Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui) e Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos, por áudio ou por vídeo, que irão estudar Figuras de Linguagem nesta aula. Leia os três poemas da Introdução do Plano e diga que você irá mostrar algo que eles depois fazer depois, em seus trabalhos: uma análise dos sentidos provocados pelas Figuras de Linguagem. Mostre que, nos primeiros versos, os alunos devem perceber que é atribuída à noite uma ação que é própria de humanos: dizer algo (personificação). Chame a atenção para o fato de a palavra Noite estar escrita com letra maiúscula, reforçando seu caráter de personagem, que está falando de forma muito gentil e delicada para alguém dormir. Já nos versos de Dilan Camargo, temos uma metáfora em que se estabelece uma semelhança entre a sala da casa e uma passarela, ou seja, o eu-lírico usa a sala para desfilar e se sente uma artista de novela, alguém belo, famoso, popular. Por fim, José Paulo Paes faz uma comparação do que acontece quando se brinca com as palavras, dando leveza ao texto, levando seu leitor a imaginar um rio límpido e fazendo analogia a um poema se renovando. Avise-os que irá enviar uma atividade para que façam o mesmo com outros poemas, em duplas, e combine um prazo para entrega. Caso julgue necessário, encaminhe mais orientações por escrito.
Desenvolvimento
Envie os poemas que estão no Material do Plano para que as duplas analisem que efeitos de sentido as Figuras de Linguagem provocam. Oriente-os a fazer o trabalho no Google Docs e compartilhar suas respostas em uma pasta específica para esse trabalho no Google Drive (caso não seja possível usar esses recursos, combine o envio por WhatsApp ou e-mail). Aguarde o retorno de sua turma, acompanhando-os pelos canais combinados por vocês em caso de dúvidas. Quando tiver os retornos de todas as duplas, compartilhe, por meio de um novo áudio ou vídeo, destaques e observações, ressaltando, sempre de forma positiva, o que construíram. Aproveite as Orientações do Plano de Aula para acrescentar o que mais você achar necessário.
Fechamento
Envie por escrito um compilado com as análises de sua turma para cada poema (se quiser, pode acrescentar as sugestões de respostas disponíveis no Plano), compartilhando na pasta do Google Drive, para que os alunos leiam e se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Na cultura do interior do estado do Rio Grande do Sul, mais conhecida como “cultura gaúcha”, há expressões no estilo “dito popular” que são famosas por se tratarem de comparações que provocam o humor, como, por exemplo, “mais angustiado que barata de barriga pra cima” ou “mais inútil que buzina em avião”. Que tal a família conhecer algumas dessas expressões e ter um momento para rir juntos? Como sugestão, há uma boa lista delas disponível aqui. As famílias que se sentirem à vontade podem escolher as que mais gostaram para compartilhar no grupo de WhatsApp da turma.