15270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de textos didáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de textos didáticos

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por Texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No Texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita de textos didáticos. Neste momento, é importante que os alunos formulem critérios que permitam avaliar a produção de textos didáticos. Para este plano é fundamental que a turma já tenha debatido a respeito do gênero. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Caso a turma tenha dificuldades para formular critérios de avaliação, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: A quem os textos didáticos costumam ser destinados? Quais costumam ser os objetivos comunicativos dos textos didáticos? Que marcas estilísticas e composicionais apontam os objetivos comunicativos do texto didático? O que não pode faltar em um bom texto didático? O que não é adequado para um bom texto didático? Como o texto didático costuma ser disposto nas páginas dos livros? O texto didático utiliza apenas a linguagem verbal?

Materiais complementares: Caso a turma não tenha debatido a respeito do texto didático, você pode utilizar este plano.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Antes deste plano, divida a turma em grupos e solicite pesquisas sobre o conceito de “intertextualidade”. As pesquisas devem ser feitas em casa, antes desta aula. Peça a cada grupo que, com base nas pesquisas realizadas, produza esquemas que amparem a produção de futuros textos didáticos sobre o referido conceito. O texto tem como público leitor crianças de 6º ano. Ao solicitar os esquemas, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, tais como: adequação linguística ao público leitor, presença de um texto principal e de textos secundários (boxes, rodapés, glossários, legendas etc.), destaques e definições de palavras-chave, uso de textos não verbais (imagens, gráficos, infográficos, charges etc.), atenção ao aspecto visual do texto (diagramação, cor, tipo e tamanho de fontes). Para o desenvolvimento deste plano, é fundamental que cada grupo tenha em mãos o planejamento de um texto didático. Tenha em mente que tema o proposto, intertextualidade, é apenas uma sugestão. Caso julgue necessário, proponha outros temas que estejam de acordo com os interesses e necessidades da turma.
  • Solicite a cada grupo que apresente à turma os principais resultados da pesquisa: O que mais chamou a atenção durante a pesquisa? Quais foram as fontes consultadas? Quais foram as melhores partes da pesquisa? E quais foram as maiores dificuldades? De tudo o que foi descoberto na pesquisa, o que vai estar no texto didático? Por quê? Instigue os grupos a justificar seus resultados e escolhas diante dos planejamentos: Como o texto didático planejado reflete o que foi descoberto na pesquisa? De que formas as informações acumuladas serão organizadas no texto? Esta organização está de acordo com os interesses e as possibilidades interpretativas do público leitor do texto (crianças de 6º ano)? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. O objetivo desta atividade é favorecer a troca de informações entre a turma por meio da retomada dos planejamentos. Este também pode ser um momento oportuno para o ajuste dos planejamentos produzidos pela turma.

title> Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula title> Desenvolvimento

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que, com base nos planejamentos, produzam textos didáticos sobre o conceito de intertextualidade. Incentive-os a dividir o trabalho conforme a organização do textos planejados (textos principais, boxes, rodapés, glossários, imagens etc.). Informe aos grupos que todos os textos serão lidos diante da turma. Para esta atividade, é recomendável que a turma tenha à disposição computadores ou tablets com programas de criação e edição
    de textos. Caso isso não seja possível, distribua folhas em tamanho A4 aos alunos de modo a facilitar a organização visual dos textos. Durante a elaboração dos textos, permita que a turma acesse materiais de referência impressos ou digitais (dicionários, livros, revistas, artigos etc.).
  • O tempo estimado para esta parte do plano é de 20 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que leiam seus textos didáticos diante da turma. Instigue a turma a trocar sugestões que permitam a melhoria dos textos. Solicite que tomem nota das sugestões apresentadas pelos colegas. Caso a turma tenha dificuldades de formular sugestões, apresente perguntas que favoreçam o debate, tais como: Tendo em vista o público leitor dos textos (crianças de 6º ano), o conceito de intertextualidade está apresentado de forma adequada? O assunto do texto principal é desenvolvido por meio de textos secundários (boxes, rodapés, glossário, imagens etc.)? Há palavras destacadas ao longo do texto? O texto recorre a textos não verbais para ilustrar seu assunto? Há exemplos que ilustram o assunto do texto? Há citações de outros autores ou autoras ao longo do texto?
  • O tempo estimado para esta parte do plano é de 10 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Proponha a pergunta acima. O objetivo da pergunta é instigar a turma para a necessidade de revisão e edição de textos antes de publicá-los.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por Texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No Texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita de textos didáticos. Neste momento, é importante que os alunos formulem critérios que permitam avaliar a produção de textos didáticos. Para este plano é fundamental que a turma já tenha debatido a respeito do gênero. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Caso a turma tenha dificuldades para formular critérios de avaliação, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: A quem os textos didáticos costumam ser destinados? Quais costumam ser os objetivos comunicativos dos textos didáticos? Que marcas estilísticas e composicionais apontam os objetivos comunicativos do texto didático? O que não pode faltar em um bom texto didático? O que não é adequado para um bom texto didático? Como o texto didático costuma ser disposto nas páginas dos livros? O texto didático utiliza apenas a linguagem verbal?

Materiais complementares: Caso a turma não tenha debatido a respeito do texto didático, você pode utilizar este plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Antes deste plano, divida a turma em grupos e solicite pesquisas sobre o conceito de “intertextualidade”. As pesquisas devem ser feitas em casa, antes desta aula. Peça a cada grupo que, com base nas pesquisas realizadas, produza esquemas que amparem a produção de futuros textos didáticos sobre o referido conceito. O texto tem como público leitor crianças de 6º ano. Ao solicitar os esquemas, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, tais como: adequação linguística ao público leitor, presença de um texto principal e de textos secundários (boxes, rodapés, glossários, legendas etc.), destaques e definições de palavras-chave, uso de textos não verbais (imagens, gráficos, infográficos, charges etc.), atenção ao aspecto visual do texto (diagramação, cor, tipo e tamanho de fontes). Para o desenvolvimento deste plano, é fundamental que cada grupo tenha em mãos o planejamento de um texto didático. Tenha em mente que tema o proposto, intertextualidade, é apenas uma sugestão. Caso julgue necessário, proponha outros temas que estejam de acordo com os interesses e necessidades da turma.
  • Solicite a cada grupo que apresente à turma os principais resultados da pesquisa: O que mais chamou a atenção durante a pesquisa? Quais foram as fontes consultadas? Quais foram as melhores partes da pesquisa? E quais foram as maiores dificuldades? De tudo o que foi descoberto na pesquisa, o que vai estar no texto didático? Por quê? Instigue os grupos a justificar seus resultados e escolhas diante dos planejamentos: Como o texto didático planejado reflete o que foi descoberto na pesquisa? De que formas as informações acumuladas serão organizadas no texto? Esta organização está de acordo com os interesses e as possibilidades interpretativas do público leitor do texto (crianças de 6º ano)? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. O objetivo desta atividade é favorecer a troca de informações entre a turma por meio da retomada dos planejamentos. Este também pode ser um momento oportuno para o ajuste dos planejamentos produzidos pela turma.

Slide Plano Aula
title> Desenvolvimento

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que, com base nos planejamentos, produzam textos didáticos sobre o conceito de intertextualidade. Incentive-os a dividir o trabalho conforme a organização do textos planejados (textos principais, boxes, rodapés, glossários, imagens etc.). Informe aos grupos que todos os textos serão lidos diante da turma. Para esta atividade, é recomendável que a turma tenha à disposição computadores ou tablets com programas de criação e edição
    de textos. Caso isso não seja possível, distribua folhas em tamanho A4 aos alunos de modo a facilitar a organização visual dos textos. Durante a elaboração dos textos, permita que a turma acesse materiais de referência impressos ou digitais (dicionários, livros, revistas, artigos etc.).
  • O tempo estimado para esta parte do plano é de 20 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que leiam seus textos didáticos diante da turma. Instigue a turma a trocar sugestões que permitam a melhoria dos textos. Solicite que tomem nota das sugestões apresentadas pelos colegas. Caso a turma tenha dificuldades de formular sugestões, apresente perguntas que favoreçam o debate, tais como: Tendo em vista o público leitor dos textos (crianças de 6º ano), o conceito de intertextualidade está apresentado de forma adequada? O assunto do texto principal é desenvolvido por meio de textos secundários (boxes, rodapés, glossário, imagens etc.)? Há palavras destacadas ao longo do texto? O texto recorre a textos não verbais para ilustrar seu assunto? Há exemplos que ilustram o assunto do texto? Há citações de outros autores ou autoras ao longo do texto?
  • O tempo estimado para esta parte do plano é de 10 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Proponha a pergunta acima. O objetivo da pergunta é instigar a turma para a necessidade de revisão e edição de textos antes de publicá-los.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano