Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides. Para que essa aula funcione, é preciso organizar previamente uma apresentação oral com a turma, seja de outro professor ou de um aluno sobre tema diverso de uma disciplina, em slides na qual os alunos possam observar o uso de diferentes recursos, tais como imagens, fotos, organogramas, tabelas, infográficos.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Revista Investigações, vol.21, n.2, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/8/tde-04112015-181038/publico/2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Nesse início de aula, explique aos alunos que uma apresentação oral requer um certo nível de organização e recursos específicos para que haja a efetiva compreensão da plateia. Para isso, pergunte como deve ser esquematizada uma apresentação oral.
- Peça para que levantem a mão para que possam dar suas opiniões.
- Aqui, espera-se que os alunos indiquem que ao esquematizar uma apresentação, o expositor deve ser preocupar com questões relativas ao tempo de apresentação, à coerência entre a informações apresentadas, aos recursos utilizados para facilitar a compreensão da plateia, textos, imagens , vídeos, exemplos que ajudem na materialização do que é dito, etc.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Caso esteja disponível um projetor, mostre este slide para que os alunos visualizem o questionamento inicial e possam começar suas reflexões sobre a atividade da aula. Caso contrário, escreva no quadro para eles.
- Dê a eles um tempo para pensarem em respostas, em torno de um minuto, no máximo dois.
- Em seguida, peça que digam suas respostas, sempre atentando para o fato de que sejam apontados recursos que ajudam na construção das apresentações.
Materiais complementares:
Aqui estão algumas sugestões de respostas para essa atividade de introdução.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete o vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=131&v=eokXAoU4wak Acesso em 17 de janeiro de 2019
- A visualização deve começar aos 3 minutos e terminar aos 14 minutos e 45 segundos;
- Peça para que os alunos atentem para a apresentação feita no vídeo e anotem quais elementos aparecem nele e são importantes para uma apresentação dessa natureza.
- Ao fim da apresentação, pergunte aos alunos o assunto tratado no vídeo pela expositora e de que forma eles acreditam que ela facilita a compreensão dele.
- Aqui, é importante ressaltar para os alunos que o assunto central do vídeo é sobre a inteligência e sobre como as crianças aprendem algo na escola. Além disso, a relação entre aprendizagem-inteligência como função humana
- Ela facilita a compreensão do assunto ao trazer exemplos próximos ao público e adotando uma linguagem simples. .
- Como forma de auxiliá-los nessa leitura, pergunte:
- Nessa situação, a ausência do microfone acarretaria em alguma diferença para a compreensão da plateia? Explique;
- No trecho assistido, a apresentação em tela foi indispensável para o que era dito? Explique;
- O exemplo dado sobre o retângulo durante a exposição oral auxilia na compreensão do tema apresentado? Explique;
- Peça para que os alunos anotem no caderno suas respostas.
- Ao final, os alunos devem compartilhar com a turma suas respostas e compará-las.
Materiais complementares
Para acessar expectativas de respostas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ao fim, sistematize no quadro as respostas dos alunos e compare para verificar se as percepções foram distintas ou parecidas.
- Coloque em tópicos pequenos e, ao fim, peça para que elaborem um parágrafo em que se analise o vídeo a partir das respostas dos alunos.