15277
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Fixando figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseane Matias 
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Fixando figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação

Finalidade da aula: Identificar maneiras diferentes de se dizer uma mesma coisa, por meio do uso de figuras de linguagem (metáfora, comparação e personificação) em trechos de poemas.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP38)

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno, por meio de exercícios, identifique, em trechos de poemas as figuras de linguagem estudadas (metáfora, comparação e personificação), analisando os efeitos de sentido produzidos.

Materiais necessários: Projetor para projeção de trechos de poemas para identificação das figuras de linguagem - metáfora, comparação e personificação.

“Batata-quente” (uma bola de meia ou qualquer outro material que possa ser passado entre os alunos). Exercícios escritos que contenham trechos de poemas com as figuras de linguagem estudadas: metáfora, comparação e personificação.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma matéria que trabalha um pouco com a abstração, os alunos podem ter dificuldades de identificar maneiras diferentes de dizer uma mesma coisa. Então, é bom que o professor acompanhe, atentamente, cada passo do trabalho dos alunos. É importante, também, que você, professor,  tenha em mente que os alunos não precisam saber a nomenclatura, mas, sim, perceber o efeito de sentido ocasionado pelo uso das figuras de linguagem. Será interessante que as atividades de escrita e de análise de respostas sejam feitas em dupla, a fim de que os alunos possam compartilhar e discutir seus pensamentos.

Referências sobre o assunto: Artigo que aborda a diferença entre metáfora e personificação: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification

Origem etimológica da palavra “metáfora”: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/

Explicações e exemplos das figuras de linguagem a serem estudadas: CUNHA, Celso. Gramática Básica do Português Contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica


Código: LPO6_07ATS02

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas