10029
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralelepípedo

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Explorar as diferenças nas planificações do cubo e do paralelepípedo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_16GEO04

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).

Atividade principal
Caixa de leite higienizadas

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é explorar as diferenças nas planificações do cubo e do paralelepípedo. A atividade está montada para que os alunos façam duas estações de trabalho. Se você conseguir dividir a turma em grupos usando o Zoom ou grupos de WhatsApp pré-estabelecidos, você pode utilizar essa estratégia ou, caso não consiga, pode fazer a atividade em duas etapas. Você pode realizar primeiro a atividade da "Estação Transformação". Explique para os alunos a atividade preferencialmente via vídeo, pois assim os alunos podem visualizar o que eles devem fazer e a forma que devem cortar as caixas de leite. Caso você não consiga fazer o vídeo, você pode mandar áudios e textos com imagens do passo a passo. Peça que os alunos fotografem as suas caixas desmontadas e que anotem as suas conclusões sobre as formas que descobriram na planificação do paralelepípedo. Na "Estação Construção" os alunos precisarão da cópia da planificação do cubo para explorá-la e compará-la com a do paralelepípedo. Você pode disponibilizar por slide se estiver em uma aula com videoconferência, ou por imagem ou arquivo caso esteja utilizando uma ferramenta como o WhatsApp. Os alunos também devem observar a planificação e anotar as suas conclusões no arquivo. Se for possível, você pode disponibilizar um documento ou um slide compartilhado para que eles possam ir escrevendo as semelhanças e diferenças entre as formas e podem ir complementando os comentários dos outros.

Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem compartilhar suas conclusões após as análises das duas planificações. Incentive as discussões através de perguntas: “Quais são as diferenças das planificações do cubo e do paralelepípedo? Quais são as figuras geométricas não planas que vocês encontraram nestas planificações?". Eles podem responder por texto ou áudio e podem ir complementando as conclusões uns dos outros.

Sistematização do conceito e encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usada por sua escola para interagir com os alunos.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização, na discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar os sólidos geométricas em objetos que há em casa e pedir que os agrupem, classifiquem e façam comparações. Podem pedir que os alunos desmontem diferentes tipos de caixas para observar as planificações. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_16GEO04

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas