15221
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Plural: regularidades em palavras terminadas em L e U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre plural em palavras terminadas com -l e -u

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e também para a devolutiva aos estudantes;
Imagem das adivinhas com emojis, disponível aqui;
Imagem do quadro de adivinhas e respostas no plural, disponível aqui.

- Opcionais:
Padlet, para criar um mural com as adivinhas e quadro para passar as respostas do singular para plural (saiba como usálo no tutorial disponível aqui;
Canais para videochamada, como o Google Meet ou o Zoom, para o fechamento da proposta.

Introdução
Caso esteja seguindo esta sequência de planos de aula, envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a informação de que eles seguirão estudando as regularidades do plural em palavras terminadas em U e L.
Diga que, na atividade de hoje, eles vão brincar com algumas adivinhas. Envie as duas adivinhas que constam na Introdução do plano original e os desafie a dar as respostas no singular e no plural (as respostas são: Homem-invisível e degrau). Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem as respostas. Caso ninguém adivinhe, compartilhe você mesmo as respostas.

Desenvolvimento
Envie uma nova mensagem aos estudantes, convidando-os a descobrir a resposta de mais 10 adivinhas, colocando suas respostas no plural. Envie dois arquivos, o primeiro com as adivinhas, disponpivel aqui, e o segundo com um quadro, disponível aqui, para respostas no plural. Oriente que respondam no caderno e depois lhe enviem uma foto do registro. Diga que eles podem fazer individualmente, contando inclusive com a ajuda da família, ou em dupla com algum colega por meio de videochamada. Combine o envio das respostas.

Uma alternativa é criar um mural no Padlet com as adivinhas e o quadro para passar as respostas do singular para plural, e compartilhar o link com os estudantes. Nesse caso, a produção será coletiva. Lembre-se de ativar a função “permitir comentários”.

Em ambos os casos, estipule um prazo para finalização dessa proposta. As respostas para as adivinhas você encontra no plano original.

Fechamento
Utilize os questionamentos do Fechamento do plano original para encaminhar a conclusão dessa proposta. Você pode escolher fazê-lo por meio de troca de mensagens com os estudantes ou por uma videochamada. Em ambos os casos, assegure-se de que toda a turma terá acesso a essa sistematização. Grave a videochamada para enviar aos que não puderam participar ou envie um registro escrito resumindo o que foi concluído.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a descobrir junto com os estudantes as respostas das adivinhas, assim como auxiliar na troca de mensagens com a professora e colegas, e com o acesso ao Padlet e à aula online (se for o caso).

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_19ATS02

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas