15212
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Refletindo sobre os alimentos de pouca aceitação

Nesta atividade, conduza uma roda de conversa sobre alimentos que as crianças costumam rejeitar e sobre como são planejadas as refeições na instituição.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Sandra Bonotto

Refletindo sobre os alimentos de pouca aceitação

Apresente a proposta

Envie uma breve mensagem às crianças, perguntando quais alimentos elas mais gostam e quais não gostam de comer. Conte alguma experiência que teve com um prato bem saboroso e faça o convite:

- Tive uma ideia, que tal brincarmos de restaurante e fazermos receitas bem gostosas, inclusive de alimentos que não gostamos muito?

Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

 

Adaptações necessárias

Convide as famílias a brincar com as crianças, incorporando os alimentos de pouca aceitação na brincadeira, preparando receitas, pratos e alimentos, na cozinha de um restaurante de faz de conta.

 

Sugira às famílias

Sugira às famílias que convidem as crianças para brincar de restaurante. Após o convite, as crianças podem indicar materiais, formas de organização e, com o apoio do adulto, montar a brincadeira com os materiais disponíveis em casa.

Durante a organização da brincadeira, os adultos podem instigar as crianças sobre os tipos de alimentos que o restaurante vai servir, onde estarão os cardápios, quem vai preparar os alimentos etc. Sugira que ouçam as sugestões e as acolham, sempre que possível. Nessa parte, além de disponibilizar alguns objetos, os adultos podem instigar as crianças sobre alimentação saudável e questioná-las sobre quais alimentos não gostam e quais acham que os clientes também não vão gostar.

Proponha que digam às crianças que irão preparar receitas e apresentações desses pratos de forma bem criativa e gostosa para os clientes, e que elas podem provar um pouquinho também. As famílias podem incorporar naturalmente essa sugestão de brincadeira e observar as reações das crianças.

 

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias, se possível, a compartilharem fotos ou vídeos desse momento, para que você possa partilhar com as demais. Conforme você compartilha, é possível que mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. Continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.

 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Vládia Pires


Código: EDI3_02UND05

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas