15247
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Mídia com o conto e curta metragem; aparelho de som; TV ou projetor; cartões com palavras que representam os elementos da sequência acumulativa.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 23 out. 2018

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2019.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M; ESPÓSITO Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71.1989. p. 49-54.

GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 01 jan. 2019.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

TINOCO, Antônio. Curta em cena: a velha a fiar, de Humberto Mauro. Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro>. Acesso em: 01 jan. 2019.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 01 jan. 2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15 - histórias acumulativas. 2016. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em 01/01/2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão trabalhar em uma nova sequência acumulativa a partir de uma canção que irão escutar, cantar e reconstruir a narrativa na fala.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conduza as atividades a seguir no grande grupo. Este é um momento de apreciação e posteriormente de discussão sobre o texto.
  • Reproduza o vídeo da canção “A velha a fiar”, produzido pelo grupo Tiquequê. Caso não tenha disponível um aparelho para reprodução do áudio, cante ou leia a letra da canção.
  • Pergunte se conhecem esta canção.
  • Proponha que as crianças cantem a canção.
  • Reproduza o vídeo do curta metragem deste conto, para as crianças assistirem.
  • Pergunte o que há de comum nas duas versões apresentadas.

Material complementar: Letra da canção “A velha a fiar” (aqui).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Ainda no grande grupo, converse sobre as características da canção que ouviram. Se desejar, projete ou escreva as questões do slide.
  • Pergunte para as crianças:
  • Quais as diferenças entre a primeira canção ouvida e o curta metragem?
  • A canção conta uma história divertida? Por que?
  • Esta canção traz uma sequência acumulativa como em alguns contos já lidos?
  • Permita e incentive as crianças a responderem a partir de suas ideias. Este é um momento importante para que elas possam se expressar oralmente, colocar suas hipóteses e argumentar acerca das questões. Após o contato com tantos contos acumulativos e a exploração do conceito de sequência acumulativa, espera-se que as crianças consigam perceber similaridades composicionais na canção e no curta metragem. Ao focar a atenção das crianças para a sequência que ouvem, para a sequência de imagens e para o enredo de um curta metragem, é possível explorar a retextualização, processo denominado por Benfica como:

“...estratégia para o ensino de língua materna pode favorecer situações em que o aprendiz precisa refletir sobre as regularidades linguísticas, textuais e discursivas dos gêneros envolvidos.”

  • Após a fala das crianças, complemente ou destaque as características da sequência acumulativa e que é possível observar esta regularidade não só nos contos já estudados, mas também em outros gêneros como canções e animações.
  • Organize as crianças em duplas. Como a proposta exige leitura, análise e discussão conceitual, é importante que as crianças estejam mais concentradas, mas ao mesmo tempo, que possam discutir suas hipóteses com um outro colega.
  • Entregue cartões com as palavras que representam os elementos da sequência acumulativa ouvida (MORTE, MULHER, HOMEM, BOI, ÁGUA, FOGO, PAU, CACHORRO, GATO, RATO, ARANHA, MOSCA, VELHA).
  • Peça que organizem os cartões em suas mesas, reconstruindo a sequência acumulativa que ouviram.
  • Peça que não desconstruam a sequência dos cartões ao concluírem esta atividade, para poderem conferir com a turma.
  • Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção: Na discussão coletiva sobre as questões apresentadas, é possível que nem todas as crianças se manifestem. Convide as crianças a participarem. Este é um momento para que se expressem e levantem suas hipóteses. Permita e incentive as crianças a responderem a partir de suas ideias. Escute-as, mesmo que num primeiro momento suas respostas não sejam adequadas. Pergunte se os demais colegas concordam ou se tem outra opinião.
  • Na atividade de sequenciação dos elementos da canção, as crianças podem ter dúvidas na seleção e ordenação dos cartões. Permita que façam suas tentativas, circule e observe as duplas. Apoie as crianças que apresentarem dúvidas. Recorde oralmente com elas a canção que escutaram na atividade anterior. Peça que apontem o primeiro elemento que surge. Se necessário e caso a maior parte das crianças estejam com dificuldades, apresente novamente o áudio ou vídeo da canção. Faça pausas a cada novo elemento. Peça que as duplas localizem o cartão com a palavra que representa o elemento. Caso ainda haja crianças com dúvidas, diga que irão conferir as respostas na atividade de fechamento. Este pode ser um momento de correção e reflexão sobre as opções que cada dupla fez para sequenciar os cartões.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome a atenção das duplas novamente para o grande grupo.
  • Diga para as crianças que irão confirmar a sequência acumulativa que reconstruíram.
  • Leia a introdução “Estava a…”
  • Pergunte às crianças qual o primeiro elemento que surge na sequência acumulativa.
  • EScreva no quadro a palavra VELHA.
  • Diga “veio a…” . Peça que as crianças digam a palavra que completa o trecho.
  • Escreva a palavra “MOSCA” no quadro.
  • Conduza assim até concluir toda a lista.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Para encerrar, retome o vídeo da canção “A velha a fiar”, do grupo Tiquequê. Diga aos alunos que ouvirão mais uma vez, e o desafio será lembrar a canção toda.
  • Permita que os alunos circulem pela sala, dancem e cantem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Mídia com o conto e curta metragem; aparelho de som; TV ou projetor; cartões com palavras que representam os elementos da sequência acumulativa.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 23 out. 2018

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2019.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M; ESPÓSITO Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71.1989. p. 49-54.

GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 01 jan. 2019.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

TINOCO, Antônio. Curta em cena: a velha a fiar, de Humberto Mauro. Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro>. Acesso em: 01 jan. 2019.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 01 jan. 2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15 - histórias acumulativas. 2016. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em 01/01/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão trabalhar em uma nova sequência acumulativa a partir de uma canção que irão escutar, cantar e reconstruir a narrativa na fala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conduza as atividades a seguir no grande grupo. Este é um momento de apreciação e posteriormente de discussão sobre o texto.
  • Reproduza o vídeo da canção “A velha a fiar”, produzido pelo grupo Tiquequê. Caso não tenha disponível um aparelho para reprodução do áudio, cante ou leia a letra da canção.
  • Pergunte se conhecem esta canção.
  • Proponha que as crianças cantem a canção.
  • Reproduza o vídeo do curta metragem deste conto, para as crianças assistirem.
  • Pergunte o que há de comum nas duas versões apresentadas.

Material complementar: Letra da canção “A velha a fiar” (aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Ainda no grande grupo, converse sobre as características da canção que ouviram. Se desejar, projete ou escreva as questões do slide.
  • Pergunte para as crianças:
  • Quais as diferenças entre a primeira canção ouvida e o curta metragem?
  • A canção conta uma história divertida? Por que?
  • Esta canção traz uma sequência acumulativa como em alguns contos já lidos?
  • Permita e incentive as crianças a responderem a partir de suas ideias. Este é um momento importante para que elas possam se expressar oralmente, colocar suas hipóteses e argumentar acerca das questões. Após o contato com tantos contos acumulativos e a exploração do conceito de sequência acumulativa, espera-se que as crianças consigam perceber similaridades composicionais na canção e no curta metragem. Ao focar a atenção das crianças para a sequência que ouvem, para a sequência de imagens e para o enredo de um curta metragem, é possível explorar a retextualização, processo denominado por Benfica como:

“...estratégia para o ensino de língua materna pode favorecer situações em que o aprendiz precisa refletir sobre as regularidades linguísticas, textuais e discursivas dos gêneros envolvidos.”

  • Após a fala das crianças, complemente ou destaque as características da sequência acumulativa e que é possível observar esta regularidade não só nos contos já estudados, mas também em outros gêneros como canções e animações.
  • Organize as crianças em duplas. Como a proposta exige leitura, análise e discussão conceitual, é importante que as crianças estejam mais concentradas, mas ao mesmo tempo, que possam discutir suas hipóteses com um outro colega.
  • Entregue cartões com as palavras que representam os elementos da sequência acumulativa ouvida (MORTE, MULHER, HOMEM, BOI, ÁGUA, FOGO, PAU, CACHORRO, GATO, RATO, ARANHA, MOSCA, VELHA).
  • Peça que organizem os cartões em suas mesas, reconstruindo a sequência acumulativa que ouviram.
  • Peça que não desconstruam a sequência dos cartões ao concluírem esta atividade, para poderem conferir com a turma.
  • Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção: Na discussão coletiva sobre as questões apresentadas, é possível que nem todas as crianças se manifestem. Convide as crianças a participarem. Este é um momento para que se expressem e levantem suas hipóteses. Permita e incentive as crianças a responderem a partir de suas ideias. Escute-as, mesmo que num primeiro momento suas respostas não sejam adequadas. Pergunte se os demais colegas concordam ou se tem outra opinião.
  • Na atividade de sequenciação dos elementos da canção, as crianças podem ter dúvidas na seleção e ordenação dos cartões. Permita que façam suas tentativas, circule e observe as duplas. Apoie as crianças que apresentarem dúvidas. Recorde oralmente com elas a canção que escutaram na atividade anterior. Peça que apontem o primeiro elemento que surge. Se necessário e caso a maior parte das crianças estejam com dificuldades, apresente novamente o áudio ou vídeo da canção. Faça pausas a cada novo elemento. Peça que as duplas localizem o cartão com a palavra que representa o elemento. Caso ainda haja crianças com dúvidas, diga que irão conferir as respostas na atividade de fechamento. Este pode ser um momento de correção e reflexão sobre as opções que cada dupla fez para sequenciar os cartões.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome a atenção das duplas novamente para o grande grupo.
  • Diga para as crianças que irão confirmar a sequência acumulativa que reconstruíram.
  • Leia a introdução “Estava a…”
  • Pergunte às crianças qual o primeiro elemento que surge na sequência acumulativa.
  • EScreva no quadro a palavra VELHA.
  • Diga “veio a…” . Peça que as crianças digam a palavra que completa o trecho.
  • Escreva a palavra “MOSCA” no quadro.
  • Conduza assim até concluir toda a lista.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Para encerrar, retome o vídeo da canção “A velha a fiar”, do grupo Tiquequê. Diga aos alunos que ouvirão mais uma vez, e o desafio será lembrar a canção toda.
  • Permita que os alunos circulem pela sala, dancem e cantem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano