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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Com ou sem H?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamento sobre construção alfabética com -H

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Cartelas com seis quadrinhos, trinta e oito fichinhas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da grafia do H inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

KRAEMER, Maria Luiza. A ortografia está correta? São Paulo: Paulus, 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Compartilhe a finalidade da aula.
  • Leia o tema da aula, pergunte o que sabem sobre esta letra.
  • Já pensaram sobre a letra “h”? Perceberam algum detalhe sobre essa letra? Resposta pessoal.
  • Qual o som do h? Espera-se que respondam que depende da posição. Exemplo: Na palavra “chá” trata-se de um dígrafo, produzindo um som específico; Na palavra “horas”, não tem som nenhum.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide a turma a pensar sobre o som da letra h em posição inicial. Peça que os alunos lembrem de algumas palavras e escreva-as no quadro branco.
  • Organize a sala em grupos de quatro alunos e em torno de mesas para realizar o jogo “Pensando no h”. Deixe bem claro o objetivo da aula.
  • Confeccione cartelas com colunas e linhas do mesmo tamanho, escritas em cada coluna: com h/sem h;
  • Confeccione trinta e oito fichinhas de tamanho proporcional a cada quadrinho da cartela, com a grafia das seguintes palavras: ?orta, ?omenagear, ?orizonte, ?onra, ?omem, ?umor,?erva, ?oje, ?orrível, ?úmido, ?arpa, ?ino,?óbvio, ?ífen,?ábil, ?armonia, ?orror, ?útil, ?erdeiro. O ponto de interrogação é necessário para que o aluno reflita e coloque na coluna adequada. Cada palavra deve ser grafada em duas fichinhas iguais.
  • Distribua as trinta e oito fichinhas para cada grupo de alunos. Os jogadores distribuem as fichinhas entre si e colocam-nas viradas para cima sobre a mesa.
  • Em seguida, oriente os jogadores a virarem as fichinhas, deixando-as no mesmo lugar, depois de terem visto as palavras nelas mostradas.
  • Questione os alunos acerca do uso do dicionário - ordem alfabética.

Materiais complementares: Cartelas com seis quadrinhos, trinta e oito fichinhas e um dado. Para imprimir as fichas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • O jogador escolhido para iniciar joga o dado. Se o dado mostrar o número 1, 2 ou 3, o jogador retira uma fichinha, coloca-a sobre a cartela e passa a jogada para o outro;
  • Se o dado mostrar o número 4 ou 5, o jogador devolve para a mesa uma fichinha e passa a jogada para o outro. Caso isso ocorra na primeira jogada, o jogador perde a vez;
  • Se o dado mostrar o número 6, o jogador tira duas fichinhas e coloca sobre a cartela.
  • Não vale pegar as palavras repetidas.
  • Avise-os que podem consultar o dicionário.
  • Vence o jogador que primeiro completar a cartela corretamente.

OBS. Caso o tempo não seja suficiente para a conclusão do jogo, estipule um tempo para o término e quem estiver com o maior número de fichas na cartela vence.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Confira a cartela de cada vencedor.
  • Encaminhe um aluno por vez à frente da turma e dite uma das palavras do jogo para que ele escreva no quadro branco. Caso haja dúvida, peça que procure no dicionário. Chame mais ou menos dois alunos.
  • Em seguida solicite que cada aluno escreva no seu caderno as palavras contidas nas fichas para compor o Banco de Descobertas (um caderno de anotações nomeado assim para futuras pesquisas). Oriente-os a fazer consultando o dicionário.
  • Exponha, então, o gabarito com a escrita das palavras.

Materiais complementares: Dicionários, Caderno das Descobertas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Cartelas com seis quadrinhos, trinta e oito fichinhas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da grafia do H inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

KRAEMER, Maria Luiza. A ortografia está correta? São Paulo: Paulus, 2008.

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Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Compartilhe a finalidade da aula.
  • Leia o tema da aula, pergunte o que sabem sobre esta letra.
  • Já pensaram sobre a letra “h”? Perceberam algum detalhe sobre essa letra? Resposta pessoal.
  • Qual o som do h? Espera-se que respondam que depende da posição. Exemplo: Na palavra “chá” trata-se de um dígrafo, produzindo um som específico; Na palavra “horas”, não tem som nenhum.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide a turma a pensar sobre o som da letra h em posição inicial. Peça que os alunos lembrem de algumas palavras e escreva-as no quadro branco.
  • Organize a sala em grupos de quatro alunos e em torno de mesas para realizar o jogo “Pensando no h”. Deixe bem claro o objetivo da aula.
  • Confeccione cartelas com colunas e linhas do mesmo tamanho, escritas em cada coluna: com h/sem h;
  • Confeccione trinta e oito fichinhas de tamanho proporcional a cada quadrinho da cartela, com a grafia das seguintes palavras: ?orta, ?omenagear, ?orizonte, ?onra, ?omem, ?umor,?erva, ?oje, ?orrível, ?úmido, ?arpa, ?ino,?óbvio, ?ífen,?ábil, ?armonia, ?orror, ?útil, ?erdeiro. O ponto de interrogação é necessário para que o aluno reflita e coloque na coluna adequada. Cada palavra deve ser grafada em duas fichinhas iguais.
  • Distribua as trinta e oito fichinhas para cada grupo de alunos. Os jogadores distribuem as fichinhas entre si e colocam-nas viradas para cima sobre a mesa.
  • Em seguida, oriente os jogadores a virarem as fichinhas, deixando-as no mesmo lugar, depois de terem visto as palavras nelas mostradas.
  • Questione os alunos acerca do uso do dicionário - ordem alfabética.

Materiais complementares: Cartelas com seis quadrinhos, trinta e oito fichinhas e um dado. Para imprimir as fichas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • O jogador escolhido para iniciar joga o dado. Se o dado mostrar o número 1, 2 ou 3, o jogador retira uma fichinha, coloca-a sobre a cartela e passa a jogada para o outro;
  • Se o dado mostrar o número 4 ou 5, o jogador devolve para a mesa uma fichinha e passa a jogada para o outro. Caso isso ocorra na primeira jogada, o jogador perde a vez;
  • Se o dado mostrar o número 6, o jogador tira duas fichinhas e coloca sobre a cartela.
  • Não vale pegar as palavras repetidas.
  • Avise-os que podem consultar o dicionário.
  • Vence o jogador que primeiro completar a cartela corretamente.

OBS. Caso o tempo não seja suficiente para a conclusão do jogo, estipule um tempo para o término e quem estiver com o maior número de fichas na cartela vence.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Confira a cartela de cada vencedor.
  • Encaminhe um aluno por vez à frente da turma e dite uma das palavras do jogo para que ele escreva no quadro branco. Caso haja dúvida, peça que procure no dicionário. Chame mais ou menos dois alunos.
  • Em seguida solicite que cada aluno escreva no seu caderno as palavras contidas nas fichas para compor o Banco de Descobertas (um caderno de anotações nomeado assim para futuras pesquisas). Oriente-os a fazer consultando o dicionário.
  • Exponha, então, o gabarito com a escrita das palavras.

Materiais complementares: Dicionários, Caderno das Descobertas.

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