15253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Revisão de textos e montagem de mural

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Revisão de textos e montagem de mural

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Os textos já impressos que os alunos produziram na aula anterior (antes dessa aula o professor digitou os mesmos, ajustando a escrita para a ortografia correta, já que esse conteúdo não será o foco dessa aula e sim a coesão textual), os textos produzidos na aula 09 (que já estão prontos para ir para o mural) e as ilustrações elaboradas pelos grupos. Folhas de sulfite, se possível colorido, para a transcrição final dos textos

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em analisar seu texto considerando as melhorias que podem ser efetuadas.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1ª a 4ª série. Brasília, MEC/SEF, 1997, pp. 53-54. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que a aula de hoje será para revisar e formatar os textos produzidos sobre os animais que vivem ou visitam os jardins e então irão finalizar essa sequência montando o mural para a comunidade escolar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte para a turma se já ouviram falar de revisão, edição e formatação de textos. Comente que existe inclusive o profissional que trabalha como revisor e/ou editor e o diagramador (que faz a formatação ou diagramação) para jornais escritos e narrados (TV,rádio), livros, revistas, gráficas e outros.
  • Pergunte o que faz um revisor e editor de textos. Ouça os comentários ou hipóteses dos alunos e então confirme-as e complemente, se necessário, qual é a função de cada um e que podem atuar fazendo as duas coisas ou cada um fazendo uma delas, e ainda que a própria pessoa pode revisar, editar e formatar seu texto ou outra pessoa pode fazê-lo. Explique que REVISAR e EDITAR é deixar o texto bem escrito e sem erros para que as pessoas que irão ler compreendam o que está escrito. Formatar é deixar o texto atraente com as letras do tamanho adequado, definir se vai digitar ou escrever de próprio punho, utilizar ilustração etc (na BNCC REVISAR pressupõe editar + revisar).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Transcreva para o quadro um dos textos elaborados na aula anterior. Escolha um texto que esteja bem escrito mas ainda assim apresente necessidade de algumas adequações. Ao transpor o texto mantenha a escrita original assegurando as palavras utilizadas mas corrija a ortografia pois essa não será foco de análise e sim a coesão textual. Exemplificando: se o grupo escreveu “O SAPO PEGUA AS PREZAS CO SUA LINQUA A LINQUA É PEGAXOZA E OS BIXOS FICA GRUDADO NA LINQUA” ; ao escrever no quadro utilize a ortografia correta das palavras, ficando assim: “O SAPO PEGA AS PRESAS COM SUA LÍNGUA A LÍNGUA É PEGAJOSA E OS BICHOS FICA GRUDADO NA LÍNGUA”. Nesse pequeno texto falta pontuação, é preciso eliminar a repetição da palavra língua e fazer a concordância do verbo ficar como plural bichos, e serão esses os focos da revisão.
  • Explique para a turma que coletivamente irão melhorar o texto de tal grupo e depois cada grupo vai melhorar o seu.
  • Leia o texto transcrito para a turma, apontando onde está lendo, pergunte se tem alguma parte que pode ficar melhor escrita. Provavelmente irão perceber se houver palavras que se repetem, falta de concordância verbal e outros aspectos. Ouça e teste as sugestões dos alunos, fazendo as substituições que sugerirem.
  • Faça perguntas diretas caso nenhum aluno perceba aspectos que precisam ser reformulados, exemplificando: “Nesse texto está escrito ‘as abelhas voa’ parece que tem algo estranho o que vocês acham?”. Certamente perceberão que não há concordância verbal e dirão para substituir voa por voam.
  • Chame a atenção para a pontuação também e caso os alunos não saibam, oriente pontualmente falando que toda vez que termina de escrever algo utilizamos o ponto final, por exemplo.
  • Terminada a revisão coletiva oriente a turma a se organizar nos grupos já definidos na aula anterior para efetuarem a revisão nos textos que produziram.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue os 2 textos de cada grupo, já digitados.
  • Oriente os alunos para que leiam e analisem o que pode ser revisado e ficar mais bem escrito para as pessoas que lerão no mural.
  • Circule nos grupos ajudando e orientando o alunos, talvez em alguns grupos seja necessário indicar quem vai ler e quem vai anotar as possíveis modificações utilizando o lápis para riscar e/ou substituir palavras. Caso o grupo não perceba alguma melhoria diga que ao ler você percebeu que parece que algo que pode ser revisto e seja pontual (palavras repetidas, ausência de pontuação, não ficou claro alguma parte, etc), ajudando o grupo a melhorar o texto.
  • Se algum dos grupos ditou o texto e você foi o escriba será necessário ajudar esse grupo em todo o trabalho.
  • Conforme os grupos concluem o trabalho entregue as folhas nas quais os textos serão transcritos para serem fixados no mural, se for possível que os próprios alunos digitem, será interessante.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Auxilie a turma a montar o mural observando a disposição dos textos e das ilustrações. Disponibilize o texto da aula 09, os alunos levam seus textos já transcritos e as ilustrações, providencie fita crepe ou percevejos (observando o cuidado no uso adequado) para que os alunos fixem suas produções.
  • Oriente a turma a observar mais de longe a disposição espacial dos trabalhos e fazer possíveis ajustes para que fique harmonioso e organizado.
  • Identifique o mural com um título e o nome dos autores.
  • Combine com a turma que convidem os familiares para apreciar o mural na entrada ou saída da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Os textos já impressos que os alunos produziram na aula anterior (antes dessa aula o professor digitou os mesmos, ajustando a escrita para a ortografia correta, já que esse conteúdo não será o foco dessa aula e sim a coesão textual), os textos produzidos na aula 09 (que já estão prontos para ir para o mural) e as ilustrações elaboradas pelos grupos. Folhas de sulfite, se possível colorido, para a transcrição final dos textos

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em analisar seu texto considerando as melhorias que podem ser efetuadas.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1ª a 4ª série. Brasília, MEC/SEF, 1997, pp. 53-54. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que a aula de hoje será para revisar e formatar os textos produzidos sobre os animais que vivem ou visitam os jardins e então irão finalizar essa sequência montando o mural para a comunidade escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte para a turma se já ouviram falar de revisão, edição e formatação de textos. Comente que existe inclusive o profissional que trabalha como revisor e/ou editor e o diagramador (que faz a formatação ou diagramação) para jornais escritos e narrados (TV,rádio), livros, revistas, gráficas e outros.
  • Pergunte o que faz um revisor e editor de textos. Ouça os comentários ou hipóteses dos alunos e então confirme-as e complemente, se necessário, qual é a função de cada um e que podem atuar fazendo as duas coisas ou cada um fazendo uma delas, e ainda que a própria pessoa pode revisar, editar e formatar seu texto ou outra pessoa pode fazê-lo. Explique que REVISAR e EDITAR é deixar o texto bem escrito e sem erros para que as pessoas que irão ler compreendam o que está escrito. Formatar é deixar o texto atraente com as letras do tamanho adequado, definir se vai digitar ou escrever de próprio punho, utilizar ilustração etc (na BNCC REVISAR pressupõe editar + revisar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Transcreva para o quadro um dos textos elaborados na aula anterior. Escolha um texto que esteja bem escrito mas ainda assim apresente necessidade de algumas adequações. Ao transpor o texto mantenha a escrita original assegurando as palavras utilizadas mas corrija a ortografia pois essa não será foco de análise e sim a coesão textual. Exemplificando: se o grupo escreveu “O SAPO PEGUA AS PREZAS CO SUA LINQUA A LINQUA É PEGAXOZA E OS BIXOS FICA GRUDADO NA LINQUA” ; ao escrever no quadro utilize a ortografia correta das palavras, ficando assim: “O SAPO PEGA AS PRESAS COM SUA LÍNGUA A LÍNGUA É PEGAJOSA E OS BICHOS FICA GRUDADO NA LÍNGUA”. Nesse pequeno texto falta pontuação, é preciso eliminar a repetição da palavra língua e fazer a concordância do verbo ficar como plural bichos, e serão esses os focos da revisão.
  • Explique para a turma que coletivamente irão melhorar o texto de tal grupo e depois cada grupo vai melhorar o seu.
  • Leia o texto transcrito para a turma, apontando onde está lendo, pergunte se tem alguma parte que pode ficar melhor escrita. Provavelmente irão perceber se houver palavras que se repetem, falta de concordância verbal e outros aspectos. Ouça e teste as sugestões dos alunos, fazendo as substituições que sugerirem.
  • Faça perguntas diretas caso nenhum aluno perceba aspectos que precisam ser reformulados, exemplificando: “Nesse texto está escrito ‘as abelhas voa’ parece que tem algo estranho o que vocês acham?”. Certamente perceberão que não há concordância verbal e dirão para substituir voa por voam.
  • Chame a atenção para a pontuação também e caso os alunos não saibam, oriente pontualmente falando que toda vez que termina de escrever algo utilizamos o ponto final, por exemplo.
  • Terminada a revisão coletiva oriente a turma a se organizar nos grupos já definidos na aula anterior para efetuarem a revisão nos textos que produziram.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue os 2 textos de cada grupo, já digitados.
  • Oriente os alunos para que leiam e analisem o que pode ser revisado e ficar mais bem escrito para as pessoas que lerão no mural.
  • Circule nos grupos ajudando e orientando o alunos, talvez em alguns grupos seja necessário indicar quem vai ler e quem vai anotar as possíveis modificações utilizando o lápis para riscar e/ou substituir palavras. Caso o grupo não perceba alguma melhoria diga que ao ler você percebeu que parece que algo que pode ser revisto e seja pontual (palavras repetidas, ausência de pontuação, não ficou claro alguma parte, etc), ajudando o grupo a melhorar o texto.
  • Se algum dos grupos ditou o texto e você foi o escriba será necessário ajudar esse grupo em todo o trabalho.
  • Conforme os grupos concluem o trabalho entregue as folhas nas quais os textos serão transcritos para serem fixados no mural, se for possível que os próprios alunos digitem, será interessante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Auxilie a turma a montar o mural observando a disposição dos textos e das ilustrações. Disponibilize o texto da aula 09, os alunos levam seus textos já transcritos e as ilustrações, providencie fita crepe ou percevejos (observando o cuidado no uso adequado) para que os alunos fixem suas produções.
  • Oriente a turma a observar mais de longe a disposição espacial dos trabalhos e fazer possíveis ajustes para que fique harmonioso e organizado.
  • Identifique o mural com um título e o nome dos autores.
  • Combine com a turma que convidem os familiares para apreciar o mural na entrada ou saída da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano