15268
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção e avaliação de exposições orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção e avaliação de exposições orais

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Controle do tempo de apresentação. Dificuldade de topicalizar os assuntos, levando em conta o que é mais importante.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma que complete a sentença acima. O objetivo desta atividade é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e alunas em relação ao planejamento de exposições orais. É fundamental que esse conhecimentos tenham sido desenvolvidos em aulas anteriores. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma que complete a sentença acima. Neste momento, é importante que a turma relembre critérios para avaliar o sucesso ou não de exposições orais. É fundamental que esses critérios já tenham sido debatidos e coletivamente construídos pelos alunos e alunas em aulas anteriores. Para isso, antes deste plano, proponha à turma perguntas que auxiliem a construção de uma lista de critérios de avaliação, tais como: que elementos externos costumam determinar uma exposição oral? Durante uma exposição oral, há formas adequadas e inadequadas de falar? Durante uma exposição oral, há formas adequadas e inadequadas de gesticular? A que recursos podemos recorrer durante uma exposição oral? Quando esses recursos são adequados ou inadequados? Espera-se que, ao fim do debate, os critérios avaliativos produzidos pela turma contemplem: a) a necessidade de respeitar limites de tempo previamente estabelecidos; b) a necessidade de adequar a exposição oral à possibilidade de compreensão da audiência; c) a necessidade de executar uma exposição oral com início, meio e fim; d) a atenção ao ritmo e ao tom da fala, de modo a se fazer entender pela audiência; e) a atenção à gestualidade durante a exposição oral; f) a possibilidade de auxiliar exposições orais por meio de painéis informativos ou apresentações em formato slideshow, g) a necessidade de planejar os painéis ou slides de modo a ilustrar o conteúdo apresentado e facilitar a compreensão da audiência; h) a necessidade de apresentar o conteúdo proposto de maneira clara e objetiva. É recomendável que a turma tenha cópias impressas contendo os critérios construídos. Caso isso não seja possível, no quadro, tome nota dos critérios construídos pela turma. Verifique se a turma está a par dos critérios construídos.

Materiais complementares: Você pode encontrar uma sugestão de critérios avaliativos aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Antes desta aula, divida a turma em quatro grupos. Peça aos grupos que pesquisem sobre o tema “preconceito linguístico”. Em seguida, solicite a cada grupo que planeje uma exposição oral a respeito do tema pesquisado. Informe a turma sobre a necessidade de construir ao menos um slide para amparar cada apresentação. As exposições serão feita à turma e terão, no máximo, três minutos. Após cada apresentação, a turma terá dois minutos para apresentar questões. Certifique-se de que a turma tenha acesso a todas essas informações antes da execução deste plano. Certifique-se também de que os grupos tenham acesso a computadores e ao datashow, de modo a exporem seus slides. Caso o acesso a computadores seja inviável, antes da aula, solicite aos grupos que, ao invés de slides, construam painéis informativos.
  • Solicite à turma que se divida de acordo com seus grupos. Retome as orientações apontadas acima.
  • Permita que os grupos ensaiem as exposições.
  • O tempo destinado a esta parte do plano é de 12 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que iniciem as exposições. Recomende aos alunos e alunas que tomem notas durante as falas dos colegas. Solicite também que cada aluno e aluna avalie as exposições orais de acordo com a lista de critérios construída anteriormente. Ao fim de cada exposição, permita que a turma apresente questões aos grupos, de modo a dinamizar o debate. Essa atividade permitirá à turma exercitar também a conversação espontânea em torno do conteúdo debatido. Caso a turma tenha dificuldades em formular questões, proponha aos grupos perguntas voltadas não só ao conteúdo, mas também às estratégias escolhidas para apresentá-lo. No quadro, tome nota das perguntas e respostas produzidas ao longo dos debates.
  • Ao fim das apresentações e dos debates, permita que cada grupo receba e analise as avaliações da turma.
  • O tempo destinado a esta parte do plano é de 20 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após a leitura e a análise das avaliações, solicite aos grupos que, a partir das avaliações recebidas, comentem sobre a experiência de planejar e executar exposições orais. Incentive os grupos a trocarem ideias sobre maneiras de melhorar os trabalhos apresentados. Chame a atenção dos alunos e alunas para a importância de críticas construtivas e respeitosas. O objetivo desta atividade é sistematizar os conhecimentos da turma em torno da exposição oral enquanto gênero do discurso, além de sintetizar os conhecimentos adquiridos a respeito do tema “preconceito linguístico”.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Controle do tempo de apresentação. Dificuldade de topicalizar os assuntos, levando em conta o que é mais importante.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma que complete a sentença acima. O objetivo desta atividade é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e alunas em relação ao planejamento de exposições orais. É fundamental que esse conhecimentos tenham sido desenvolvidos em aulas anteriores. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma que complete a sentença acima. Neste momento, é importante que a turma relembre critérios para avaliar o sucesso ou não de exposições orais. É fundamental que esses critérios já tenham sido debatidos e coletivamente construídos pelos alunos e alunas em aulas anteriores. Para isso, antes deste plano, proponha à turma perguntas que auxiliem a construção de uma lista de critérios de avaliação, tais como: que elementos externos costumam determinar uma exposição oral? Durante uma exposição oral, há formas adequadas e inadequadas de falar? Durante uma exposição oral, há formas adequadas e inadequadas de gesticular? A que recursos podemos recorrer durante uma exposição oral? Quando esses recursos são adequados ou inadequados? Espera-se que, ao fim do debate, os critérios avaliativos produzidos pela turma contemplem: a) a necessidade de respeitar limites de tempo previamente estabelecidos; b) a necessidade de adequar a exposição oral à possibilidade de compreensão da audiência; c) a necessidade de executar uma exposição oral com início, meio e fim; d) a atenção ao ritmo e ao tom da fala, de modo a se fazer entender pela audiência; e) a atenção à gestualidade durante a exposição oral; f) a possibilidade de auxiliar exposições orais por meio de painéis informativos ou apresentações em formato slideshow, g) a necessidade de planejar os painéis ou slides de modo a ilustrar o conteúdo apresentado e facilitar a compreensão da audiência; h) a necessidade de apresentar o conteúdo proposto de maneira clara e objetiva. É recomendável que a turma tenha cópias impressas contendo os critérios construídos. Caso isso não seja possível, no quadro, tome nota dos critérios construídos pela turma. Verifique se a turma está a par dos critérios construídos.

Materiais complementares: Você pode encontrar uma sugestão de critérios avaliativos aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Antes desta aula, divida a turma em quatro grupos. Peça aos grupos que pesquisem sobre o tema “preconceito linguístico”. Em seguida, solicite a cada grupo que planeje uma exposição oral a respeito do tema pesquisado. Informe a turma sobre a necessidade de construir ao menos um slide para amparar cada apresentação. As exposições serão feita à turma e terão, no máximo, três minutos. Após cada apresentação, a turma terá dois minutos para apresentar questões. Certifique-se de que a turma tenha acesso a todas essas informações antes da execução deste plano. Certifique-se também de que os grupos tenham acesso a computadores e ao datashow, de modo a exporem seus slides. Caso o acesso a computadores seja inviável, antes da aula, solicite aos grupos que, ao invés de slides, construam painéis informativos.
  • Solicite à turma que se divida de acordo com seus grupos. Retome as orientações apontadas acima.
  • Permita que os grupos ensaiem as exposições.
  • O tempo destinado a esta parte do plano é de 12 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que iniciem as exposições. Recomende aos alunos e alunas que tomem notas durante as falas dos colegas. Solicite também que cada aluno e aluna avalie as exposições orais de acordo com a lista de critérios construída anteriormente. Ao fim de cada exposição, permita que a turma apresente questões aos grupos, de modo a dinamizar o debate. Essa atividade permitirá à turma exercitar também a conversação espontânea em torno do conteúdo debatido. Caso a turma tenha dificuldades em formular questões, proponha aos grupos perguntas voltadas não só ao conteúdo, mas também às estratégias escolhidas para apresentá-lo. No quadro, tome nota das perguntas e respostas produzidas ao longo dos debates.
  • Ao fim das apresentações e dos debates, permita que cada grupo receba e analise as avaliações da turma.
  • O tempo destinado a esta parte do plano é de 20 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após a leitura e a análise das avaliações, solicite aos grupos que, a partir das avaliações recebidas, comentem sobre a experiência de planejar e executar exposições orais. Incentive os grupos a trocarem ideias sobre maneiras de melhorar os trabalhos apresentados. Chame a atenção dos alunos e alunas para a importância de críticas construtivas e respeitosas. O objetivo desta atividade é sistematizar os conhecimentos da turma em torno da exposição oral enquanto gênero do discurso, além de sintetizar os conhecimentos adquiridos a respeito do tema “preconceito linguístico”.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano