Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos farão a primeira versão escrita de um Texto Didático voltado para crianças do 6º ano, que já deve ter sido planejado em outra aula. Envie um áudio aos seus alunos explicando que, nesta aula, irão se organizar em duplas e escrever a primeira versão do Texto Didático sobre Intertextualidade, com base no planejamento, pesquisas e anotações já feitas. Auxilie as duplas fornecendo textos adequados e de fontes confiáveis sobre os temas escolhidos, caso ainda não os tenham, e orientando a respeito da primeira versão. Estabeleça um prazo para a entrega dos rascunhos e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Desenvolvimento
Depois de todos terem compartilhado suas primeiras versões, peça (por áudio ou por escrito) que cada dupla avalie o trabalho de duas outras (organize esse esquema antes) seguindo os critérios sugeridos nos slides de Desenvolvimento, nas Orientações. As duplas devem comentar os textos dos colegas, avaliando o que está bom e o que precisa ser melhorado, modificado e adequado. Combine um prazo para que esses comentários sejam feitos.
Fechamento
Após esse processo, leia os trabalhos de sua turma para fazer um parágrafo de fechamento a ser enviado aos alunos, com um resumo das aprendizagens desta aula, além de destacar o que achar necessário em cada trabalho. Avise que as duplas precisarão reescrever suas primeiras versões para que o texto possa ser publicado. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Millôr Fernandes (1923 — 2012), grande escritor e cartunista brasileiro, gostava de criar versões dos provérbios e ditos populares valendo-se do recurso da Intertextualidade. Desafie as famílias a descobrir quais são os provérbios que foram modificados no link disponível aqui. Depois, peça às famílias que toparem o desafio que compartilhem seus resultados no grupo de WhatsApp da turma.