Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Amaral
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Concordância verbal: construindo lides
Finalidade da aula: Utilizar e refletir sobre a concordância verbal na construção de sentido do texto.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP06
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.
Materiais necessários: Notícia (Revista Recreio), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet, caixa de som.
Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de revisão é a retomada por parte do aluno de forma autônoma do objeto de estudo da aula, neste caso, concordância verbal. Dessa forma, os alunos podem apresentar dificuldade no entendimento do que é lide, na construção do texto e na organização do mesmo com relação a sua concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 2 nov, 2018