Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação e siga as orientações do plano.
Caso sua aula seja assíncrona, organize antecipadamente os grupos e envie um vídeo ou áudio com as orientações propostas nesta etapa do plano.
Adapte o contexto da campanha à realidade vivida por sua turma neste momento, não apenas no nível macro contextual (pandemia), mas também com relação às especificidades atuais de seu município, bairro, escola ou turma. Por exemplo, você pode sugerir uma campanha para arrecadar alimentos para algumas famílias que estejam necessitando, para divulgar a importância das pessoas seguirem os protocolos de saúde em seu município ou para divulgar a importância de enviarmos mensagens de afeto a amigos e familiares durante este período de distanciamento social.
Desenvolvimento
Durante o encontro, organize o trabalho em grupos abrindo novas abas no navegador e iniciando novas reuniões apenas entre os integrantes de cada grupo (lembre-se de manter a conexão da reunião inicial).
Compartilhe um arquivo do Google Docs com cada grupo e oriente as crianças com relação ao registro das ideias do grupo nesse documento.
Acompanhe a realização da atividade acessando alternadamente as reuniões de cada grupo e siga as orientações do plano com relação às intervenções a serem feitas.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie as orientações pelos canais de comunicação disponíveis. Oriente os membros de cada grupo a conversarem entre si pelo WhatsApp e defina um aluno para enviar a você retornos sobre a realização da tarefa.
Sendo possível, agende videochamadas com cada grupo para orientar a realização da tarefa.
Fechamento
Finalize o encontro ou envie um áudio seguindo a orientação do plano.
Convite às famílias
Você pode auxiliar as crianças a refletirem sobre o atual contexto e escolherem temas relevantes para a sua campanha educativa. Uma sugestão de site onde pesquisar ideias sobre formas de apresentação da campanha está disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele
Código: LPO1_05SQA13
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes