Após ouvir sons coletados pela turma, as crianças irão explorar objetos que também fazem barulho.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roselaine Pontes de Almeida
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Abordagem didática: As crianças estão atentas ao mundo ao seu redor. As atividades de exploração e de escuta de sons e silêncios que habitam a escola constituem uma das possibilidades do trabalho com a música na Educação Infantil. Essas propostas visam o favorecimento de desafios investigativos relativos a sons e objetos inusitados que os produzem para alimentar a escuta e a imaginação das crianças. Assim, elas mesmas podem, depois, tocar, brincar e cantar, sonorizando histórias ou criando trilhas sonoras, por exemplo.
Código: EDI2_18UND02
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes