15249
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão das produções de contos acumulativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Revisão das produções de contos acumulativos

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto

Materiais necessários: Cópias das produções de texto das crianças, realizadas em aulas anteriores; folha para cartaz com o registro do conto.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica , 2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MENDONÇA, M. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI (orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
VAL, M.G.C. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula com as crianças.
  • Diga que irão reler e revisar as produções de contos acumulativos que fizeram em aulas anteriores.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em duplas para análise dos materiais, embora a maior parte das discussões sejam feitas coletivamente.
  • Recorde com as crianças o processo de produção textual que vivenciaram nas duas aulas anteriores, disponíveis aqui (LPO1_02SQA13 e LPO1_02SQA14). Caso não tenham vivenciado essas duas aulas, é possível usar outras produções autorais das crianças e utilizar as orientações aqui apresentadas.
  • Recorde com as crianças que essas produções farão parte de um livro de contos acumulativos da turma.
  • Projete ou imprima algumas cópias das produções originais, sem correções. Reforce a importância do respeito à escrita dos colegas e que estes textos serão materiais de estudo de todos.
  • Permita que as crianças observem e leiam alguns trechos das produções. Você pode de antemão destacar alguns trechos interessantes, onde estão concentradas algumas questões que deverão ser revistas.
  • Pergunte para as crianças se podemos publicar estes textos da maneira como se encontram. Faça perguntas como: O texto está compreensível? Há escrita de palavras que não respeitam as normas ortográficas? Este texto é um conto acumulativo? Espera-se que as crianças, ao observar os produções, percebam erros ortográficos, incoerências, ausências ou excesso de palavras, repetições, problemas na segmentação das palavras e frases e na paragrafação e inadequações ao gênero.
  • A partir dessas observações, diga que para publicarmos os contos numa coletânea que será divulgada, é preciso melhorar estes textos e que isso será feito nesta aula.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:

As crianças podem ter dificuldades para encontrar as incorreções nos textos originais, ou pela dificuldade de leitura fluente e compreensão do texto ou por concordarem com a escrita apresentada pelos colegas.

Como já sugerido, é importante destacar alguns trechos que merecem maior atenção para que as crianças não precisem ler os textos na íntegra para encontrarem as incorreções. Outra possibilidade é grifar ou destacar com cores diferentes palavras, expressões ou trechos que precisarem de ser revistos. Mas vale lembrar que o objetivo deste momento da aula é que as crianças percebam que o texto ainda requer um aperfeiçoamento para que estejam adequados para a publicação. Não é propósito aqui fazer os devidos ajustes, mas a observação e constatação dos pontos de edição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Escolha uma produção que seja mais relevante e que precise de revisões que serão interessantes para todos. Neste momento, seria interessante optar por aquela que exige um aperfeiçoamento quanto à estrutura composicional do gênero destaque desta aula, contos acumulativos. Os demais aspectos podem ser corrigidos pelo professor ou ainda trabalhados num momento posterior. “...é preciso que, lendo os textos produzidos, o professor selecione aquele que, em princípio, apresente maior potencial de gerar as questões que ele gostaria de discutir com seus alunos, considerando os objetivos definidos para a série em que trabalha.” (BRANDÃO, 2007)
  • Proponha a atividade com o grande grupo. As crianças de 1º ano ainda precisam de apoio do professor para apontar os pontos de revisão, propondo sugestões e acolhendo as propostas da turma. Por isso, vale a pena trabalhar coletivamente, sendo o professor o escriba, concentrando a atenção em uma produção por vez. As demais produções podem ser corrigidas pelo próprio professor, ou numa aula posterior, coletivamente ou no próprio grupo autor. Avalie a melhor estratégia considerando as necessidades de aprendizagem de sua turma.
  • Projete ou entregue cópias da produção selecionada, para cada criança ou duplas, já com as correções quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos.
  • Recorde com as crianças os pontos principais do planejamento do conto, trabalhado na primeira aula do módulo de produção escrita, disponível aqui: o primeiro elemento desencadeador, o enredo, os demais elementos da narrativa e o desfecho. Observar estes aspectos auxiliará as crianças a revisar a produção proposta.
  • Leia com as crianças em voz alta o conto apresentado.
  • Em seguida, leia o primeiro parágrafo ou frase do conto.
  • Faça perguntas para a turma, tais como: Vocês compreenderam o que este trecho diz? Qual o elemento apresentado? Podemos manter a escrita assim ou poderia ser escrito de outra forma que ficaria melhor? Todos concordam?
  • Acolha os apontamentos das crianças, convide aqueles que desejarem a mostrar suas observações e se necessário, transcreva o conto no quadro ou num cartaz, com as adequações propostas pela turma.
  • Leia o segundo parágrafo ou frase do conto e faça as perguntas para as crianças, acolha os apontamentos e registre no quadro ou cartaz o parágrafo ou frase com as revisões. Questione se no trecho é apresentado a sequência acumulativa adequadamente.
  • Proceda assim até concluir o conto.
  • Retome o título e pergunte se está adequado ao tema do conto.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:
As crianças podem ter dificuldades para compreender o texto dos colegas e para propor adequações na edição do texto.

Assim como nas intervenções da introdução da aula, destaque (com grifos ou cores) alguns trechos que merecem maior atenção para que as crianças não precisem ler os textos na íntegra para encontrarem os pontos de edição.

Neste momento, a refacção do texto é o objetivo principal. Para tal, diante das dificuldades das crianças, vale a pena sugerir, abrir novos questionamentos, apontar as possibilidades de elementos, comparar o trecho reescrito com o trecho original, ou ainda propor referências nos contos já conhecidos e estudados em momentos anteriores.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha uma leitura coletiva do conto revisado, escrito no quadro ou num cartaz.
  • Questione se esta segunda versão ficou melhor que a primeira após as revisões propostas pela turma.
  • Posteriormente, produza e entregue para as crianças cópias do texto revisado ou ainda solicite ao grupo autor que transcreva o conto revisado para uma folha que irá compor a coletânea de contos da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto

Materiais necessários: Cópias das produções de texto das crianças, realizadas em aulas anteriores; folha para cartaz com o registro do conto.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica , 2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MENDONÇA, M. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI (orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
VAL, M.G.C. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula com as crianças.
  • Diga que irão reler e revisar as produções de contos acumulativos que fizeram em aulas anteriores.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em duplas para análise dos materiais, embora a maior parte das discussões sejam feitas coletivamente.
  • Recorde com as crianças o processo de produção textual que vivenciaram nas duas aulas anteriores, disponíveis aqui (LPO1_02SQA13 e LPO1_02SQA14). Caso não tenham vivenciado essas duas aulas, é possível usar outras produções autorais das crianças e utilizar as orientações aqui apresentadas.
  • Recorde com as crianças que essas produções farão parte de um livro de contos acumulativos da turma.
  • Projete ou imprima algumas cópias das produções originais, sem correções. Reforce a importância do respeito à escrita dos colegas e que estes textos serão materiais de estudo de todos.
  • Permita que as crianças observem e leiam alguns trechos das produções. Você pode de antemão destacar alguns trechos interessantes, onde estão concentradas algumas questões que deverão ser revistas.
  • Pergunte para as crianças se podemos publicar estes textos da maneira como se encontram. Faça perguntas como: O texto está compreensível? Há escrita de palavras que não respeitam as normas ortográficas? Este texto é um conto acumulativo? Espera-se que as crianças, ao observar os produções, percebam erros ortográficos, incoerências, ausências ou excesso de palavras, repetições, problemas na segmentação das palavras e frases e na paragrafação e inadequações ao gênero.
  • A partir dessas observações, diga que para publicarmos os contos numa coletânea que será divulgada, é preciso melhorar estes textos e que isso será feito nesta aula.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:

As crianças podem ter dificuldades para encontrar as incorreções nos textos originais, ou pela dificuldade de leitura fluente e compreensão do texto ou por concordarem com a escrita apresentada pelos colegas.

Como já sugerido, é importante destacar alguns trechos que merecem maior atenção para que as crianças não precisem ler os textos na íntegra para encontrarem as incorreções. Outra possibilidade é grifar ou destacar com cores diferentes palavras, expressões ou trechos que precisarem de ser revistos. Mas vale lembrar que o objetivo deste momento da aula é que as crianças percebam que o texto ainda requer um aperfeiçoamento para que estejam adequados para a publicação. Não é propósito aqui fazer os devidos ajustes, mas a observação e constatação dos pontos de edição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Escolha uma produção que seja mais relevante e que precise de revisões que serão interessantes para todos. Neste momento, seria interessante optar por aquela que exige um aperfeiçoamento quanto à estrutura composicional do gênero destaque desta aula, contos acumulativos. Os demais aspectos podem ser corrigidos pelo professor ou ainda trabalhados num momento posterior. “...é preciso que, lendo os textos produzidos, o professor selecione aquele que, em princípio, apresente maior potencial de gerar as questões que ele gostaria de discutir com seus alunos, considerando os objetivos definidos para a série em que trabalha.” (BRANDÃO, 2007)
  • Proponha a atividade com o grande grupo. As crianças de 1º ano ainda precisam de apoio do professor para apontar os pontos de revisão, propondo sugestões e acolhendo as propostas da turma. Por isso, vale a pena trabalhar coletivamente, sendo o professor o escriba, concentrando a atenção em uma produção por vez. As demais produções podem ser corrigidas pelo próprio professor, ou numa aula posterior, coletivamente ou no próprio grupo autor. Avalie a melhor estratégia considerando as necessidades de aprendizagem de sua turma.
  • Projete ou entregue cópias da produção selecionada, para cada criança ou duplas, já com as correções quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos.
  • Recorde com as crianças os pontos principais do planejamento do conto, trabalhado na primeira aula do módulo de produção escrita, disponível aqui: o primeiro elemento desencadeador, o enredo, os demais elementos da narrativa e o desfecho. Observar estes aspectos auxiliará as crianças a revisar a produção proposta.
  • Leia com as crianças em voz alta o conto apresentado.
  • Em seguida, leia o primeiro parágrafo ou frase do conto.
  • Faça perguntas para a turma, tais como: Vocês compreenderam o que este trecho diz? Qual o elemento apresentado? Podemos manter a escrita assim ou poderia ser escrito de outra forma que ficaria melhor? Todos concordam?
  • Acolha os apontamentos das crianças, convide aqueles que desejarem a mostrar suas observações e se necessário, transcreva o conto no quadro ou num cartaz, com as adequações propostas pela turma.
  • Leia o segundo parágrafo ou frase do conto e faça as perguntas para as crianças, acolha os apontamentos e registre no quadro ou cartaz o parágrafo ou frase com as revisões. Questione se no trecho é apresentado a sequência acumulativa adequadamente.
  • Proceda assim até concluir o conto.
  • Retome o título e pergunte se está adequado ao tema do conto.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:
As crianças podem ter dificuldades para compreender o texto dos colegas e para propor adequações na edição do texto.

Assim como nas intervenções da introdução da aula, destaque (com grifos ou cores) alguns trechos que merecem maior atenção para que as crianças não precisem ler os textos na íntegra para encontrarem os pontos de edição.

Neste momento, a refacção do texto é o objetivo principal. Para tal, diante das dificuldades das crianças, vale a pena sugerir, abrir novos questionamentos, apontar as possibilidades de elementos, comparar o trecho reescrito com o trecho original, ou ainda propor referências nos contos já conhecidos e estudados em momentos anteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha uma leitura coletiva do conto revisado, escrito no quadro ou num cartaz.
  • Questione se esta segunda versão ficou melhor que a primeira após as revisões propostas pela turma.
  • Posteriormente, produza e entregue para as crianças cópias do texto revisado ou ainda solicite ao grupo autor que transcreva o conto revisado para uma folha que irá compor a coletânea de contos da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano