15218
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A análise de esquemas na apresentação oral científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre esquemas na apresentação oral científica

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides. Para que essa aula funcione, é preciso organizar previamente uma apresentação oral com a turma, seja de outro professor ou de um aluno sobre tema diverso de uma disciplina, em slides na qual os alunos possam observar o uso de diferentes recursos, tais como imagens, fotos, organogramas, tabelas, infográficos.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Revista Investigações, vol.21, n.2, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/8/tde-04112015-181038/publico/2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Nesse início de aula, explique aos alunos que uma apresentação oral requer um certo nível de organização e recursos específicos para que haja a efetiva compreensão da plateia. Para isso, pergunte como deve ser esquematizada uma apresentação oral.
  • Peça para que levantem a mão para que possam dar suas opiniões.
  • Aqui, espera-se que os alunos indiquem que ao esquematizar uma apresentação, o expositor deve ser preocupar com questões relativas ao tempo de apresentação, à coerência entre a informações apresentadas, aos recursos utilizados para facilitar a compreensão da plateia, textos, imagens , vídeos, exemplos que ajudem na materialização do que é dito, etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Caso esteja disponível um projetor, mostre este slide para que os alunos visualizem o questionamento inicial e possam começar suas reflexões sobre a atividade da aula. Caso contrário, escreva no quadro para eles.
  • Dê a eles um tempo para pensarem em respostas, em torno de um minuto, no máximo dois.
  • Em seguida, peça que digam suas respostas, sempre atentando para o fato de que sejam apontados recursos que ajudam na construção das apresentações.

Materiais complementares:

Aqui estão algumas sugestões de respostas para essa atividade de introdução.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=131&v=eokXAoU4wak Acesso em 17 de janeiro de 2019
  • A visualização deve começar aos 3 minutos e terminar aos 14 minutos e 45 segundos;
  • Peça para que os alunos atentem para a apresentação feita no vídeo e anotem quais elementos aparecem nele e são importantes para uma apresentação dessa natureza.
  • Ao fim da apresentação, pergunte aos alunos o assunto tratado no vídeo pela expositora e de que forma eles acreditam que ela facilita a compreensão dele.
  • Aqui, é importante ressaltar para os alunos que o assunto central do vídeo é sobre a inteligência e sobre como as crianças aprendem algo na escola. Além disso, a relação entre aprendizagem-inteligência como função humana
  • Ela facilita a compreensão do assunto ao trazer exemplos próximos ao público e adotando uma linguagem simples. .
  • Como forma de auxiliá-los nessa leitura, pergunte:
  • Nessa situação, a ausência do microfone acarretaria em alguma diferença para a compreensão da plateia? Explique;
  • No trecho assistido, a apresentação em tela foi indispensável para o que era dito? Explique;
  • O exemplo dado sobre o retângulo durante a exposição oral auxilia na compreensão do tema apresentado? Explique;
  • Peça para que os alunos anotem no caderno suas respostas.
  • Ao final, os alunos devem compartilhar com a turma suas respostas e compará-las.

Materiais complementares

Para acessar expectativas de respostas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao fim, sistematize no quadro as respostas dos alunos e compare para verificar se as percepções foram distintas ou parecidas.
  • Coloque em tópicos pequenos e, ao fim, peça para que elaborem um parágrafo em que se analise o vídeo a partir das respostas dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides. Para que essa aula funcione, é preciso organizar previamente uma apresentação oral com a turma, seja de outro professor ou de um aluno sobre tema diverso de uma disciplina, em slides na qual os alunos possam observar o uso de diferentes recursos, tais como imagens, fotos, organogramas, tabelas, infográficos.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Revista Investigações, vol.21, n.2, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/8/tde-04112015-181038/publico/2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Nesse início de aula, explique aos alunos que uma apresentação oral requer um certo nível de organização e recursos específicos para que haja a efetiva compreensão da plateia. Para isso, pergunte como deve ser esquematizada uma apresentação oral.
  • Peça para que levantem a mão para que possam dar suas opiniões.
  • Aqui, espera-se que os alunos indiquem que ao esquematizar uma apresentação, o expositor deve ser preocupar com questões relativas ao tempo de apresentação, à coerência entre a informações apresentadas, aos recursos utilizados para facilitar a compreensão da plateia, textos, imagens , vídeos, exemplos que ajudem na materialização do que é dito, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Caso esteja disponível um projetor, mostre este slide para que os alunos visualizem o questionamento inicial e possam começar suas reflexões sobre a atividade da aula. Caso contrário, escreva no quadro para eles.
  • Dê a eles um tempo para pensarem em respostas, em torno de um minuto, no máximo dois.
  • Em seguida, peça que digam suas respostas, sempre atentando para o fato de que sejam apontados recursos que ajudam na construção das apresentações.

Materiais complementares:

Aqui estão algumas sugestões de respostas para essa atividade de introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=131&v=eokXAoU4wak Acesso em 17 de janeiro de 2019
  • A visualização deve começar aos 3 minutos e terminar aos 14 minutos e 45 segundos;
  • Peça para que os alunos atentem para a apresentação feita no vídeo e anotem quais elementos aparecem nele e são importantes para uma apresentação dessa natureza.
  • Ao fim da apresentação, pergunte aos alunos o assunto tratado no vídeo pela expositora e de que forma eles acreditam que ela facilita a compreensão dele.
  • Aqui, é importante ressaltar para os alunos que o assunto central do vídeo é sobre a inteligência e sobre como as crianças aprendem algo na escola. Além disso, a relação entre aprendizagem-inteligência como função humana
  • Ela facilita a compreensão do assunto ao trazer exemplos próximos ao público e adotando uma linguagem simples. .
  • Como forma de auxiliá-los nessa leitura, pergunte:
  • Nessa situação, a ausência do microfone acarretaria em alguma diferença para a compreensão da plateia? Explique;
  • No trecho assistido, a apresentação em tela foi indispensável para o que era dito? Explique;
  • O exemplo dado sobre o retângulo durante a exposição oral auxilia na compreensão do tema apresentado? Explique;
  • Peça para que os alunos anotem no caderno suas respostas.
  • Ao final, os alunos devem compartilhar com a turma suas respostas e compará-las.

Materiais complementares

Para acessar expectativas de respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao fim, sistematize no quadro as respostas dos alunos e compare para verificar se as percepções foram distintas ou parecidas.
  • Coloque em tópicos pequenos e, ao fim, peça para que elaborem um parágrafo em que se analise o vídeo a partir das respostas dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano