10031
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Fazendo perguntas para descoberta da figura oculta

POR: Elissandra Gabarão Altemari, 17/07/2018
Código: MAT1_12RDP01

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Elaborar perguntas a partir de uma figura. Mostrar que há diversas maneiras de levantar questionamentos.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Participar de situações coletivas de elaboração de problemas



Objetivos específicos

  • Elaborar perguntas a partir de uma figura.
  • Mostrar que há diversas maneiras de levantar questionamentos.

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Figura negativa em folha A4.
  • Atividades impressas em folhas.

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida, que a princípio não possuem solução evidente.

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma pergunta e pra quem eles costumam fazer perguntas.

Propósito: Questionar com os alunos a importância de fazer perguntas.
Discuta com a turma:

  • Para que fazemos perguntas?
  • Quando fazemos perguntas?
  • Que tipos de perguntas podemos fazer?
  • Todas as perguntas tem a mesma resposta?
  • Será que todas as perguntas tem uma resposta?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Elaborar perguntas oralmente a partir de figuras com coerência.

Orientação: Apresente apenas uma parte de uma figura negativa coberta por uma folha (cobrir a figura de modo que a parte que aparecer tenha o formato arredondado). Explique aos alunos que eles deverão fazer perguntas para tentar descobrir qual figura está escondida. Dê respostas objetivas: sim; não; pode ser; entre outras. Conforme eles forem perguntando e descobrindo o formato, a utilidade, a cor, a textura entre outros aspectos importantes, o professor listará as respostas na lousa.

Discuta com a turma:

  • Que coisas arredondadas você conhece?
  • Qual será a cor da figura escondida?
  • Para que serve?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Explorar a figura descoberta.

Orientação: Após descobrirem qual figura estava escondida, apresentar a figura toda. Primeiramente, a negativa e, depois, uma imagem real ou figura em cores. Explore todas as características da figura e escreva no quadro:

  • Nome;
  • Pra que serve;
  • Tamanho;
  • Qual cor ou cores;
  • Quem gosta ou não;
  • Que tipo de alimentos podem ser feitos;
  • Onde podemos encontrar ou comprar.

Discuta com a turma:

  • Foi fácil criar perguntas?
  • Vocês podiam fazer qualquer pergunta? Por quê?
  • Quando já tínhamos algumas pistas do que poderia ser, ficou mais fácil?
  • Que outras figuras poderiam ser?

Observação: Você poderá alterar a figura apresentada e consequentemente as perguntas para intervenções.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Mostrar que existe maneiras diferentes de fazer questionamentos.

Orientação: Você deverá retomar alguns questionamentos que levaram os alunos a descobrirem a figura escondida, reduzindo o campo de respostas para chegar a figura da maçã. Por exemplo:

  • Formato - O que poderia ter a forma arredondada como a maçã? Uma bola, cabeça, frutas, entre outros.
  • Cor - O que pode ter a cor vermelha e ser arredondada? Bola, bambolê, frutas, flores (neste momento a sugestão cabeça estaria fora).
  • Alimento - O que pode ser comestível, ter cor vermelha e ser de forma arredondada? Frutas (neste momento os brinquedos estariam fora).

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma outra coisa que possa ter as mesmas características que a maçã. Se algum aluno pensar em algo parecido como ameixa, por exemplo, você pode dizer que estaria correto mas que você escolheu a maçã por ser uma fruta que quase todos conhecem.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Mostrar a importância de se fazer boas perguntas.

Orientação: Mostrar que, para sabermos algo, fazemos perguntas, mas que as perguntas devem ser bem elaboradas, claras, para que as pessoas entendam. Retomar as perguntas feitas para se descobrir a figura oculta.

Discuta com a turma:

  • Será que todas as perguntas que fazemos são adequadas? Nos levam a pensar em respostas?
  • Por quê precisamos fazer boas perguntas?
  • Como podemos saber se as perguntas que fazemos são boas?
  • Ouvir com atenção as perguntas dos colegas pode nos ajudar a fazer boas perguntas?

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Organizar as ideias de como é importante saber elaborar perguntas.

Orientação: Este momento será para retomar as perguntas feitas no aquecimento. Depois que os alunos participarem da atividade principal, conseguirão compreender melhor.

Discuta com a turma:

  • Pra que fazemos perguntas?
  • Como escolhemos as perguntas?
  • Como formulamos perguntas para que os outros entendam?
  • Uma mesma pergunta tem a mesma resposta? Porque?

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Verificar a capacidade dos educandos de saber elaborar questionamentos.

Orientações: Esta atividade será feita em dupla, porém, cada aluno deverá pensar em suas próprias perguntas. Peça para a dupla elaborar perguntas um ao outro e, cada um em sua folha, anotar suas respostas, escritas ou em desenhos, como no modelo acima. Os alunos farão três perguntas: uma pergunta pessoal (referente ao próprio aluno), uma referente a escola e uma sobre a figura da bicicleta.

Para as duplas que quiserem compartilhar, peça que apresentem da seguinte maneira: o aluno que fez a pergunta apresenta oralmente a pergunta que elaborou e a resposta do colega. Dessa forma, o aluno deverá memorizar a pergunta e a resposta e, se caso não conseguir lembrar, o colega da dupla poderá ajudar. Em seguida, a dupla apresentará as perguntas que foram elaboradas para a figura.

Utilize o guia de intervenções para explicar aos alunos que existem diversas maneiras de questionamento (perguntas) e possibilidades de registro das respostas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em questionamentos coerentes.

Discuta com a turma:

  • O colega entendeu a pergunta que você fez, ou foi necessário refazer a sua pergunta?
  • O que foi mais fácil: fazer a pergunta ou responder? Por quê?
  • Para que o colega entenda mais facilmente sua pergunta, ela deve ser uma pergunta curta ou longa? Por quê?
  • O que foi mais fácil: elaborar uma pergunta ao colega ou pensar numa pergunta para a figura? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Participar de situações coletivas de elaboração de problemas



Objetivos específicos

  • Elaborar perguntas a partir de uma figura.
  • Mostrar que há diversas maneiras de levantar questionamentos.

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Figura negativa em folha A4.
  • Atividades impressas em folhas.

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida, que a princípio não possuem solução evidente.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Fazendo perguntas para descoberta da figura oculta

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes