Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO6_14ATS03
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Padlet (veja como usá-lo em: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso ); programa de edição de imagem básico (celular ou computador).
Introdução
Envie um áudio/vídeo aos alunos dizendo que irão criar um Meme nesta aula. Ative os conhecimentos prévios de seus alunos relembrando os conceitos de Oração, Período Simples e Período Composto. Contextualize o trabalho com o Gênero Meme utilizando as Orientações do Plano. Encaminhe o meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA” (disponível no Plano) como imagem e peça que os alunos marquem no Meme os períodos simples com a cor vermelha e os períodos compostos com a cor amarela, usando os recursos básicos de edição de imagem do celular ou do computador (Paint). Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar uma atividade a ser feito EM DUPLAS, por escrito (por whatsapp ou e-mail), que deverá ser postada no Padlet. Caso não seja possível utilizar o Padlet, combine a entrega pelos canais de comunicação que sejam mais fáceis para vocês.
Desenvolvimento
Verifique as imagens que os alunos lhe encaminharam, marcadas com vermelho e amarelo, e confira se a turma está bem apropriada do conceito de Período Simples e Composto. Caso necessário, faça, por escrito, um feedback dessa atividade destacando e reforçando o que achar necessário. Encaminhe, por escrito, a atividade de produção de Meme às duplas, orientando-as a criar, com base no modelo do meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA”, um meme no mesmo estilo, mas usando outro sujeito. Se quiser, utilize algumas dessas sugestões: desenho animado raiz x desenho animado nutella; aluno raiz x aluno nutella; mãe raiz x mãe nutella; pijama raiz x pijama nutella. Peça que as duplas usem a criatividade para escolher sobre quem irão falar, que seja algo do universo deles, para ficar mais divertido. Combine uma data de entrega da atividade e crie um mural no Padlet, onde as duplas deverão expor suas produções.
Fechamento
Por áudio, solicite que as duplas visitem os Memes dos colegas e escolham os que mais gostaram, fazendo comentários no próprio Padlet (ou por outro meio combinado por vocês). Retome, no mesmo áudio, os conceitos trabalhados nesta aula (verbo como núcleo da oração, conceitos de período simples e composto) e cite alguns exemplos tirados dos Memes criados pelos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a criarem um Meme do estilo Raiz x Nutella para compartilhar no grupo da turma ou no mesmo Padlet criado para expor os Memes dos alunos. Pode haver até um concurso de Memes, com votação de outras turmas da escola.
Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares
Código: LPO6_14ATS03
(EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.
(EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes