15265
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos devem planejar uma entrevista. Para tanto, envie um áudio avisando o que farão e pedindo que selecionem alguém de sua convivência em casa (em razão da quarentena) para entrevistar. Oriente-os que podem se organizar em trios. Instigue-os a pensar se, em suas casas, há pessoas que estejam na linha de frente do combate ao vírus (trabalhando em hospitais, postos de saúde etc.), ou trabalhando em outros serviços essenciais, ou realizando algum trabalho solidário, como arrecadação de cestas básicas, confecção/doação de máscaras, dentre outros. Faça-os pensar também nas profissões dos familiares, na forma como estão enfrentando o isolamento, para que escolham alguém com uma história interessante para contar em uma entrevista. Estabeleça um prazo para essa escolha dos alunos e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês.

Desenvolvimento
Depois de todos os trios terem decidido seus entrevistados, encaminhe aos alunos o Roteiro de planejamento, disponível aqui, para preencherem, mas atenção: algumas perguntas deverão ser adaptadas para a nova realidade, já que farão a entrevista em casa (pergunta n° 8 e nº 11) e a ideia é que os alunos não se encontrem, podendo utilizar o Google Meet ou o Zoom para fazer a entrevista, ou dividir tarefas, como: um dos alunos entrevista (o que mora com o entrevistado), outro edita, outro revisa e faz anotações. Combine um prazo e um meio de entrega (sugestão: Google Drive) possível de ser compartilhado e visualizado por toda a turma. Depois que todos tiverem feito seus planejamentos, oriente os trios a visitar os planejamentos dos colegas e escolher um para comentar, sugerir, elogiar, questionar. Estabeleça um prazo para que os comentários sejam feitos.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessários e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma, verificando as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
As famílias poderão envolver-se diretamente na atividade deste plano, já que membros de algumas delas serão entrevistados. Os demais membros podem auxiliar no Planejamento, pensando em perguntas e dando ideias de cenários e figurinos, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA11

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas