Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.
Materiais necessários: Notícia (Revista Recreio), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet, caixa de som.
Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de revisão é a retomada por parte do aluno de forma autônoma do objeto de estudo da aula, neste caso, concordância verbal. Dessa forma, os alunos podem apresentar dificuldade no entendimento do que é lide, na construção do texto e na organização do mesmo com relação a sua concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 2 nov, 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles aprenderão o que é lide e criarão o seu próprio lide baseado em um texto de curiosidade. Não há necessidade de mostrar esse slide.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos o conceito de lide jornalístico e proponha algumas reflexões sobre esse gênero textual:
- Qual a importância do lide nas notícias?
- Por que eles têm a função de prender o leitor?
- O que devemos colocar no lide da notícia? Existem regras para escrevê-lo?
- Espera-se que os alunos compreendam que um lide é o destaque da notícia, sendo a primeira parte do texto e tem como função atrair a atenção do leitor para o que a notícia pretende comunicar. Possivelmente, eles demonstrarão conhecimento sobre gêneros, entendendo que cada gênero possui suas características e, consequentemente, regras de escrita. Em um primeiro parágrafo de uma notícia é preciso ter o fato, com quem aconteceu, onde e com qual finalidade.
Material complementar: Se quiser saber mais sobre o que é um lide jornalístico, clique aqui
.
Fonte: CÍRCULO folha. Disponível em:
Introdução
Orientações:
- Releia com os alunos um lide de uma notícia já apresentada aos alunos na primeira aula de conjunto de aulas sobre Concordância verbal.
- Assista com eles o vídeo da Academia do Jornalista que explica quais são as principais regras ou dicas para escrever um lide (https://www.youtube.com/watch?v=QQvIJ_Se3Yc. Acesso em: 14 nov. 2018). O vídeo é voltado para jornalistas, mas você pode e deve propor discussões sobre as explicações dadas a respeito desse gênero, peça que se atentem durante a escrita de seu lide nas perguntas que devem aparecer nesse texto (O quê? Quem? Quando? Como? Onde? Porque?). Perguntas estas que serão norteadoras para que o leitor entenda o teor da notícia e se tem interesse em continuar lendo-a.
Material complementar: Se quiser saber mais sobre o que é um lide jornalístico, clique aqui.
Fonte: QUENIANOS constroem barco com plástico retirado do mar. 2018. Disponível em:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas produtivas para que eles realizem a tarefa conjuntamente.
- Entregue aos alunos uma cópia do texto de curiosidade para que eles possam consultá-lo durante a escrita do lide.
- Leia o texto em voz alta e proponha algumas perguntas:
- Sobre o que esse texto fala? (Os alunos observarão que o texto apresenta a lenda de Atlântida).
- Qual a ideia central do texto? O que ele quer nos comunicar? (Possivelmente os alunos perceberão que a ideia central do texto é comunicar ao leitor a história de Atlântida contendo dados sobre ela).
- Quem são as pessoas que conduziram essa descoberta?
- Quando e como ela foi feita?
- Por que ela se deu?
Espera-se que eles digam que foi Platão e que ele se inspirou em uma civilização real para escrever a lenda, baseado na história de uma Ilha do Mediterrâneo que foi engolida por fenômenos da natureza.
- Entregue uma folha de papel sulfite a cada dupla e peça que eles iniciem a construção de seu lide sobre o texto lido. Relembre que além de se atentar aos aspectos característicos do texto, precisarão focar na concordância verbal do mesmo, que é o foco de análise desse conjunto de aulas.
- Retome com a turma que para existir concordância o verbo precisa estar diretamente ligado ao pronome ou substantivo que o acompanha. Use o título da notícia para exemplificar sua fala (“Quando surgiu a lenda?” - Surgiu está relacionado a lenda, que está no singular, se fossem mais de uma lenda, o verbo teria que ser flexionado para concordar com o substantivo, ficando “Quando surgiram as lendas”).
- Dê início as escritas e circule pela sala auxiliando as duplas que necessitarem, caso observe dificuldades dos alunos, oriente-os e anote em seu material pessoal. Lembrando que as dificuldades aqui podem ser diferentes, pois elas podem estar relacionadas sobre como construir um lide de notícia ou sobre aspectos da concordância dos verbos.
- Trabalhar em duplas será um facilitador dessas possíveis dúvidas dos alunos, pois eles terão como se apoiar nos colegas para tentar superá-las.
Materiais complementares: para imprimir uma cópia do texto clique aqui.
Fonte: SANTOS, Moacir Elias (Org.). Atlântida: Quando surgiu a lenda?. 2018. Disponível em:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Selecione alguns dos lides jornalísticos escritos pelos alunos para compartilhar coletivamente com a sala, se possível pegue os que mais apresentam problemas com relação à concordância verbal.
- Sem expor os autores, coloque no quadro alguns exemplos de frases em que não ocorre concordância e peça que os alunos as analisem. Pergunte quais tipos de alterações serão necessárias para que as frases se encaixem nas regras estabelecidas do objeto de estudo.
- Podem aparecer erros relacionados à flexão em número, onde altera-se singular e plural (Ex.: Os habitantes vive), flexão de tempo (Ex.; Por volta de 9.600 antes de Cristo, o lugar é bem resolvido), entre outras.
Professor: Leve os textos para corrigir e traga-os novamente aos alunos em outra aula com sugestões e reflexões a respeito da qualidade e concordância dos mesmos, pedindo que as duplas os reescrevam atentando-se às orientações que lhes foram dadas.
Material complementar:
Como atividade complementar, proponha que os alunos revisem seus textos para que os mesmos se encaixem no gênero trabalho e se adequem a concordância verbal.