Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Com ou sem H?
Finalidade da aula: Retomar ao conhecimento do uso de h inicial sem valor sonoro, com e sem consulta ao dicionário.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12, EF35LP13
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.
Materiais necessários: Cartelas com seis quadrinhos, trinta e oito fichinhas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da grafia do H inicial sem valor sonoro.
Referências sobre o assunto:
KRAEMER, Maria Luiza. A ortografia está correta? São Paulo: Paulus, 2008.
Código: LPO5_16ATS03
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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