Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejar uma entrevista a ser apresentada oralmente
Finalidade da aula: - Fazer uso da escrita como apoio no planejamento e realização de uma entrevista oral.- Exercitar a capacidade de expressão em uma situação de comunicação oral formal.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem / entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Relato oral / Registro formal e informal / Forma de composição de gêneros orais / Compreensão em leitura.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP13, EF35LP10, EF05LP15
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO5_04SQA11
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes