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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A análise de esquemas na apresentação oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre esquemas na apresentação oral científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A análise de esquemas na apresentação oral científica

Finalidade da aula: Analisar esquemas de seminários expositivos e comparar a um artigo de divulgação científica para compreender a relação entre ferramentas de apresentações orais e a organização do gênero artigo

Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de Divulgação Científica

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Apresentações orais/Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40; EF69LP41

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides. Para que essa aula funcione, é preciso organizar previamente uma apresentação oral com a turma, seja de outro professor ou de um aluno sobre tema diverso de uma disciplina, em slides na qual os alunos possam observar o uso de diferentes recursos, tais como imagens, fotos, organogramas, tabelas, infográficos.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Revista Investigações, vol.21, n.2, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/8/tde-04112015-181038/publico/2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.


Código: LPO9_07SQA08

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


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