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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos

e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade

Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cópias do experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação, escuta e organização de ideias.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. pp. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos (4 alunos) para o desenvolvimento da exposição oral.
  • Organize a ordem das exposições e estabeleça o tempo que cada grupo terá para a exposição.
  • Reforce a importância de desenvolverem a exposição oral de forma a contemplar a estrutura: abertura, desenvolvimento do tema (com textos escritos ou imagens para apoio da fala), conclusão e encerramento
  • Caso não esteja usando os planos em sequência e tiver dúvidas em como preparar uma boa exposição oral, você poderá recorrer ao plano em que o foco é o planejamento da exposição oral. É a aula 11 desta sequência
  • Lembre aos alunos que durante a exposição oral, devemos ficar atentos à postura corporal, ao tom de voz e aos gestos utilizados.
  • Enfatize que para se ter êxito na exposição oral é necessário bastante treino e grande parte das informações decoradas, isso passará segurança necessária para dinamizar as apresentações.
  • Lembre os alunos para prestarem bastante atenção em todo o relato e principalmente na etapa do desenvolvimento do experimento, neste trecho os alunos precisarão falar e demonstrar o procedimento ao mesmo tempo, causando uma certa dificuldade.
  • Peça aos alunos que durante a exposição oral prestem bastante atenção à reação do público, pois ela revelará a qualidade da apresentação.
  • Durante a exposição oral, você deve destacar um aluno para realizar a filmagem das apresentações. Você poderá usar o celular ou uma câmera.
  • Informe aos alunos que eles serão protagonistas em um momento e em outro espectadores. Oriente a platéia para que façam silêncio durante as exposições e deixem as perguntas para o final de cada exposição. Lembre-os que uma escuta ativa é parte de uma boa exposição oral.
  • Filme a exposição oral dos alunos para proceder a análise e correções futuras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete a filmagem para proceder a análise das exposições realizadas.
  • Pause o vídeo a cada exposição. Nesta etapa discuta com os alunos os aspectos paralinguísticos (gestos, expressões corporais, etc) e os aspectos estruturais (abertura, desenvolvimento, conclusão e fechamento).
  • Questione:
  • Foi uma boa abertura de exposição oral? Por quê? Espera-se que os alunos respondam a pergunta baseado na premissa de que uma boa abertura deve vir acompanhado de uma saudação inicial , apresentação pessoal e a introdução do experimento.
  • O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? Espera-se que os alunos respondam que para um bom desenvolvimento, os alunos precisam descrever as intenções da realização do experimento, descrever os materiais utilizados e os procedimentos adotados.
  • Foi usado apoio de fala para a exposição (cartazes ou imagens)? Espera-se que os alunos respondam que sim, pois os apoios de fala são importantíssimos para garantir o entendimento do ouvinte.
  • Descreveram os materiais usados e os resultados esperados? Espera-se que os alunos digam que sim, pois esses itens fazem parte de um bom desenvolvimento da exposição.
  • Como foi a conclusão da exposição oral? Espera-se que os alunos respondam que para uma boa conclusão é necessário que os ouvintes tenham pleno entendimento do que foi exposto e as teorias foram validadas ou não pelo experimento.
  • Como foi feito o fechamento? Espera-se que os alunos respondam que para um bom fechamento de exposição é necessário seja acompanhado de um agradecimento.
  • Como foi o comportamento paralinguístico dos expositores? Espera-se que os alunos observem se houve pronunciamento de gírias, repetições de palavras ou gestos inadequados para o momento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Distribua a autoavaliação para os alunos.
  • Incentive os alunos a avaliarem seu próprio desempenho.
  • Proponha a troca de atividade entre as duplas e oriente os alunos a proporem melhorias para a atividade do colega. Retome as etapas de uma exposição oral fazendo questionamentos: Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes e materiais visuais em todas as etapas? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por que? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Como deve ser a postura do ouvinte?
  • Esses questionamentos já foram respondidos na etapa anterior, a ideia aqui é apenas fazer uma breve retomada para a realização da atividade, caso queira recorrer as respostas, retome slide anterior.
  • Abra uma roda de conversa para compartilhar as propostas de melhoria das exposições.

Materiais complementares: Imprima a atividade de autoavaliação aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos

e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade

Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cópias do experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em observação, escuta e organização de ideias.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M. C. B.; MELO, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. pp. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos (4 alunos) para o desenvolvimento da exposição oral.
  • Organize a ordem das exposições e estabeleça o tempo que cada grupo terá para a exposição.
  • Reforce a importância de desenvolverem a exposição oral de forma a contemplar a estrutura: abertura, desenvolvimento do tema (com textos escritos ou imagens para apoio da fala), conclusão e encerramento
  • Caso não esteja usando os planos em sequência e tiver dúvidas em como preparar uma boa exposição oral, você poderá recorrer ao plano em que o foco é o planejamento da exposição oral. É a aula 11 desta sequência
  • Lembre aos alunos que durante a exposição oral, devemos ficar atentos à postura corporal, ao tom de voz e aos gestos utilizados.
  • Enfatize que para se ter êxito na exposição oral é necessário bastante treino e grande parte das informações decoradas, isso passará segurança necessária para dinamizar as apresentações.
  • Lembre os alunos para prestarem bastante atenção em todo o relato e principalmente na etapa do desenvolvimento do experimento, neste trecho os alunos precisarão falar e demonstrar o procedimento ao mesmo tempo, causando uma certa dificuldade.
  • Peça aos alunos que durante a exposição oral prestem bastante atenção à reação do público, pois ela revelará a qualidade da apresentação.
  • Durante a exposição oral, você deve destacar um aluno para realizar a filmagem das apresentações. Você poderá usar o celular ou uma câmera.
  • Informe aos alunos que eles serão protagonistas em um momento e em outro espectadores. Oriente a platéia para que façam silêncio durante as exposições e deixem as perguntas para o final de cada exposição. Lembre-os que uma escuta ativa é parte de uma boa exposição oral.
  • Filme a exposição oral dos alunos para proceder a análise e correções futuras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete a filmagem para proceder a análise das exposições realizadas.
  • Pause o vídeo a cada exposição. Nesta etapa discuta com os alunos os aspectos paralinguísticos (gestos, expressões corporais, etc) e os aspectos estruturais (abertura, desenvolvimento, conclusão e fechamento).
  • Questione:
  • Foi uma boa abertura de exposição oral? Por quê? Espera-se que os alunos respondam a pergunta baseado na premissa de que uma boa abertura deve vir acompanhado de uma saudação inicial , apresentação pessoal e a introdução do experimento.
  • O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? Espera-se que os alunos respondam que para um bom desenvolvimento, os alunos precisam descrever as intenções da realização do experimento, descrever os materiais utilizados e os procedimentos adotados.
  • Foi usado apoio de fala para a exposição (cartazes ou imagens)? Espera-se que os alunos respondam que sim, pois os apoios de fala são importantíssimos para garantir o entendimento do ouvinte.
  • Descreveram os materiais usados e os resultados esperados? Espera-se que os alunos digam que sim, pois esses itens fazem parte de um bom desenvolvimento da exposição.
  • Como foi a conclusão da exposição oral? Espera-se que os alunos respondam que para uma boa conclusão é necessário que os ouvintes tenham pleno entendimento do que foi exposto e as teorias foram validadas ou não pelo experimento.
  • Como foi feito o fechamento? Espera-se que os alunos respondam que para um bom fechamento de exposição é necessário seja acompanhado de um agradecimento.
  • Como foi o comportamento paralinguístico dos expositores? Espera-se que os alunos observem se houve pronunciamento de gírias, repetições de palavras ou gestos inadequados para o momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Distribua a autoavaliação para os alunos.
  • Incentive os alunos a avaliarem seu próprio desempenho.
  • Proponha a troca de atividade entre as duplas e oriente os alunos a proporem melhorias para a atividade do colega. Retome as etapas de uma exposição oral fazendo questionamentos: Como podemos determinar o que é uma boa abertura de exposição oral? Para que ela serve? O que é necessário conter no desenvolvimento da exposição oral? É necessário usar cartazes e materiais visuais em todas as etapas? Projeções? Descrever os materiais de usados e resultados esperados? Como e quando devemos concluir a exposição oral? E o fechamento é necessário? Por que? Como devo fazer? É correto ler durante a exposição oral? Como deve ser o tom de voz, a postura e o linguajar? Como deve ser a postura do ouvinte?
  • Esses questionamentos já foram respondidos na etapa anterior, a ideia aqui é apenas fazer uma breve retomada para a realização da atividade, caso queira recorrer as respostas, retome slide anterior.
  • Abra uma roda de conversa para compartilhar as propostas de melhoria das exposições.

Materiais complementares: Imprima a atividade de autoavaliação aqui.

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