15218
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A análise de esquemas na apresentação oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre esquemas na apresentação oral científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos, de forma prévia, as questões do slide Introdução (você pode disponibilizá-las por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Proponha, por meio de um áudio ou vídeo, a problematização feita no slide. Peça que os alunos enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto (se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir).

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que assistam ao vídeo do slide Desenvolvimento (envie o link a eles) e que, ao assistirem, observem os recursos utilizados (como suporte) para uma boa apresentação oral. Para isso, em um áudio e por mensagem de texto, peça que os alunos respondam às questões presentes nas orientações para guiar a análise do vídeo. A seguir, quando acabarem, oriente que devolvam as atividades feitas (foto das atividades, por exemplo) e passe à correção enviando um vídeo ou disponibilizando um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.

Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos sintetizem, de forma breve, o que aprenderam na aula, conforme a tabela do slide Fechamento. Oriente ainda que os alunos enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando os alunos a realizar as atividades disponibilizadas pelo professor. A participação da família nesse contexto é imprescindível para instigar os alunos a produzirem nesse momento atípico.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07SQA08

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas