15223
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Com ou sem H?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamento sobre construção alfabética com -H

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Com ou sem H?

Finalidade da aula: Retomar ao conhecimento do uso de h inicial sem valor sonoro, com e sem consulta ao dicionário.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12, EF35LP13

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial  sem representação de fonema.

Materiais necessários: Cartelas com seis quadrinhos, trinta e oito fichinhas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da grafia do H inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

KRAEMER, Maria Luiza. A ortografia está correta? São Paulo: Paulus, 2008.


Código: LPO5_16ATS03

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas