10028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Reconhecendo a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar e explorar as planificações das figuras não planas: Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_16GEO02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).

Atividade principal
Moldes impressos ou desenhados em folha A4.
Tesoura e cola

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular. Essa atividade principal é realizada em duas etapas: a de mão na massa e de exploração. Recomendamos começar com a exploração em que os alunos terão que comparar dois sólidos geométricos: o prisma de base triangular e a pirâmide de base quadrangular. Os alunos irão precisar montar esses dois sólidos em casa. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), converse com os alunos e mostre alguns dos materiais que eles podem utilizar para montar os sólidos. Você pode disponibilizar os moldes para essa montagem por arquivo ou pedir que observem, usem a régua e desenhem. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode gravar um vídeo mostrando os materiais, os moldes e explicando como construir esses sólidos pelos moldes ou desenhando. Caso não consiga, pode gravar um áudio ou escrever um texto e mostrar os moldes por meio de imagens. Explique para os alunos que eles podem utilizar outros materiais além dos citados. Depois da montagem, apresente a tabela de comparação para os alunos por imagem e peça que eles a completem. Eles podem completá-la em grupos por meio de um documento compartilhado (Google Docs) com os grupos. Podem também copiá-la no caderno para respondê-la. Os alunos podem completar a tabela também individualmente e compartilhar o que descobriram com os colegas falando, se estiverem ao vivo, ou por texto ou áudio se for por WhatsApp.
Na segunda etapa da atividade, os alunos precisam da imagem das planificações incompletas para que possam completá-las. Você pode disponibilizar por print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal. Explique a atividade por vídeo, áudio ou texto e peça que os alunos utilizem os sólidos que montaram para auxiliá-los a perceber as partes que estão faltando nas planificações. Os alunos podem desenhar as planificações no caderno e completá-las. Depois, podem disponibilizá-las por fotografias e um áudio ou texto explicando as estratégias que utilizaram para completar as planificações.

Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem compartilhar as suas tabelas ou você pode compartilhar uma tabela e ir completando com as informações que os alunos forem trazendo. Peça que os alunos compartilhem as imagens das planificações que completaram. Se você achar necessário, compartilhe o slide de resolução para que eles comparem com as tabelas e os desenhos que realizaram nos cadernos complementando-os. Peça também que os alunos expliquem as suas estratégias por meio de áudios, textos e até mesmo vídeos.

Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usada por sua escola para interagir com os alunos.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar os sólidos geométricas em objetos que há em casa e pedir que os agrupem, classifiquem e façam comparações. Podem pedir que os alunos desmontem diferentes tipos de caixas para observar as planificações. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_16GEO02

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas