15216
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas como forma de atribuição de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.

Materiais necessários: Computador, projetor, quadro e giz. Opcionalmente, pode-se assistir ao filme citado na resenha e os exercícios podem ser dados em folhas.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos ainda sintam dificuldade na atribuição de sentidos diferentes. Assim, é importante estar atento à participação de todos, e, percebendo dúvidas, voltar os exemplos ou as explicações, de forma coletiva ou individual (nesse caso, quando os alunos estiverem fazendo a atividade individual.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p.160.

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.

GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos e leia-o em voz alta. Pergunte aos alunos o que eles entenderam da mensagem. (Devemos usar “e”, vírgula ou outro sinal de pontuação, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.) Conclua, dizendo que verão um pouco sobre essa intenção comunicativa e os efeitos de sentido provocados pela escolha do que usar ao escrever.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos. Diga-lhes que se trata de uma resenha do filme Rio.
  • Leia o texto.
  • Peça aos alunos que se atentem aos quadrinhos colocados em alguns espaços do texto. Diga-lhes que alguma coisa deve ser colocada neles. Diga-lhes, também, que irá ler cada frase que tem o quadrinho para que os alunos digam o que devem colocar nesses espaços.
  • Leia, então, frase por frase, perguntando o que colocar no espaço.
  • Frase 1: (Espera-se que os alunos usem vírgula.) Blu nasce em território brasileiro, é capturado por traficantes de animais e é levado para os Estados Unidos. Pergunte o que aconteceria se o quadrinho fosse completado com “e”. (Ficaria repetitivo porque já tem um “e” no final.) Insista, perguntando se o uso seria errado ou se só mudaria o sentido da frase. (Mudaria o sentido; ficaria mais cansativo). Leve-os a concluir sobre a intenção do uso da vírgula, perguntando o que seria mais adequado usar quando se quer mostrar que o filme é dinâmico. (A vírgula.)
  • Frase 2: (Espera-se que os alunos usem vírgulas nos dois primeiros espaços; no último, pode ser vírgula ou ‘e’. Aproveite a situação, para mostrar, novamente, o efeito de sentido: usando vírgula, as ações parecem ser mais dinâmicas; o uso do ‘e’, no final, dá uma ideia de encerramento das ações, de conclusão delas. Caso algum aluno sugira ponto final ou reticências, vale a pena também discutir essas possibilidades, mostrando uma parada maior dos movimentos, no primeiro caso, e uma hesitação no segundo.
  • Conclua essa primeira parte do plano, dizendo que, como puderam ver, a Língua Portuguesa nos dá uma série de opções para nos comunicarmos melhor.
  • Sugestão: Se for possível, assista ao filme com os alunos em uma outra aula. Seria interessante o desenvolvimento de um projeto junto aos professores de Geografia e Ciências, tratando da extinção de animais (no caso, da arara azul).

Materiais complementares: computador e projetor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que até agora viram um texto pronto e que agora é a vez de praticarem a escrita.
  • Leia o slide acima e peça a um aluno para dizer o que entendeu do comando. Avise que terão 20 minutos para escreverem uma resenha de, pelo menos, 10 linhas. Atenção: se considerar que a turma é capaz de produzir textos maiores nesse intervalo de tempo tempo, aumente o número de linhas pedidas.
  • Dê tempo para que os alunos escrevam seus textos (20 minutos). Enquanto isso, circule pela sala. Diante de possíveis dúvidas dos alunos sobre como escrever o texto, leve-os a se lembrarem do que há de importante no vídeo que vão resenhar e a refletirem sobre o uso da vírgula para separar orações coordenadas. Exemplos de intervenções que podem ser feitas: “De que fala o filme?”, “O que a personagem principal faz?” “Que sinal de pontuação usamos para separar as ações ou as orações coordenadas? (Vírgula) “O que esse uso mostra?” (Mostrar dinamicidade, a ocorrência de uma ação após a outra.). “E se eu usasse o ‘e’ repetidas vezes?” (O texto poderia ficar cansativo, repetitivo.) “Isso seria apropriado em uma resenha?” (Não.)
  • Após os 20 minutos, avise que o tempo terminou e que agora passarão para a segunda parte da atividade.
  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Diga que agora cada um vai ler o texto produzido para o colega. Este deverá verificar o uso das vírgulas nas orações coordenadas assindéticas.
  • Dê tempo para que os alunos troquem os cadernos, leiam as produções uns dos outros e façam as intervenções necessárias (cerca de 5 minutos). Nesse momento, coloque-se à disposição das duplas para tirar dúvidas com relação ao uso da vírgula.
  • Pergunte se todos concordaram com as intervenções feitas e o que acharam dos filmes resenhados (respostas livres; permita que mais de um aluno fale, a fim de que a atividade não seja vista apenas como pretexto para trabalhar a pontuação).
  • Elogie o trabalho de todos, dizendo que, agora, todos têm ótimas sugestões de filme para assistir.

Materiais complementares: computador e projetor. Caso prefira, as orientações do slide podem ser passadas no quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide ou escreva, no quadro, as frases acima.
  • Peça que copiem e completem as frases com algumas das palavras que estão entre parênteses.
  • Faça a correção, pedindo a um aluno que leia a frase completa. (De acordo com o que aprendemos, em períodos compostos por coordenação, usa-se a vírgula para separar orações coordenadas, evitando a repetição da conjunção “e”. Outras opções de pontuação podem mostrar outras intenções linguísticas.)
  • Importante: se a resposta não for adequada na primeira vez em que se fizer a pergunta, peça a outros alunos para responderem, a fim de se chegar à resposta esperada, questionando o pensamento do aluno ao optar por outra forma de completar a frase.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.

Materiais necessários: Computador, projetor, quadro e giz. Opcionalmente, pode-se assistir ao filme citado na resenha e os exercícios podem ser dados em folhas.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos ainda sintam dificuldade na atribuição de sentidos diferentes. Assim, é importante estar atento à participação de todos, e, percebendo dúvidas, voltar os exemplos ou as explicações, de forma coletiva ou individual (nesse caso, quando os alunos estiverem fazendo a atividade individual.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p.160.

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.

GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos e leia-o em voz alta. Pergunte aos alunos o que eles entenderam da mensagem. (Devemos usar “e”, vírgula ou outro sinal de pontuação, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.) Conclua, dizendo que verão um pouco sobre essa intenção comunicativa e os efeitos de sentido provocados pela escolha do que usar ao escrever.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos. Diga-lhes que se trata de uma resenha do filme Rio.
  • Leia o texto.
  • Peça aos alunos que se atentem aos quadrinhos colocados em alguns espaços do texto. Diga-lhes que alguma coisa deve ser colocada neles. Diga-lhes, também, que irá ler cada frase que tem o quadrinho para que os alunos digam o que devem colocar nesses espaços.
  • Leia, então, frase por frase, perguntando o que colocar no espaço.
  • Frase 1: (Espera-se que os alunos usem vírgula.) Blu nasce em território brasileiro, é capturado por traficantes de animais e é levado para os Estados Unidos. Pergunte o que aconteceria se o quadrinho fosse completado com “e”. (Ficaria repetitivo porque já tem um “e” no final.) Insista, perguntando se o uso seria errado ou se só mudaria o sentido da frase. (Mudaria o sentido; ficaria mais cansativo). Leve-os a concluir sobre a intenção do uso da vírgula, perguntando o que seria mais adequado usar quando se quer mostrar que o filme é dinâmico. (A vírgula.)
  • Frase 2: (Espera-se que os alunos usem vírgulas nos dois primeiros espaços; no último, pode ser vírgula ou ‘e’. Aproveite a situação, para mostrar, novamente, o efeito de sentido: usando vírgula, as ações parecem ser mais dinâmicas; o uso do ‘e’, no final, dá uma ideia de encerramento das ações, de conclusão delas. Caso algum aluno sugira ponto final ou reticências, vale a pena também discutir essas possibilidades, mostrando uma parada maior dos movimentos, no primeiro caso, e uma hesitação no segundo.
  • Conclua essa primeira parte do plano, dizendo que, como puderam ver, a Língua Portuguesa nos dá uma série de opções para nos comunicarmos melhor.
  • Sugestão: Se for possível, assista ao filme com os alunos em uma outra aula. Seria interessante o desenvolvimento de um projeto junto aos professores de Geografia e Ciências, tratando da extinção de animais (no caso, da arara azul).

Materiais complementares: computador e projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que até agora viram um texto pronto e que agora é a vez de praticarem a escrita.
  • Leia o slide acima e peça a um aluno para dizer o que entendeu do comando. Avise que terão 20 minutos para escreverem uma resenha de, pelo menos, 10 linhas. Atenção: se considerar que a turma é capaz de produzir textos maiores nesse intervalo de tempo tempo, aumente o número de linhas pedidas.
  • Dê tempo para que os alunos escrevam seus textos (20 minutos). Enquanto isso, circule pela sala. Diante de possíveis dúvidas dos alunos sobre como escrever o texto, leve-os a se lembrarem do que há de importante no vídeo que vão resenhar e a refletirem sobre o uso da vírgula para separar orações coordenadas. Exemplos de intervenções que podem ser feitas: “De que fala o filme?”, “O que a personagem principal faz?” “Que sinal de pontuação usamos para separar as ações ou as orações coordenadas? (Vírgula) “O que esse uso mostra?” (Mostrar dinamicidade, a ocorrência de uma ação após a outra.). “E se eu usasse o ‘e’ repetidas vezes?” (O texto poderia ficar cansativo, repetitivo.) “Isso seria apropriado em uma resenha?” (Não.)
  • Após os 20 minutos, avise que o tempo terminou e que agora passarão para a segunda parte da atividade.
  • Peça que os alunos se organizem em duplas.
  • Diga que agora cada um vai ler o texto produzido para o colega. Este deverá verificar o uso das vírgulas nas orações coordenadas assindéticas.
  • Dê tempo para que os alunos troquem os cadernos, leiam as produções uns dos outros e façam as intervenções necessárias (cerca de 5 minutos). Nesse momento, coloque-se à disposição das duplas para tirar dúvidas com relação ao uso da vírgula.
  • Pergunte se todos concordaram com as intervenções feitas e o que acharam dos filmes resenhados (respostas livres; permita que mais de um aluno fale, a fim de que a atividade não seja vista apenas como pretexto para trabalhar a pontuação).
  • Elogie o trabalho de todos, dizendo que, agora, todos têm ótimas sugestões de filme para assistir.

Materiais complementares: computador e projetor. Caso prefira, as orientações do slide podem ser passadas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide ou escreva, no quadro, as frases acima.
  • Peça que copiem e completem as frases com algumas das palavras que estão entre parênteses.
  • Faça a correção, pedindo a um aluno que leia a frase completa. (De acordo com o que aprendemos, em períodos compostos por coordenação, usa-se a vírgula para separar orações coordenadas, evitando a repetição da conjunção “e”. Outras opções de pontuação podem mostrar outras intenções linguísticas.)
  • Importante: se a resposta não for adequada na primeira vez em que se fizer a pergunta, peça a outros alunos para responderem, a fim de se chegar à resposta esperada, questionando o pensamento do aluno ao optar por outra forma de completar a frase.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano