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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As sílabas por dentro das palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre As sílabas por dentro das palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO1_12ATS03
(Esta é a 3ª aula de um conjunto de três planos com a finalidade de relacionar os elementos sonoros [sílabas orais] e a respectiva escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas).

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos disponíveis no plano (acesse aqui).
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meets ou o Hangout.
Vídeos sugeridos:
* Barbatuques Samba Lelê https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw
* Galinha Pintadinha https://www.youtube.com/watch?v=zKOubVELVNw

Introdução
Inicie a aula pelo WhatsApp conversando com as crianças a respeito das muitas cantigas que existem. Desafie-os a pensar em como algumas palavras são formadas e para isso mostre a cantiga “Samba Lelê” com o vídeo do grupo Barbatuques que cantaram a música usando os sons produzidos pelo corpo (clique aqui para acessar o vídeo). Sugira que as crianças cantem, dancem e reproduzam os sons.

Desenvolvimento
Após esse momento de brincadeira pergunte se eles acreditam ser possível escrever essa música? E como se faz isso? Então, mostre a música “Samba Lelê” escrita (clique aqui e acesse o arquivo). Leia e cante novamente a cantiga apontando para os versos para que fique bem claro que aquilo que está escrito relaciona-se com o que você está falando. Converse com as crianças a respeito da composição das sílabas: algumas são com uma, duas, três ou até mais letras, que precisamos estar atentos aos sons que emitimos em cada parte da palavra. Uma outra opção é apresentar um vídeo que tenha a letra da música, como da “Galinha Pintadinha” (acesse aqui), porque além da legenda, uma bolinha vai percorrendo as sílabas, facilitando o acompanhamento da escrita. No plano original as atividades a seguir consideram as hipóteses: pré silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábica alfabética e alfabética, permitindo agrupamento na sala de aula e observando esses critérios de escrita. As atividades para impressão estão disponíveis no plano original, no entanto, como cada criança realizará individualmente, na sua casa, mas com auxílio de um adulto, foram selecionadas algumas palavras da cantiga. Esta atividade pode ser impressa pela escola ou as respostas marcadas no próprio WhatsApp, ou ainda encaminhadas por e-mail.

 

VAMOS ANALISAR AS PALAVRAS?
     - CONTE QUANTAS LETRAS TÊM NAS PALAVRAS.
     - CONTE QUANTAS SÍLABAS TÊM NAS PALAVRAS.
     - PINTE DE AZUL A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA PALAVRA.
     - PINTE DE VERMELHO A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA PALAVRA.
     - CIRCULE DE VERDE A MENOR PALAVRA.
     - CIRCULE DE AMARELO A MAIOR PALAVRA.

Fechamento
Converse sobre a realização da atividade e, para finalizar, diga que eles terão um novo desafio: usar as sílabas das palavras da atividade anterior que podem ser consultadas e formar novas palavras. A escrita espontânea é a intenção didática neste momento, que deve ser incentivada e analisada. Solicite que utilizem o caderno para registrar suas descobertas e depois fotografem para postar no grupo do WhatsApp ou, se preferir, somente para o professor.

Convite às famílias
Envolver-se com as atividades lúdicas torna este momento de aprendizado mais empolgante ao aluno, então, que tal cantar, dançar e batucar com a cantiga Samba Lelê? E para incentivá-lo seria muito interessante acompanhar as atividades de leitura e escrita para tornar ainda mais significativo para seu filho.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_12ATS03

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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