15222
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Procurando no dicionário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre uso do dicionário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rayssa Hitzschky
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Procurando no dicionário

Finalidade da aula: Descobrir a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia 

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.

Materiais necessários: Folhas de papel ofício, lápis, borracha, dicionários, quadro, pincel, palavras com relações irregulares, cartolinas, régua, canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades quanto à percepção e à escrita de palavras com relações irregulares e, ainda, com a busca destas palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 de novembro de 2018.

Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em: 3 de novembro de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.


Código: LPO5_14ATS01

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas