15220
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal: construindo lides

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal e lides

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Amaral 
Mentor: Sonia Caregnato 
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Concordância verbal: construindo lides

Finalidade da aula: Utilizar  e refletir sobre a concordância verbal na construção de sentido do texto.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP06

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Revista Recreio), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet, caixa de som.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de revisão é a retomada por parte do aluno de forma autônoma do objeto de estudo da aula, neste caso, concordância verbal. Dessa forma, os alunos podem apresentar dificuldade no entendimento do que é lide, na construção do texto e na organização do mesmo com relação a sua concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 2 nov, 2018


Código: LPO4_17ATS03

(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas