Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual
Finalidade da aula: Planejar a realização de uma entrevista em formato audiovisual, desde a decisão sobre quem entrevistar até a elaboração de roteiro de perguntas.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento e produção de textos jornalísticos oraisProdução de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10, EF69LP12
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO6_02SQA11
(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
AULA 01
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes