15265
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Laboratório de informática com computadores com acesso à internet. Link para o roteiro de planejamento em formato de formulário do Google. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias do roteiro de planejamento. Levantamento prévio com os alunos a respeito das personalidades que se desejam entrevistar e eventual pesquisa a respeito (pode ser sugerida como tarefa de casa uma aula antes desta).

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender a importância do planejamento, por requerer uma visão focada no futuro. Os alunos podem ter dificuldades em contemplar todos os detalhes de uma planejamento, especialmente aqueles relacionados a imagem e som.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique a importância do planejamento da entrevista para evitar surpresas desagradáveis no processo. Caso os alunos já tenham trabalhado com o gênero, relembre brevemente suas características focando no aspecto interacional e, no caso específico do objetivo desta aula, as particularidades do formato audiovisual. Caso seja a primeira aula dos alunos sobre esse gênero, apresente-o rapidamente conforme informações sobre o gênero no slide anterior.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Faça previamente, na aula anterior, por exemplo, um levantamento com os alunos sobre as personalidades que podem ser entrevistadas por eles. Sugira que façam uma pesquisa sobre elas como tarefa de casa e tragam as informações que julgarem relevantes para esta aula.
  • Para facilitar o processo de agendamento das entrevistas, sugerimos que os alunos convidem pessoas da própria escola que tenham alguma relevância para a comunidade escolar. Pode ser algum aluno com atuação artística, o diretor (sobre algum aspecto da escola que mereça esclarecimentos), algum professor particularmente atuante nas causas da escola etc. Se houver possibilidade de entrevistar pessoas para além desse contexto, verifique a disponibilidade para a atividade.
  • Explique aos alunos que a aula consistirá no planejamento de uma entrevista em formato audiovisual, isto é, em vídeo, e que, portanto, deverá ser levado em consideração não só o texto a ser produzido, mas também as modulações de voz (som) e a linguagem corporal (imagem).
  • Explique ainda que a entrevista não será realizada nesta aula, mas em outro momento (se já estiver planejado, informe aos alunos neste momento).
  • Chame a atenção dos alunos para os aspectos do slide, que serão contemplados no roteiro de planejamento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Se um laboratório de informática estiver disponível, o planejamento da entrevista pode ser realizado em computadores por meio de um documento compartilhado ou formulário do Google. Basta adaptar o roteiro de planejamento para esses formatos previamente e compartilhar o link com os alunos. Caso esse recurso não esteja disponível, os alunos usarão cópias do roteiro de planejamento impresso.
  • Para informações de como elaborar um formulário no Google, acesse o link: Como usar o Formulários Google. Disponível em: <https://support.google.com/docs/answer/6281888?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR>. Acesso em: 19 nov. 2018.
  • Para informações sobre como elaborar e compartilhar um documento no Google, acesse o link: Documentos Google. Disponível em: <https://support.google.com/docs/topic/9046002?hl=pt-BR&ref_topic=1382883>. Acesso em: 19 nov. 2018.
  • Organize os alunos em grupos (sugerimos uma composição de 4 a 6 alunos).
  • Organize cada grupo em um computador e disponibilize a eles o link do formulário/documento ou distribua a cada grupo uma cópia do roteiro de planejamento.
  • Explique aos alunos que eles devem planejar todos os detalhes previstos no roteiro, para que a entrevista tenha sucesso e para que imprevistos possam ser facilmente contornados.
  • Peça que os alunos registrem todas as decisões tomadas e pensem que integrante do grupo será responsável por qual tarefa.
  • Auxilie o planejamento dos alunos ao passar pelos grupos. Verifique que o planejamento está adequado (e não fantasioso) e peça para que alterações sejam feitas caso necessário.
  • A primeira pergunta se refere a quem será entrevistado. Recolha essa primeira informação para auxiliar a convidar a personalidade escolhida para a entrevista na data estipulada.

Materiais complementares: Para acessar o roteiro de planejamento para impressão, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com as perguntas ou as escreva no quadro.
  • Peça que cada grupo exponha brevemente quem entrevistará e o que ainda pretende fazer para se prepararem para a entrevista de fato.
  • Este é um momento para fazer um breve balanço sobre o que foi planejado. As perguntas são apenas motivadores para a socialização das ideias. Outros aspectos podem ser abordados, ainda que não tenham sido previstos nas perguntas.
  • Este fechamento tem por objetivo socializar as personalidades escolhidas e os sentimentos dos alunos. Este momento pode ser útil para lidar com ansiedades sobre a performance na entrevista planejada ou a empolgação em relação à proposta. Procure incentivar os alunos e apaziguar as angústias pedindo para estudarem bem o que foi planejado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Laboratório de informática com computadores com acesso à internet. Link para o roteiro de planejamento em formato de formulário do Google. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias do roteiro de planejamento. Levantamento prévio com os alunos a respeito das personalidades que se desejam entrevistar e eventual pesquisa a respeito (pode ser sugerida como tarefa de casa uma aula antes desta).

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender a importância do planejamento, por requerer uma visão focada no futuro. Os alunos podem ter dificuldades em contemplar todos os detalhes de uma planejamento, especialmente aqueles relacionados a imagem e som.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique a importância do planejamento da entrevista para evitar surpresas desagradáveis no processo. Caso os alunos já tenham trabalhado com o gênero, relembre brevemente suas características focando no aspecto interacional e, no caso específico do objetivo desta aula, as particularidades do formato audiovisual. Caso seja a primeira aula dos alunos sobre esse gênero, apresente-o rapidamente conforme informações sobre o gênero no slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Faça previamente, na aula anterior, por exemplo, um levantamento com os alunos sobre as personalidades que podem ser entrevistadas por eles. Sugira que façam uma pesquisa sobre elas como tarefa de casa e tragam as informações que julgarem relevantes para esta aula.
  • Para facilitar o processo de agendamento das entrevistas, sugerimos que os alunos convidem pessoas da própria escola que tenham alguma relevância para a comunidade escolar. Pode ser algum aluno com atuação artística, o diretor (sobre algum aspecto da escola que mereça esclarecimentos), algum professor particularmente atuante nas causas da escola etc. Se houver possibilidade de entrevistar pessoas para além desse contexto, verifique a disponibilidade para a atividade.
  • Explique aos alunos que a aula consistirá no planejamento de uma entrevista em formato audiovisual, isto é, em vídeo, e que, portanto, deverá ser levado em consideração não só o texto a ser produzido, mas também as modulações de voz (som) e a linguagem corporal (imagem).
  • Explique ainda que a entrevista não será realizada nesta aula, mas em outro momento (se já estiver planejado, informe aos alunos neste momento).
  • Chame a atenção dos alunos para os aspectos do slide, que serão contemplados no roteiro de planejamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Se um laboratório de informática estiver disponível, o planejamento da entrevista pode ser realizado em computadores por meio de um documento compartilhado ou formulário do Google. Basta adaptar o roteiro de planejamento para esses formatos previamente e compartilhar o link com os alunos. Caso esse recurso não esteja disponível, os alunos usarão cópias do roteiro de planejamento impresso.
  • Para informações de como elaborar um formulário no Google, acesse o link: Como usar o Formulários Google. Disponível em: <https://support.google.com/docs/answer/6281888?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR>. Acesso em: 19 nov. 2018.
  • Para informações sobre como elaborar e compartilhar um documento no Google, acesse o link: Documentos Google. Disponível em: <https://support.google.com/docs/topic/9046002?hl=pt-BR&ref_topic=1382883>. Acesso em: 19 nov. 2018.
  • Organize os alunos em grupos (sugerimos uma composição de 4 a 6 alunos).
  • Organize cada grupo em um computador e disponibilize a eles o link do formulário/documento ou distribua a cada grupo uma cópia do roteiro de planejamento.
  • Explique aos alunos que eles devem planejar todos os detalhes previstos no roteiro, para que a entrevista tenha sucesso e para que imprevistos possam ser facilmente contornados.
  • Peça que os alunos registrem todas as decisões tomadas e pensem que integrante do grupo será responsável por qual tarefa.
  • Auxilie o planejamento dos alunos ao passar pelos grupos. Verifique que o planejamento está adequado (e não fantasioso) e peça para que alterações sejam feitas caso necessário.
  • A primeira pergunta se refere a quem será entrevistado. Recolha essa primeira informação para auxiliar a convidar a personalidade escolhida para a entrevista na data estipulada.

Materiais complementares: Para acessar o roteiro de planejamento para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com as perguntas ou as escreva no quadro.
  • Peça que cada grupo exponha brevemente quem entrevistará e o que ainda pretende fazer para se prepararem para a entrevista de fato.
  • Este é um momento para fazer um breve balanço sobre o que foi planejado. As perguntas são apenas motivadores para a socialização das ideias. Outros aspectos podem ser abordados, ainda que não tenham sido previstos nas perguntas.
  • Este fechamento tem por objetivo socializar as personalidades escolhidas e os sentimentos dos alunos. Este momento pode ser útil para lidar com ansiedades sobre a performance na entrevista planejada ou a empolgação em relação à proposta. Procure incentivar os alunos e apaziguar as angústias pedindo para estudarem bem o que foi planejado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano