10029
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralelepípedo

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Explorar as diferenças nas planificações do cubo e do paralelepípedo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT3_16GEO04 -  Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralelepípedo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Explorar as diferenças nas planificações do cubo e do paralelepípedo.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente do cubo e paralelepípedo.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Tesoura,
  • Caixas De Leite,
  • Folha das Atividades (impressas ou passadas no quadro);
  • Datashow ( opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete este slide, ou use objetos que lembram o cubo e o paralelepípedo. Comece perguntando quem conhece essas imagens, e se parecem com alguma figura que eles já viram antes nas aulas de matemática. O esperado é que os alunos associem o dado e o cubo mágico à figura geométrica não plana cubo; e a caixa de presente e o livro à figura geométrica não plana paralelepípedo.

Propósito: Retomar o que eles sabem sobre cubo e paralelepípedo

Discuta com a turma:

  • Com que figura geométrica se parece o dado? E o cubo mágico?
  • A caixa de presente lembra qual figura geométrica?
  • O livro se parece com qual figura geométrica?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Combine com seus alunos uns 15 dias antes de realizar esta atividade para que tragam para a escola embalagens que lembrem o formato da figura geométrica não plana, o paralelepípedo. Sugere-se que sejam caixas de leite. O ideal é que tenha uma para cada aluno. Oriente os alunos que essas embalagens de caixas de leite, devem ser lavadas e secas em casa (ensine-os a deixar a embalagem virada com o lado da tampa para baixo por um tempo). Explique a eles que essas embalagens serão abertas e se estiverem sujas ou com água dentro podem causar um odor desconfortável no momento de utilizá-las. Organize a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de estações. Garanta que tenha uma caixa para cada aluno e distribua o material.

Propósito: Separar os grupos e distribuir o material.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre os agrupamentos de seus alunos, acesse as reportagens: As trocas que fazem a turma avançar

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Separe os grupos de trabalho e posicione-os em seus devidos lugares. Faça a organização da ordem que os alunos deverão seguir nas estações: A Estação: Transformação! Irá para a Estação: Construção! e vice versa. Esta sequência está exemplificada no slide; é importante que o professor faça o desenho no quadro, ou imprima a atividade, para que os alunos visualizem o que devem fazer.

Combine com a turma que a cada 10 minutos você baterá palmas sinalizando que eles deverão mudar de estação. Ressalte que não mudará nada na atividade se você resolver mudar a sequência que eles deverão seguir, no entanto todos terão que passar por todas as estações.

Reforce com eles que não podem se distrair, evitando ao máximo conversas paralelas, pois este tempo é suficiente para que eles terminem a atividade proposta para cada estação.

Explique antes de iniciar a atividade o que eles farão em cada estação. Essas explicações estarão nos próximos slides.

Propósito: Explicar a dinâmica da aula.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam as orientações até agora?

Materiais Complementares:

Para aprofundar mais seus conhecimentos com relação a este estilo de aula você pode acessar:

Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica.

Cada um aprende de um jeito.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Deixe já organizada uma embalagem que represente um paralelepípedo em cima das mesas desta estação. Lembre-se que quando mudar o grupo, você deve colocar novas embalagens para cada aluno. Oriente os alunos onde devem cortar as caixas.Se achar necessário, imprima a imagem e a explicação de como cortar a caixa de leite, que você encontra nos materiais complementares. Sugere-se que o professor fique mais presente nesta estação, pois os alunos precisarão de auxílio para iniciar o corte da caixa de leite, visto que ela tem um material bem duro e difícil de cortar com as tesouras dos alunos. Apesar desse auxílio, promova a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observando a produção deles e apenas interfira quando achar necessário.

Após o recorte, incentive-os a brincarem de montar e desmontar a planificação e observar as marcas e as figuras geométricas não planas retângulos presentes nela.

Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como é a planificação do paralelepípedo.

Material de apoio:

Para saber mais sobre o papel do professor acesse aqui.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Faça previamente a impressão da atividade com a planificação do cubo, se houver possibilidade a faça em cartolina, isso facilitará o trabalho dos alunos. Solicite aos alunos que eles observem a planificação e de ênfase que esta planificação possui apenas uma figura geométrica não plana, o quadrado. Os oriente a recortar a planificação e montar o cubo. Posteriormente os incentive a fazer a manipulação do objeto.

Professor nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, interfira apenas quando achar necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a planificação do cubo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Oriente os alunos para que juntem-se em trios com os seus materiais produzidos, ficará a seu critério, escolher os integrantes do grupo ou deixar livre escolha. Solicite que sentem-se no chão mesmo em lugares diferentes da sala para discutirem os seguintes questionamentos: “Quais são as diferenças das planificações do cubo e do paralelepípedo? Quais são as figuras geométricas não planas que vocês encontraram nestas planificações?Não deixe que esta discussão ultrapasse 5 minutos, use o restante do tempo para fazer a discussão com o restante do turma. Aqui é importante falar que eles planificaram a caixa de leite que é um paralelepípedo retângulo, ou seja, é formado apenas por retângulos, porém existem os que são formados por quadrados e retângulos. É interessante que os alunos visualizem um paralelepípedo com essas características também, para poderem comparar.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de falar algo que achou interessante durante a atividade?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize a aprendizagem da aula, diferenciando cubo de paralelepípedo.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas planificações do cubo e do paralelepípedo.

Discuta com a turma:

  • Que figuras estão presentes nas planificações do cubo? E do paralelepípedo?
  • Por que elas são consideradas figuras geométricas não planas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as diferenças encontradas na planificação do cubo e do paralelepípedo, encontradas durante as atividades anteriores. Projete a imagem ou escreva no quadro e peça que os alunos registrem em seus cadernos.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto resolvem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Sobre o plano - MAT3_16GEO04 -  Mão na massa: construindo as planificações do cubo e paralelepípedo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação).

Objetivos específicos

Explorar as diferenças nas planificações do cubo e do paralelepípedo.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente do cubo e paralelepípedo.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Tesoura,
  • Caixas De Leite,
  • Folha das Atividades (impressas ou passadas no quadro);
  • Datashow ( opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete este slide, ou use objetos que lembram o cubo e o paralelepípedo. Comece perguntando quem conhece essas imagens, e se parecem com alguma figura que eles já viram antes nas aulas de matemática. O esperado é que os alunos associem o dado e o cubo mágico à figura geométrica não plana cubo; e a caixa de presente e o livro à figura geométrica não plana paralelepípedo.

Propósito: Retomar o que eles sabem sobre cubo e paralelepípedo

Discuta com a turma:

  • Com que figura geométrica se parece o dado? E o cubo mágico?
  • A caixa de presente lembra qual figura geométrica?
  • O livro se parece com qual figura geométrica?

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Combine com seus alunos uns 15 dias antes de realizar esta atividade para que tragam para a escola embalagens que lembrem o formato da figura geométrica não plana, o paralelepípedo. Sugere-se que sejam caixas de leite. O ideal é que tenha uma para cada aluno. Oriente os alunos que essas embalagens de caixas de leite, devem ser lavadas e secas em casa (ensine-os a deixar a embalagem virada com o lado da tampa para baixo por um tempo). Explique a eles que essas embalagens serão abertas e se estiverem sujas ou com água dentro podem causar um odor desconfortável no momento de utilizá-las. Organize a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de estações. Garanta que tenha uma caixa para cada aluno e distribua o material.

Propósito: Separar os grupos e distribuir o material.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre os agrupamentos de seus alunos, acesse as reportagens: As trocas que fazem a turma avançar

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Separe os grupos de trabalho e posicione-os em seus devidos lugares. Faça a organização da ordem que os alunos deverão seguir nas estações: A Estação: Transformação! Irá para a Estação: Construção! e vice versa. Esta sequência está exemplificada no slide; é importante que o professor faça o desenho no quadro, ou imprima a atividade, para que os alunos visualizem o que devem fazer.

Combine com a turma que a cada 10 minutos você baterá palmas sinalizando que eles deverão mudar de estação. Ressalte que não mudará nada na atividade se você resolver mudar a sequência que eles deverão seguir, no entanto todos terão que passar por todas as estações.

Reforce com eles que não podem se distrair, evitando ao máximo conversas paralelas, pois este tempo é suficiente para que eles terminem a atividade proposta para cada estação.

Explique antes de iniciar a atividade o que eles farão em cada estação. Essas explicações estarão nos próximos slides.

Propósito: Explicar a dinâmica da aula.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam as orientações até agora?

Materiais Complementares:

Para aprofundar mais seus conhecimentos com relação a este estilo de aula você pode acessar:

Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica.

Cada um aprende de um jeito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Deixe já organizada uma embalagem que represente um paralelepípedo em cima das mesas desta estação. Lembre-se que quando mudar o grupo, você deve colocar novas embalagens para cada aluno. Oriente os alunos onde devem cortar as caixas.Se achar necessário, imprima a imagem e a explicação de como cortar a caixa de leite, que você encontra nos materiais complementares. Sugere-se que o professor fique mais presente nesta estação, pois os alunos precisarão de auxílio para iniciar o corte da caixa de leite, visto que ela tem um material bem duro e difícil de cortar com as tesouras dos alunos. Apesar desse auxílio, promova a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observando a produção deles e apenas interfira quando achar necessário.

Após o recorte, incentive-os a brincarem de montar e desmontar a planificação e observar as marcas e as figuras geométricas não planas retângulos presentes nela.

Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como é a planificação do paralelepípedo.

Material de apoio:

Para saber mais sobre o papel do professor acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)

Orientação: Faça previamente a impressão da atividade com a planificação do cubo, se houver possibilidade a faça em cartolina, isso facilitará o trabalho dos alunos. Solicite aos alunos que eles observem a planificação e de ênfase que esta planificação possui apenas uma figura geométrica não plana, o quadrado. Os oriente a recortar a planificação e montar o cubo. Posteriormente os incentive a fazer a manipulação do objeto.

Professor nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, interfira apenas quando achar necessário.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a planificação do cubo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Oriente os alunos para que juntem-se em trios com os seus materiais produzidos, ficará a seu critério, escolher os integrantes do grupo ou deixar livre escolha. Solicite que sentem-se no chão mesmo em lugares diferentes da sala para discutirem os seguintes questionamentos: “Quais são as diferenças das planificações do cubo e do paralelepípedo? Quais são as figuras geométricas não planas que vocês encontraram nestas planificações?Não deixe que esta discussão ultrapasse 5 minutos, use o restante do tempo para fazer a discussão com o restante do turma. Aqui é importante falar que eles planificaram a caixa de leite que é um paralelepípedo retângulo, ou seja, é formado apenas por retângulos, porém existem os que são formados por quadrados e retângulos. É interessante que os alunos visualizem um paralelepípedo com essas características também, para poderem comparar.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de falar algo que achou interessante durante a atividade?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize a aprendizagem da aula, diferenciando cubo de paralelepípedo.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas planificações do cubo e do paralelepípedo.

Discuta com a turma:

  • Que figuras estão presentes nas planificações do cubo? E do paralelepípedo?
  • Por que elas são consideradas figuras geométricas não planas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as diferenças encontradas na planificação do cubo e do paralelepípedo, encontradas durante as atividades anteriores. Projete a imagem ou escreva no quadro e peça que os alunos registrem em seus cadernos.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto resolvem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano