Objetivo
Plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito de estimativas de medidas.
Conceito-chave
Estimar - medidas não padronizadas.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartolina;
- Piloto;
- Datashow ( opcional )
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Convide a turma a responder as perguntas oralmente. Serão perguntas envolvendo estimativas. Questione-os com perguntas dentro do contexto deles. As perguntas no slide são exemplos, elas podem ser mudadas. Entretanto, as estimativas inicialmente não devem abordar medidas com o uso dos instrumentos. A ideia é fazer com que eles pensem nessas perguntas e com a possibilidade deles estimarem. Então, você pode antes de iniciar as perguntas, dizer: ”Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!”.
Propósito: Iniciar a apresentação do conceito de estimativa.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que só podemos encontrar a medida de um determinado objeto usando instrumentos de medição?
- Vocês já pensaram quanto deve pesar o armário da sala?
- Quem aqui deve ter o mesmo peso de um botijão de gás 15 kg?
- A mesa de vocês, quantos palmos seus devem ter?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Convide a turma a responder as perguntas oralmente. Serão perguntas envolvendo estimativas. Questione-os com perguntas dentro do contexto deles. As perguntas no slide são exemplos, elas podem ser mudadas. Entretanto, as estimativas inicialmente não devem abordar medidas com o uso dos instrumentos. A ideia é fazer com que eles pensem nessas perguntas e com a possibilidade deles estimarem. Então, você pode antes de iniciar as perguntas, dizer: ”Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!”.
Propósito: Iniciar a apresentação do conceito de estimativa.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que só podemos encontrar a medida de um determinado objeto usando instrumentos de medição?
- Vocês já pensaram quanto deve pesar o armário da sala?
- Quem aqui deve ter o mesmo peso de um botijão de gás 15 kg?
- A mesa de vocês, quantos palmos seus devem ter?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Convide os alunos a resolver a situação-problema. Em dupla, entregue a atividade impressa. A escolha da dupla pode ser feita por eles, apenas, atente-se para aquelas crianças que ainda não estão lendo. Se possível, projete o slide com a atividade ou registre na lousa, com a imagem ampliada. A proposta da atividade é que eles estimem o valor aproximado da barraca, através da referência da altura de Ana. Oriente que eles façam a leitura com tranquilidade da situação-problema e destaque as informações que julguem importantes para a resolução. Diga que assim como na atividade de aquecimento, podemos pensar sobre as medidas dos objetos , a partir de outras referências que temos. Neste caso, a Ana pode estimar a altura da barraca, levando em consideração a sua própria altura. Um aspecto importante é explicar para os alunos que podemos usar referências, que podem inclusive, serem desenvolvidas mentalmente.
Propósito: Apresentar o conceito de estimativas através de uma atividade em grupo.
Discuta com a turma:
- Podemos pensar na medida de algum objeto sem usar instrumentos?
- O que podemos usar como referência para nos ajudar a chegar a uma possível medida?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Convide os alunos a resolver a situação-problema. Em dupla, entregue a atividade impressa. A escolha da dupla pode ser feita por eles, apenas, atente-se para aquelas crianças que ainda não estão lendo. Se possível, projete o slide com a atividade ou registre na lousa, com a imagem ampliada. A proposta da atividade é que eles estimem o valor aproximado da barraca, através da referência da altura de Ana. Oriente que eles façam a leitura com tranquilidade da situação-problema e destaque as informações que julguem importantes para a resolução. Diga que assim como na atividade de aquecimento, podemos pensar sobre as medidas dos objetos , a partir de outras referências que temos. Neste caso, a Ana pode estimar a altura da barraca, levando em consideração a sua própria altura. Um aspecto importante é explicar para os alunos que podemos usar referências, que podem inclusive, serem desenvolvidas mentalmente.
Propósito: Apresentar o conceito de estimativas através de uma atividade em grupo.
Discuta com a turma:
- Podemos pensar na medida de algum objeto sem usar instrumentos?
- O que podemos usar como referência para nos ajudar a chegar a uma possível medida?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Escolha duas ou três duplas que tenham desenvolvido estratégias diferentes e peça para que eles apresentem suas resoluções. Permita que eles expliquem utilizando a imagem ampliada da atividade ou projetada, de que maneira a Roberta pode medir a altura da barraca sem o uso de instrumentos. Neste caso, pode ocorrer estratégias onde os alunos associem a altura de Roberta a escada, percebendo que a escada tem o dobro da altura de Roberta, e encontre a altura da banca, visto que, a escada tem a mesma altura.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível pensarmos na altura da barraca, mesmo não tendo um instrumento para medida?
- De que maneira a altura de Roberta ajudou a vocês descobrirem a altura da banca?
- Se não tivesse a escada, vocês poderiam encontrar outra referência?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Escolha duas ou três duplas que tenham desenvolvido estratégias diferentes e peça para que eles apresentem suas resoluções. Permita que eles expliquem utilizando a imagem ampliada da atividade ou projetada. Pode ocorrer estratégias onde os alunos associem a altura de Roberta a escada, percebendo que a escada tem o dobro da altura de Roberta, e encontre a altura da banca, visto que, a escada tem a mesma altura.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível pensarmos na altura da barraca, mesmo não tendo um instrumento para medida?
- De que maneira a altura de Roberta ajudou a vocês descobrirem a altura da banca?
- Se não tivesse a escada, vocês poderiam encontrar outra referência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Escolha duas ou três duplas que tenham desenvolvido estratégias diferentes e peça para que eles apresentem suas resoluções. Permita que eles expliquem utilizando a imagem ampliada da atividade ou projetada. Pode ocorrer estratégias onde os alunos associem a altura de Roberta a escada, percebendo que a escada tem o dobro da altura de Roberta, e encontre a altura da banca, visto que, a escada tem a mesma altura.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível pensarmos na altura da barraca, mesmo não tendo um instrumento para medida?
- De que maneira a altura de Roberta ajudou a vocês descobrirem a altura da banca?
- Se não tivesse a escada, vocês poderiam encontrar outra referência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: A dupla pode desenvolver também a estratégia de comparar a altura de Roberta com a da banca, e perceber que a barraca equivale a duas vezes a altura de Roberta.Usaria a altura de Roberta para estimar a altura da barraca. Se acontecer de nenhuma dupla desenvolver uma estratégia estimando a altura de 2 m, apresente as possíveis resoluções da atividade.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível usarmos nossa altura para pensarmos em valores de medidas próximos de objetos?
- Eu tenho 1,74 m ( você pode usar a sua própria altura para exemplificar), com base na minha altura, quantos metros deve ter a porta da sala?
- Alguém pode utilizar sua altura como referência para pensar na altura que deve ter o armário (pode ser outros objeto, caso a sala não tenha armário) da sala?
- Alguém pode me dizer outro objeto que tenha mais ou menos a altura da banca: 2m?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente o conceito de estimar. Projete o slide ou registre na lousa. Destaque que estimar é usar referências, como a altura, a medida em pés de uma mesa sem o uso de instrumento. Afirme que diariamente fazemos estimativas. Pensamos se a quantidade de açúcar vai ser suficiente para adoçar o suco, se um determinado brinquedo vai caber em uma caixa. Diga que podemos medir e comparar usando referências, que podem as que ficam na nossa mente, como: “A mesa de minha casa possui 10 palmos de comprimento” , “Minha altura é de 1 m!” ou usando outros objetos como referência : “O comprimento da parede de minha sala cabem 3 quadros grandes.”
Propósito: Apresentar o conceito de estimativas.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a aula retomando o que foi realizado e destacando o uso das referências para estimar o comprimento de uma sala ou espaço. Registre a informação em um cartaz, juntamente com o conceito de estimativa e deixe visível para a turma. Pode ser confeccionado um cartaz com a informação destacada.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue atividade impressa e peça que individualmente eles façam a questão proposta. Atente-se para que eles usem o conceito de estimar para solucionar o problema. A ideia é que eles percebam que podem usar referências para estimar as medidas. No momento da discussão da resolução, destaque que fazemos essas estimativas sempre com base em referência, neste caso em específico, que já sabemos as medidas. E que usá-las auxiliam quando precisamos estimar uma medida . Outras atividades complementares podem ser proposta para desenvolver e exercitar as estimativas.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão: