Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas como forma de atribuição de sentido.
Finalidade da aula: Usar adequadamente a vírgula, na criação de um texto, para separar orações coordenadas assindéticas.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP07
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: Computador, projetor, quadro e giz. Opcionalmente, pode-se assistir ao filme citado na resenha e os exercícios podem ser dados em folhas.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos ainda sintam dificuldade na atribuição de sentidos diferentes. Assim, é importante estar atento à participação de todos, e, percebendo dúvidas, voltar os exemplos ou as explicações, de forma coletiva ou individual (nesse caso, quando os alunos estiverem fazendo a atividade individual.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p.160.
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.