10032
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Perguntas e respostas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Associar ideias e palavras para uma figura. Aumentar o repertório para fazer bons questionamentos oralmente. Pensar em respostas adequada às perguntas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

  • Associar ideias e palavras para uma figura.
  • Aumentar o repertório para fazer bons questionamentos oralmente.
  • Pensar em respostas adequada às perguntas.

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Figuras diversas para observação e elaboração de perguntas.
  • Atividades impressas em folhas.

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais, fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida, que a princípio não possuem solução evidente.
  • Saber fazer questionamentos a partir de figuras.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles lembram para que servem as perguntas. E, de acordo com o questionamento do slide, diga que as perguntas podem ser feitas de várias formas, curtas ou longas; diretas ou com mais explicações; a partir de uma imagem, objeto, palavra, pessoa. Como esta aula é de retomada, esperamos que eles digam que as perguntas devem estar de acordo com a imagem.

Propósito: Ampliar conhecimentos sobre a importância de saber fazer questionamentos.

Discuta com a turma:

  • Quando observamos uma figura ou imagem, que tipo de perguntas podemos fazer?
  • Que tipo de perguntas são mais fáceis de serem entendidas? Por que?
  • E quanto às respostas, são sempre as mesmas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Forme duplas. Cada aluno da dupla receberá uma figura diferente, não devendo mostrar ao colega. Um aluno da dupla pensará em uma pergunta e dirá ao colega. A pergunta formulada deverá ter como resposta a figura que ele estará segurando, e o colega deverá adivinhar qual figura ele tem nas mãos.

Exemplo: se um aluno tiver com uma figura de tesoura, ele poderá perguntar ao(s) colegas: “Como você cortou este papel?” ou então “Você pode me ajudar a cortar este barbante?” O colega poderá pensar: “O que pode cortar papel ou barbante?” e, então, dizer que a figura que o colega está segurando é um estilete ou a tesoura. Se o colega acertar, passa a vez para o outro que fará a pergunta de acordo com sua figura, e seu parceiro tentará adivinhar a figura que ele está segurando. Depois, convide algumas duplas para apresentarem a pergunta e a figura.

Propósito: Saber construir bons questionamentos.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais fácil: pensar numa pergunta pra sua figura ou pensar em qual figura o colega estaria segurando?
  • Existe uma só resposta para cada figura? As outras respostas estavam erradas? Por quê?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Neste momento, os alunos terão que refletir sobre como foi elaborar as perguntas e descobrir a figura do colega através da pergunta feita. Mostre que não há nenhum problema em refazer uma pergunta para que fique bem explicada, de forma que o colega entenda.

Propósito: Refletir sobre a elaboração de bons questionamentos e necessidade de refazê-los.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Os alunos devem perceber que as perguntas são importantes para descobrir algo, porém, devem ser bem elaboradas.

Propósito: Levar o aluno a perceber que uma boa pergunta abre caminhos para as respostas.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Orintações: Diga ao alunos que eles farão uma brincadeira oralmente, onde todos deverão participar. Apresente uma única figura no quadreo e, em seguida, um aluno iniciará pensando numa pergunta e dirá em voz alta. O colega de trás responderá a pergunta feita pelo colega anterior. A partir da resposta do colega, o próximo aluno fará uma pergunta e, em seguida, outro aluno dará uma resposta e, assim, sucessivamente, cada pergunta terá uma resposta e, a partir de cada resposta, uma nova pergunta.

Exemplo: de acordo com a figura do slide, um aluno poderá perguntar: “Isto é uma casa ou escola?”. Uma possível resposta seria: “uma escola”. Uma nova pergunta para a resposta: “Quem estuda nessa escola? “, em seguida, “meu primo”. Pergunta: “Quem é seu primo?”, e assim, sucessivamente.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes perguntas e respostas.

Discuta com a turma:

  • O primeiro aluno poderia pensar numa pergunta diferente? Qual?
  • As respostas seriam sempre as mesmas? Por quê?
  • O que é mais fácil, pensar na pergunta ou na resposta? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Guia de intervenção

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

  • Associar ideias e palavras para uma figura.
  • Aumentar o repertório para fazer bons questionamentos oralmente.
  • Pensar em respostas adequada às perguntas.

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Figuras diversas para observação e elaboração de perguntas.
  • Atividades impressas em folhas.

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais, fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida, que a princípio não possuem solução evidente.
  • Saber fazer questionamentos a partir de figuras.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles lembram para que servem as perguntas. E, de acordo com o questionamento do slide, diga que as perguntas podem ser feitas de várias formas, curtas ou longas; diretas ou com mais explicações; a partir de uma imagem, objeto, palavra, pessoa. Como esta aula é de retomada, esperamos que eles digam que as perguntas devem estar de acordo com a imagem.

Propósito: Ampliar conhecimentos sobre a importância de saber fazer questionamentos.

Discuta com a turma:

  • Quando observamos uma figura ou imagem, que tipo de perguntas podemos fazer?
  • Que tipo de perguntas são mais fáceis de serem entendidas? Por que?
  • E quanto às respostas, são sempre as mesmas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Forme duplas. Cada aluno da dupla receberá uma figura diferente, não devendo mostrar ao colega. Um aluno da dupla pensará em uma pergunta e dirá ao colega. A pergunta formulada deverá ter como resposta a figura que ele estará segurando, e o colega deverá adivinhar qual figura ele tem nas mãos.

Exemplo: se um aluno tiver com uma figura de tesoura, ele poderá perguntar ao(s) colegas: “Como você cortou este papel?” ou então “Você pode me ajudar a cortar este barbante?” O colega poderá pensar: “O que pode cortar papel ou barbante?” e, então, dizer que a figura que o colega está segurando é um estilete ou a tesoura. Se o colega acertar, passa a vez para o outro que fará a pergunta de acordo com sua figura, e seu parceiro tentará adivinhar a figura que ele está segurando. Depois, convide algumas duplas para apresentarem a pergunta e a figura.

Propósito: Saber construir bons questionamentos.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais fácil: pensar numa pergunta pra sua figura ou pensar em qual figura o colega estaria segurando?
  • Existe uma só resposta para cada figura? As outras respostas estavam erradas? Por quê?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Neste momento, os alunos terão que refletir sobre como foi elaborar as perguntas e descobrir a figura do colega através da pergunta feita. Mostre que não há nenhum problema em refazer uma pergunta para que fique bem explicada, de forma que o colega entenda.

Propósito: Refletir sobre a elaboração de bons questionamentos e necessidade de refazê-los.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Os alunos devem perceber que as perguntas são importantes para descobrir algo, porém, devem ser bem elaboradas.

Propósito: Levar o aluno a perceber que uma boa pergunta abre caminhos para as respostas.

Slide Plano Aula

Orintações: Diga ao alunos que eles farão uma brincadeira oralmente, onde todos deverão participar. Apresente uma única figura no quadreo e, em seguida, um aluno iniciará pensando numa pergunta e dirá em voz alta. O colega de trás responderá a pergunta feita pelo colega anterior. A partir da resposta do colega, o próximo aluno fará uma pergunta e, em seguida, outro aluno dará uma resposta e, assim, sucessivamente, cada pergunta terá uma resposta e, a partir de cada resposta, uma nova pergunta.

Exemplo: de acordo com a figura do slide, um aluno poderá perguntar: “Isto é uma casa ou escola?”. Uma possível resposta seria: “uma escola”. Uma nova pergunta para a resposta: “Quem estuda nessa escola? “, em seguida, “meu primo”. Pergunta: “Quem é seu primo?”, e assim, sucessivamente.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes perguntas e respostas.

Discuta com a turma:

  • O primeiro aluno poderia pensar numa pergunta diferente? Qual?
  • As respostas seriam sempre as mesmas? Por quê?
  • O que é mais fácil, pensar na pergunta ou na resposta? Por quê?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano