Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail.
- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio ou vídeo, dirigindo-se às crianças e às famílias, dizendo que a atividade será de planejamento de uma escrita. Envie o vídeo da canção “A barata diz que tem”, disponível aqui. Proponha que assistam algumas vezes e cantem junto com o vídeo para aprender a letra e a melodia.
Explique aos alunos que, baseados nessa canção, irão criar uma nova estrofe substituindo as partes referentes ao animal e ao que ele diz que tem. Por exemplo:
O cachorro diz que tem um osso bem grandão
É mentira do cachorro, ele tem é um bastão
Há, há, há, hó, hó, hó, ele tem é um bastão
Há, há, há, hó, hó, hó, ele tem é um bastão
Desenvolvimento
Siga as orientações 2, 3 e 5 do slide Desenvolvimento do plano de aula, considerando que cada criança pode anotar o que planejou (como no modelo disponibilizado no item 2) ou gravar um áudio e lhe enviar. Não é indicado realizar essa etapa em um grupo grande; no WhatsApp ou no Google Meet, crie pequenos grupos.
Fechamento
Auxilie cada grupo a observar se o ritmo e a melodia foram preservados nas criações, e se o animal escolhido, a coisa que ele diz que tem e o que ele tem de fato fazem sentido, apresentam lógica.
Oriente os alunos a compartilharem suas ideias em pequenos grupos.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança na criação da estrofe, assim como na anotação ou gravação do que foi planejado. Considere a necessidade de orientar as famílias a fim de que a criança seja, de fato, a autora e protagonista, e não apenas observadora do processo.