e como eles podem dar sustentação ao tema, dando um caráter de exposição.

  • Combinem quais grupos serão entrevistados.

  • Com os demais integrantes da turma, combinem as perguntas a serem respondidas pelos colegas.
  • Usem como questões perguntas que se voltem para:

o tema;

a estratégia utilizada;

a ligação entre tema e estratégia.

  • Como ainda não se sabe o tema, as perguntas devem se estabelecer em um parâmetro mais geral:

Qual a temática trazida pelo grupo?

Por que é importante que se estude esse assunto?

Ele é um tema que se faz presente na sociedade?

Como comprovar que esse tema precisa ser discutido e estudado dentro do contexto social?

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.

  • Quanto à oralidade, oriente para que não se percam os avanços já conseguidos com relação aos aspectos paralinguísticos e cinésicos.

  • Avalie com os alunos o seminário.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • Essa variante faz uma proposta inversa. Escolhe um exemplo (fato atual ou histórico) para discutir o tema veiculado nele. Portanto, a pesquisa inicial aqui vem do exemplo abaixo, que pode ser usado para ajudar a construir o conceito do tema. Nesse sentido, oriente os alunos quanto a:
  • escolha do exemplo.
  • verificar a temática trazida nesse exemplo: algum exemplo ligado à agricultura, economia, política, educação, lazer, saúde, questões sociais (violência, minorias, meio ambiente,,.)
  • pesquisar sobre esse tema.
  • usar o exemplo como argumento para ajudar a conceituar o tema pesquisado.

  • Para a apresentação, faça também o mesmo movimento. Comece do exemplo para discutir o tema.

  • Combine também o recurso visual da apresentação. Sugere-se que o exemplo seja explorado não dentro do recurso visual, mas na fala, garantindo o conteúdo temático que aparecerá no recurso visual, para se estabelecer comparação, conceituação, validação ou refutação.

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.

  • Retome os aspectos paralinguísticos e cinésicos que se fizerem necessários para a apresentação oral.

  • Estabeleçam critérios para autoavaliação, tendo como parâmetro o tema, o uso do recurso combinado como argumento, a participação de cada um, além da colaboração nos momentos coletivos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. A prática de linguagem priorizada nessa atividade é a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo de estudo e pesquisa, considerando o conteúdo temático. Sustenta-se a exposição com evidências como as estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como prova concreta, quais sejam: “...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Essas estratégias devem ser apresentados dentro de textos e espera-se que o aluno consiga estabelecer um diálogo entre tema e exemplos que validam o tema, podendo valer-se de fatos, analogias, linhas do tempo, alusões históricas e fotografias.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares, sendo preciso pensá-la como práticas que requerem estudo e pesquisas. Assim, aproximam-se as aulas das práticas sociais vigentes: nesse contexto, busca-se uma alfabetização científica. Sob essa perspectiva, espera-se promover ações visando a autonomia do estudante, por meio da pesquisa, produção, e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas do campo investigativo. Apesar do foco estar sobre o gênero oral, na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos e linguísticos e suas normas de uso, voltados à inserção de fatos e alusões históricas.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Articular conceitos com fatos, alusões históricas.
  • Estabelecer relação entre conceitos, fotografias e linhas de tempo.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Pesquisar sobre o tema e atender uma estratégia pré-estabelecida de fundamentação.
  • Adequar, na escrita, a linguagem a uma estrutura de texto expositivo.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.
  • Delimitar o tema durante o processo da pesquisa.

Observação:

Visite a atividade permanente sobre minisseminário destinada a todos os anos do Ensino Fundamental no site da revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: fotografia e história em quadrinhos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume3-fotografia-e>. Acesso em Out. 2018.

DIONÍSIO, Ângela Paiva (org). Verbetes enciclopédicos: linha do tempo e mapa. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Disponível em <https://issuu.com/pibidletras/docs/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tem>. Acesso em Out. 2018.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em Jul. 2018

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação.português. Disponível em <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em Out. 2018.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em Jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência Textual. São Paulo: Contexto: 2004.

FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em Out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: variável, anterior à exposição

Orientações:

Preparação:

Sensibilização para o trabalho com minisseminários, estabelecido em dois momentos de preparação antecipada:

  • Antes de se iniciar o trabalho com minisseminário.
  • Antes de cada minisseminário.

1º momento da sensibilização: trabalho a ser feito antes de se iniciar os minisseminários:

  • Acontece somente uma vez antes de iniciar os minisseminários, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É momento que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.

  • Minisseminário: o que é, como se faz.
  • Retome as características e estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • o que é um minisseminário;
  • as partes que o compõem; e
  • o que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece.
  • Ressalte a importância dos elementos paralinguísticos, cinésicos e dos recursos visuais utilizados durante a apresentação.
  • Construa o recurso visual utilizado e estabeleça a organização da fala.
  • Faça um levantamento prévio com os alunos:
  • Vocês já assistiram a um minisseminário?
  • Ele tem alguma finalidade?
  • Quais as partes que o compõem?
  • Como devem ser organizadas essas partes?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • Vocês acham que um minisseminário tem regras?
  • Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, anote as respostas no quadro para depois analisarem:

1.1 A figura do moderador (aquele que organiza a apresentação, controla o tempo e faz a mediação durante a rodada de perguntas, que estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).

1.2 A do apresentador (aquele que apresenta o tema, que comprova a posição do grupo ou as teorias do tema pelo uso dos argumentos).

  • Fala claramente, com informações organizadas, coerentes com uma sequência lógica: apresentando começo, meio e fim em sua fala, com retomada dos principais pontos da exposição.
  • Usa marcas linguísticas como: Para início… Mais uma informação interessante… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que...
  • Provoca o público, deixando dicas para reflexão entre os participantes.
  • Utiliza com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.
  • Posiciona-se diante do público. É interessante observar a direção do olhar, o tom de voz em cada situação.

1.3 O público (assiste e depois participa, perguntando, comentando).

1.4 A definição das partes do minisseminário (apresentação do tema, dos participantes, o momento da apresentação em si e o momento das perguntas aos apresentadores).

2. Sobre a apresentação

Estabeleça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos também sobre a momento da apresentação:

  • Há alguma norma para se apresentar em público?
  • Como deve se comportar a pessoa que fala para os colegas?
  • O que é importante que ela faça?
  • Como devem se comportar as pessoas que são os ouvintes?
  • Devem participar, perguntando, tirando dúvidas ou comentando, contribuindo com o tema e os colegas que apresentam?
  • Qual o momento da plateia participar?
  • Como organizar o espaço para a apresentação?

Ao estabelecer esse diálogo com os estudantes, converse sobre a construção composicional desse gênero oral e a importância de cada um desses aspectos durante a apresentação:

  • Os elementos paralinguísticos (tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.);
  • Os elementos cinésicos (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.) buscando aperfeiçoar a apresentação.
  • O espaço onde o grupo vai se apresentar deve estar adequado à proposta. Assim, considere os recursos visuais, a quantidade de pessoas para a escolha do espaço. É importante que a disposição em sala dos colegas permita que todos se visualizem.
  • Esses elementos podem ser retomados durante a avaliação ao final da apresentação.

3. Organização da fala e do material de apoio

Faça um novo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do recurso visual e da organização da fala:

  • Como utilizar o recurso visual construído pelo grupo?
  • O recurso visual é suficiente ou é preciso ter uma fala estruturada?
  • Como organizar a fala?

Converse sobre a importância de preparar o recurso visual, a fala e a conexão entre eles:

3.1 O recurso visual utilizado: O recurso visual, seja verbal ou não verbal, serve de apoio e suporte para as principais informações.

- O texto verbal deve ser objetivo, atender a estrutura, as características dos textos expositivos e os recursos estabelecidos como estratégia argumentativa.

3.2 A apresentação oral deve ser pensada, planejada, organizada:

  • Por onde começar?
  • Como discutir?
  • Como se apropriar, na fala, do recurso argumentativo solicitado?
  • Como finalizar, fazendo as retomadas necessárias?
  • Quais marcas linguísticas devem ser usadas?

3.3 Como organizar a fala e o recurso visual com segurança?

  • Utilize a pesquisa, que deve ser feita observando a finalidade do minisseminário, o recurso argumentativo e o tema eleito para o momento.

Obs.: Se necessário, aconselhe os alunos a fazer um ensaio antes, dentro de cada grupo.

2º momento da sensibilização: orientação para essa aula

Obs.: Esse momento acontece durante o mês que antecede o dia da apresentação. No dia da realização do minisseminário, já estará pronto esse segundo momento.

  • Compreensão do recurso adotado, dentro dos gêneros expositivos, que norteará a apresentação e fará parte do recurso visual.
  • Escolha do tema e apropriação dos conceitos ligados a ele, por meio de pesquisas.

1.O recurso argumentativo: exemplos, fatos reais, alusões históricas, fotografias, linhas do tempo

Questione com os alunos:

  • O que são recursos argumentativos?
  • O que é um fato? Uma exemplificação? Uma alusão histórica?
  • Podemos usar fatos e alusões históricas para fundamentar conteúdos temáticos?
  • Como usar essas estratégias para exemplo: uma situação atual com uma situação histórica?
  • Como usar fotografias e linhas do tempo para ajudar a construir um conceito ou um tema?
  • Fotografias e linhas do tempo também ajudam a reconstruir fatos pou contextos históricos?

1.1 O recurso argumentativo adotado para essa aula é o uso de argumentos, classificados por Gonzaga 2017, p.175, como prova concreta: ¨...exemplos, fatos reais (...) retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis”. Ver em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0

1.2 Sobre o uso dessas estratégias para fundamentar o texto, veja mais em:

http://institutodelinguaviva.blogspot.com/2009/11/aula-de-redacao-5-argumentacao-no-texto.html

2.Os gêneros textuais expositivos

Faça uma reflexão com os estudantes:

  • Quais os textos que nos trazem informação sobre temas que pesquisamos?
  • Que características esses textos apresentam?
  • Como usar esse texto para reproduzir informações?

2.1 Converse sobre as características desse gênero com os alunos. Ver mais em https://www.todamateria.com.br/texto-expositivo/ e em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm

3.O conteúdo temático

3.1 Sugere-se que, por meio de conversa, listem-se temas de interesse dos alunos.

Considerem as estratégias estabelecidas ao fazer opção pelo tema.

Para tanto, pode-se provocar a reflexão, analisando a realidade para que optem por temas que despertem interesse:

  • O que está acontecendo ao nosso redor?
  • Como isso impacta em nosso modo de viver?
  • A qual área do conhecimento esse tema está ligado?
  • Como e onde buscar informações sobre esse tema?
  • Essas informações trazem conceitos, referências complementares sobre o tema?
  • Consigo colocar algum fato da atualidade ou alusão histórica nesse tema?
  • Posso usar fotografias e linhas do tempo para ajudar a construir o conceito desse tema?
  • Posso comparar ou comprovar alguma informação do tema com fatos, ou com alusões históricas?

3.2 Oriente-os sobre a delimitação, pedindo que:

  • analisem o que pesquisaram dentro desse tema para atender o objetivo deles;
  • considerem se há alguma curiosidade para mostrar;
  • avaliem quais os exemplos seriam interessantes mostrar a respeito desse tema;
  • determinem como usar fatos e alusões históricas aplicando-os ao texto e a favor de exposição de uma ideia.

4. O minisseminário

Hora de escolher, junto ao coletivo, o aluno que será o moderador do grupo, as equipes que farão a apresentação do trabalho e pensar na organização do trabalho, considerando os recursos visuais, os aparelhos necessários para a apresentação, o local e sua organização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Introdução:

Já com o espaço organizado e a turma ocupando seus lugares, o aluno que faz o papel de moderador assume o trabalho, fazendo a abertura do minisseminário.

  • cumprimenta o público;
  • explica a finalidade do minisseminário;
  • reforça os critérios estabelecidos;
  • expõe os temas e os grupos a se apresentarem;
  • passa a palavra aos grupos, obedecendo a sequência.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Desenvolvimento:

  • Para o momento da fala, peça que reflitam antes:
  • Na minha maneira de falar, apresento as informações de forma organizada e clara?
  • Faço a retomada dos pontos mais importantes da exposição?
  • Uso expressões como: para começar… De início… Em resumo... Concluindo... Retomando, podemos dizer que, conforme tal fato…?
  • Uso marcas na minha fala que mostram que estou chegando ao fim: Para finalizar… Podemos observar que...
  • Deixo algum aspecto para reflexão e participação do meu colega?

2. Recursos visuais:

  • Os recursos materiais utilizados deixam a apresentação mais clara: cartazes, registro no quadro, equipamentos?

3. Posicionamento diante diante do público:

  • Como me posiciono diante da plateia? Como direciono meu olhar?

Para os colegas que são a plateia:

  • Presto atenção?
  • Aprendi sobre o tema?
  • Sei opinar?
  • Tenho dúvidas?

Para o momento da Interação:

  • O que mais quero saber?
  • Entendi ou quero comentar um tema, ou uma das formas de fundamentar usado pelo grupo?
  • Quero acrescentar alguma informação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 min (esse tempo deve considerar toda a avaliação).

Orientações:

Fechamento:

  • Avaliem a participação dos alunos no seminário realizado. Considerem:
  • as contribuições ao longo do processo: pesquisa, construção do recurso visual, apropriação da estratégia pedida para a apresentação e o trabalho efetivamente realizado.
  • Proponha, ainda, uma autoavaliação dos estudantes, considerando as atividades em grupo e a participação individual. Para esse momento, peça que cada aluno se considere dentro do processo, de acordo com o papel que ele exerceu.
  • Assim, elejam um aluno na sala que fará a mediação para avaliação do minisseminário. Combinem que ele vai ler as perguntas sobre cada um dos participantes e ouvir opiniões dos colegas.

O colega moderador foi capaz de:

  • introduzir o assunto?
  • estabelecer a ordem das apresentações?
  • mediar o tempo de cada um?
  • ordenar as perguntas do público?

Os colegas expositores conseguiram:

  • apresentar o tema de forma clara?
  • usar exemplo, ou alusão histórica, ou fotografias, ou linha do tempo?
  • responder aos questionamentos adequadamente?
  • falar de forma clara?
  • fazer bom uso do recurso visual?

O público foi capaz de:

  • ouvir com interesse?
  • contribuir com perguntas pertinentes à discussão?
  • respeitar o comando do moderador?

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser em equipe.

  • Peça aos alunos que, definido o tema, pesquisem sobre o ponto de vista de fatos numa linha cronológica. Pode-se conversar sobre o recorte dessa linha do tempo, se o tema for abrangente.

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.

  • Para a parte do trabalho direcionado à oralidade, retome os pontos que se fizerem necessários, em função da avaliação do último trabalho envolvendo a oralidade.

  • Aproveite para construir um mural com o intuito de divulgar os resultados encontrados.

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • Peça aos alunos que, definido o tema, pesquisem, trazendo como subsídio para fundamentação fotografias, linhas do tempo, alusão histórica ou algum fato atual.

  • Conversem sobre essas estratégias dentro de um contexto temático e como eles podem dar sustentação ao tema, dando um caráter de exposição.

  • Combinem quais grupos serão entrevistados.

  • Com os demais integrantes da turma, combinem as perguntas a serem respondidas pelos colegas.
  • Usem como questões perguntas que se voltem para:

o tema;

a estratégia utilizada;

a ligação entre tema e estratégia.

  • Como ainda não se sabe o tema, as perguntas devem se estabelecer em um parâmetro mais geral:

Qual a temática trazida pelo grupo?

Por que é importante que se estude esse assunto?

Ele é um tema que se faz presente na sociedade?

Como comprovar que esse tema precisa ser discutido e estudado dentro do contexto social?

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.

  • Quanto à oralidade, oriente para que não se percam os avanços já conseguidos com relação aos aspectos paralinguísticos e cinésicos.

  • Avalie com os alunos o seminário.

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide não deve ser exibido aos alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Esse trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

  • Essa variante faz uma proposta inversa. Escolhe um exemplo (fato atual ou histórico) para discutir o tema veiculado nele. Portanto, a pesquisa inicial aqui vem do exemplo abaixo, que pode ser usado para ajudar a construir o conceito do tema. Nesse sentido, oriente os alunos quanto a:
  • escolha do exemplo.
  • verificar a temática trazida nesse exemplo: algum exemplo ligado à agricultura, economia, política, educação, lazer, saúde, questões sociais (violência, minorias, meio ambiente,,.)
  • pesquisar sobre esse tema.
  • usar o exemplo como argumento para ajudar a conceituar o tema pesquisado.

  • Para a apresentação, faça também o mesmo movimento. Comece do exemplo para discutir o tema.

  • Combine também o recurso visual da apresentação. Sugere-se que o exemplo seja explorado não dentro do recurso visual, mas na fala, garantindo o conteúdo temático que aparecerá no recurso visual, para se estabelecer comparação, conceituação, validação ou refutação.

  • Combine com os alunos qual equipe vai apresentar.

  • Retome os aspectos paralinguísticos e cinésicos que se fizerem necessários para a apresentação oral.

  • Estabeleçam critérios para autoavaliação, tendo como parâmetro o tema, o uso do recurso combinado como argumento, a participação de cada um, além da colaboração nos momentos coletivos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano