15216
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas como forma de atribuição de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas como forma de atribuição de sentido.

Finalidade da aula: Usar adequadamente a vírgula, na criação de um texto, para separar orações coordenadas assindéticas.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF06LP07

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.

Materiais necessários: Computador, projetor, quadro e giz. Opcionalmente, pode-se assistir ao filme citado na resenha e os exercícios podem ser dados em folhas.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos ainda sintam dificuldade na atribuição de sentidos diferentes. Assim, é importante estar atento à participação de todos, e, percebendo dúvidas, voltar os exemplos ou as explicações, de forma coletiva ou individual (nesse caso, quando os alunos estiverem fazendo a atividade individual.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p.160.

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.

GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.


Código: LPO6_15ATS03

(EF06LP07) Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas