Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de textos didáticos
Finalidade da aula: Com base em pesquisas prévias, esquematizar um texto didático de modo a mobilizar características típicas ao gênero (formatação, citações, paráfrases, referências, multissemiose e progressão temática).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. Estratégias de escrita/marcas linguísticas. Intertextualidade
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35/EF69LP43
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO6_04SQA13
(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
AULA 11
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes