15231
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Etiquetando espaços

Nesta atividade, as crianças refletem sobre a escrita ao compor etiquetas para identificar itens da sala de referência.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Danielle Moreira de Oliveira

Etiquetando espaços

Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças devem refletir sobre a escrita ao compor etiquetas para identificar itens da casa. Grave um vídeo para elas assistirem com a família e o envie via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Nele, mostre, por exemplo, como você organiza o seu local de estudos em casa, identificando o nome de cada espaço com etiquetas organizadoras. No vídeo, apresente a importância de escrever os nomes dos espaços de cada objeto, para manter o ambiente organizado.

Adaptações necessárias
As etiquetas organizadoras poderão ser produzidas em papéis comuns recortados no tamanho adequado para cada espaço ou objeto, e fixadas com fitas adesivas.

Sugira às famílias
Oriente as famílias que, antes de produzirem as etiquetas organizadoras com as crianças, façam um passeio pela casa para identificarem quais espaços utilizados pelos alunos precisam ser melhor organizados, como quarto, cantinho de brinquedos, quintal ou varanda.

Após identificados os espaços, sugira que convidem as crianças para produzirem as etiquetas organizadoras. No momento da produção, convide os familiares a escutarem as opiniões das crianças sobre como determinada palavra pode ser escrita. Oriente-os a escreverem o nome do espaço com letra maiúscula (ex.: CANTINHO DOS BONECOS).

Peça para lerem em voz alta, apontando para a direção correta da leitura, observando se as crianças fazem comentários sobre a escrita. Eles devem perceber se elas reconhecem e apontam alguma letra ou parte da palavra, se fazem relação com os próprios nomes ou dos colegas. Em seguida, oriente que convidem os alunos para colarem as etiquetas organizadoras nos espaços e objetos escolhidos. Neste momento, sugira que as famílias apoiem as iniciativas das crianças, permitindo que elas atuem de forma autônoma na atividade.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares façam uma foto das crianças próximas ao local que foi organizado com as etiquetas. Peça para te enviarem os registros por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os registros, dê devolutivas para as crianças, comentando o quanto elas devem estar felizes com os espaços organizados. Incentive que, se elas quiserem, podem etiquetar outros espaços também.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_22UND05

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas