15269
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de textos didáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de textos didáticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, irão planejar, em duplas, a escrita de um Texto Didático com base em um verbete. Peça que leiam com atenção o verbete sobre Intertextualidade, disponível aqui, e retomem suas anotações sobre o gênero Texto Didático para pensarem em como fazer essa escrita e o que será necessário para que ela aconteça. Encerre seu áudio dizendo que as demais orientações para o Planejamento serão compartilhadas em uma pasta no Google Drive específica para isso.

Desenvolvimento
Envie para as duplas orientações por escrito para que façam seus Planejamentos pensando que terão como público leitor crianças do 6º ano, ou seja, da mesma idade deles. Instigue os grupos a utilizar o verbete analisado ou as outras fontes de pesquisa enquanto possíveis referências para citações. Antes do início do planejamento, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, que você encontra nas Orientações deste Plano e desta Sequência. Auxilie as duplas pelos canais combinados por vocês, estabeleça um prazo para a entrega das respostas e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).

Fechamento
Depois de todos terem enviado seus Planejamentos e de você ter feito a leitura, envie à turma, por escrito ou por áudio, uma compilação das aprendizagens e destaques que você achar necessários. Se possível, peça que as duplas visitem os Planejamentos dos colegas e façam observações e comentários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar no Planejamento contribuindo com a pesquisa e buscando simplificar o conceito de Intertextualidade para crianças do 6º ano. Você também pode enviar a imagem da obra Monalisa, de Leonardo da Vinci, uma das mais parodiadas de todos os tempos, e algumas versões feitas por artistas. Desafie as famílias a também criarem, usando programas de edição de imagem básicos do computador ou do celular, suas versões da Monalisa, explicando que a paródia é um tipo de Intertextualidade. Depois, você pode criar um mural no Padlet com as obras feitas pelas famílias.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_04SQA13

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas