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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Plural: regularidades em palavras terminadas em L e U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre plural em palavras terminadas com -l e -u

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U, ampliar vocabulário.

Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas e no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 19 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
  • Anote as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Coletivamente, converse com os alunos sobre o que são adivinhas e explore o conhecimento prévio sobre o assunto.
  • Leia para a turma a definição dada e apresente à ela algumas adivinhas para ilustrar a temática abordada, tais como:
  • O Homem de ferro encontrou outro super-herói e disse: “Nossa, há quanto tempo não te vejo!”. Que super-herói é este? (Resposta: Homem invisível)
  • Pé ante pé, em mim você vai colocar, pra subir e pra descer. O que é, o que é? (Resposta: Degrau)
  • Na impossibilidade de projetar o slide para os alunos, registre as informações no quadro.

Materiais complementares:

Fonte: Adivinhas, disponível em https://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm Acesso em 07 nov. de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ainda coletivamente, solicite a turma que preencha as colunas do quadro.
  • Vá questionando a grafia e trazendo à tona reflexões acerca da regularidade do plural destas palavras.
  • É esperado que os alunos percebam que às palavras terminadas em U acrescenta-se apenas o S, já nas palavras terminadas em L, tira-se o L e acrescenta-se o IS ou EIS.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os a colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça o tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontar com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

a- O que é que quanto mais rugas tem, mais novo é? Pneu.

b- Para ser direito tem que ser torto? Anzol.

c- O que é, o que é? Lugar que quando começa está molhado, mas quando termina está seco? Varal.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 . Acesso em 07 nov. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

d- O que é, o que é? Que fica cheio, de boca para baixo e vazio de boca para cima? Chapéu.

e- O que é, o que é? Um país que se come? Peru.

f- O que é, o que é? Cai no chão, não se quebra, vai à água e logo desfaz-se? Papel.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

g- Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta? Caracol.

h- O que é, o que é? Preto de natureza, a morte lhe traz alegria e a vida cheira a tristeza? Urubu.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

i- O que é, o que é? Tem quatro esteios e uma telha só? Tatu.

j- O que é, o que é? Venho das ondas do mar, nascido da fresquidão. Não sou água nem sou sol, trago tempero na mão. O que é? Sal.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos que elaborem com suas próprias palavras uma dica sobre como se dá o plural das palavras terminadas em L ou U.
  • Registre estas conclusões em um cartaz para ser exposto em sala de aula para possíveis consultas.

Espera-se que estas dicas possam ser úteis:

Para saber se a palavra é terminada em L ou U, escreva o plural da palavra. As palavras que no plural terminam com “is” ou “eis” são escritas com “L”. Se terminar com “s” é escrita com “U”. É só consultar o dicionário ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.

  • Encerre a aula questionando os alunos sobre a atividade e as dificuldades que encontraram.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U, ampliar vocabulário.

Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas e no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 19 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
  • Anote as hipóteses no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Coletivamente, converse com os alunos sobre o que são adivinhas e explore o conhecimento prévio sobre o assunto.
  • Leia para a turma a definição dada e apresente à ela algumas adivinhas para ilustrar a temática abordada, tais como:
  • O Homem de ferro encontrou outro super-herói e disse: “Nossa, há quanto tempo não te vejo!”. Que super-herói é este? (Resposta: Homem invisível)
  • Pé ante pé, em mim você vai colocar, pra subir e pra descer. O que é, o que é? (Resposta: Degrau)
  • Na impossibilidade de projetar o slide para os alunos, registre as informações no quadro.

Materiais complementares:

Fonte: Adivinhas, disponível em https://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm Acesso em 07 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ainda coletivamente, solicite a turma que preencha as colunas do quadro.
  • Vá questionando a grafia e trazendo à tona reflexões acerca da regularidade do plural destas palavras.
  • É esperado que os alunos percebam que às palavras terminadas em U acrescenta-se apenas o S, já nas palavras terminadas em L, tira-se o L e acrescenta-se o IS ou EIS.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os a colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça o tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontar com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

a- O que é que quanto mais rugas tem, mais novo é? Pneu.

b- Para ser direito tem que ser torto? Anzol.

c- O que é, o que é? Lugar que quando começa está molhado, mas quando termina está seco? Varal.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 . Acesso em 07 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

d- O que é, o que é? Que fica cheio, de boca para baixo e vazio de boca para cima? Chapéu.

e- O que é, o que é? Um país que se come? Peru.

f- O que é, o que é? Cai no chão, não se quebra, vai à água e logo desfaz-se? Papel.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

g- Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta? Caracol.

h- O que é, o que é? Preto de natureza, a morte lhe traz alegria e a vida cheira a tristeza? Urubu.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize-os em grupos de quatro elementos.
  • Entregue uma tabela a cada grupo e oriente-os para colocar as respostas das dez adivinhas que serão projetadas ou registradas no quadro.
  • Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
  • Estabeleça tempo máximo de 25 minutos para que resolvam a atividade nos grupos.
  • Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
  • Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas.

Materiais complementares:

Para obter cópia da tabela das atividades, clique aqui.

Para uma cópia das adivinhas (como apresentadas nos slides, com emojis), clique aqui.

Resolução das adivinhas:

i- O que é, o que é? Tem quatro esteios e uma telha só? Tatu.

j- O que é, o que é? Venho das ondas do mar, nascido da fresquidão. Não sou água nem sou sol, trago tempero na mão. O que é? Sal.

Fonte: Uso dos emojis de domínio público, disponível em https://publicdomainvectors.org/pt/tag/emoji/2 Acesso em 07 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos que elaborem com suas próprias palavras uma dica sobre como se dá o plural das palavras terminadas em L ou U.
  • Registre estas conclusões em um cartaz para ser exposto em sala de aula para possíveis consultas.

Espera-se que estas dicas possam ser úteis:

Para saber se a palavra é terminada em L ou U, escreva o plural da palavra. As palavras que no plural terminam com “is” ou “eis” são escritas com “L”. Se terminar com “s” é escrita com “U”. É só consultar o dicionário ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.

  • Encerre a aula questionando os alunos sobre a atividade e as dificuldades que encontraram.

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