10028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reconhecendo a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar e explorar as planificações das figuras não planas: Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

  • Identificar e explorar as planificações das figuras não planas: Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
  • Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.



Conceito-chave:

Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.

Recursos necessários:

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Folha A4;
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Organize a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de estações. Sugere-se que essa organização seja feita antes de iniciar a aula, a fim de ganhar tempo para a exploração do conteúdo. Faça a separação dos alunos também em dois grupos antes de iniciar a atividade.

Para iniciar a atividade, organize os alunos de maneira que fiquem em círculo sentados no chão. Inicie uma discussão com a finalidade de despertar o interesse e a curiosidade sobre o assunto a ser iniciado: A representação da pirâmide de base quadrangular e do prisma de base triangular, representadas pelas pirâmides egípcias e do telhado de algumas casas. Além de outras sugestões que os alunos podem oferecer.

Éimportante que as discussões não ultrapassem os 5 minutos, visto que você ainda precisará explicar como acontecerá as próximas atividades.

Propósito: Descobrir o que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Essas imagens/objetos possuem o formato e uma forma geométrica especial! Alguém saberia me dizer qual é?
  • Existem outros objetos presentes no seu cotidiano que possam ter esse formato? Quais são?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Imprima o material necessário e organize-o antecipadamente para ganhar tempo. Você encontra-os nos Materiais Complementares. Divida a turma em dois grupos. Organize a sala em duas estações, com duas mesas centrais e os materiais necessários em cima de cada mesa. Em ambas as mesas disponibilize os sólidos estudados e as planificações.

Separe os grupos de trabalho e posicioná-los em seus devidos lugares. Faça a organização da ordem que os alunos deverão seguir nas estações: A Estação: Mão na massa Irá para a Estação: Exploração e vice versa. Esta sequência está exemplificada no slide; é importante que o professor faça o desenho no quadro, para que os alunos visualizem o que devem fazer.

Combine com a turma que a cada 8 minutos você baterá palmas sinalizando que eles deverão mudar de estação. Ressalta-se que não mudará nada na atividade se você resolver mudar a sequência que eles deverão seguir, no entanto todos tem que passar por todas as estações.

Reforce com eles que não podem se distrair, evitando ao máximo conversas paralelas, pois este tempo é suficiente para que eles terminem a atividade proposta por cada estação.

Explique antes de iniciar a atividade o que eles farão em cada estação. Essas explicações estarão nos próximos slides. Oriente seus alunos para levarem seu caderno e estojo em cada uma das estações; à medida que eles vão realizando a atividade eles poderão colar as atividades no caderno, a fim que haja uma organização ao término do exercício.

Propósito: Organização dos grupos para o início do trabalho

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam as orientações até agora?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para aprofundar mais seus conhecimentos com relação a esta aula você pode acessar:

Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica.

Cada um aprende de um jeito.

Para saber mais sobre o papel do professor acesse aqui.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada uma planificação e uma representação espacial de um prisma de base triangular e de uma pirâmide em cima das mesas desta estação. Ressalta-se que pode ser apenas duas cópias de cada planificação, pois os alunos irão usar como apoio apenas neste grupo. É importante que você faça em tamanho de folha A4 e em um papel que seja mais firme, para que as crianças possam manipular sem problemas. Além disso, deixe também algumas réguas ou peça para que cada aluno use a sua.

Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como são as planificações da pirâmide e do prisma de base triangular.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada uma planificação e uma representação espacial de um prisma de base triangular e de uma pirâmide em cima das mesas desta estação. Ressalta-se que pode ser apenas duas cópias de cada planificação, pois os alunos irão usar como apoio apenas neste grupo. É importante que você faça em tamanho de folha A4 e em um papel que seja mais firme, para que as crianças possam manipular sem problemas. Além disso, deixe também algumas réguas ou peça para que cada aluno use a sua.

Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário.Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como são as planificações da pirâmide e do prisma de base triangular.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada um ou mais sólidos geométricos no formato de um prisma de base triangular e de uma pirâmide e suas respectivas planificações, em cima das mesas desta estação. Deixe os alunos explorarem, pegar na mão, observar os sólidos. Após peça para eles completarem a tabela, os incentive para fazerem juntos a atividade, trocando experiências e opiniões.

Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário. Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como são as formas geométricas não planas: Pirâmide e do prisma de base triangular.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada um ou mais sólidos geométricos no formato de um prisma de base triangular e de uma pirâmide e suas respectivas planificações, em cima das mesas desta estação. Deixe os alunos explorarem, pegar na mão, observar os sólidos. Após peça para eles completarem a tabela, os incentive para fazerem juntos a atividade, trocando experiências e opiniões. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as características de pirâmide e do prisma de base triangular.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos larguem o material que estavam produzindo e não mexam em nada para não desviar a atenção da atividade a ser desenvolvida. Após escolha um aluno de cada grupo e peça para que vá a frente da sala para partilhar as conclusões que o seu grupo chegou (sugestão: peça para o grupo eleger um representante). Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão. Explore as diferentes soluções.

De maneira alguma exponha alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega. É importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém possui uma resposta diferente destas?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Sistematização do Conhecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste momento será realizada a sistematização dos conceitos. É importante que os alunos também registrem. Sugere-se que o professor passe no quadro as respostas para que todos os alunos consigam acompanhar, ou projete o slide.

Propósito: Verificar a resolução da atividade e reforçar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Essa característica está correta? Por quê?
  • O que te levou a dizer esta característica?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as semelhanças e diferenças encontradas na pirâmide e prisma de base triangular, encontradas durante as atividades anteriores.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conhecimentos adquiridos numa situação diferente das solicitadas anteriormente e avaliar os conhecimentos de cada sobre a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os passos que fizeram para conseguir desenhar a planificação?
  • Conseguiram observar a figura geométrica plana e a sua planificação?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC:

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)

Objetivos específicos:

  • Identificar e explorar as planificações das figuras não planas: Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
  • Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.



Conceito-chave:

Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.

Recursos necessários:

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Folha A4;
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Organize a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de estações. Sugere-se que essa organização seja feita antes de iniciar a aula, a fim de ganhar tempo para a exploração do conteúdo. Faça a separação dos alunos também em dois grupos antes de iniciar a atividade.

Para iniciar a atividade, organize os alunos de maneira que fiquem em círculo sentados no chão. Inicie uma discussão com a finalidade de despertar o interesse e a curiosidade sobre o assunto a ser iniciado: A representação da pirâmide de base quadrangular e do prisma de base triangular, representadas pelas pirâmides egípcias e do telhado de algumas casas. Além de outras sugestões que os alunos podem oferecer.

Éimportante que as discussões não ultrapassem os 5 minutos, visto que você ainda precisará explicar como acontecerá as próximas atividades.

Propósito: Descobrir o que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • Essas imagens/objetos possuem o formato e uma forma geométrica especial! Alguém saberia me dizer qual é?
  • Existem outros objetos presentes no seu cotidiano que possam ter esse formato? Quais são?

Materiais Complementares:

Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Imprima o material necessário e organize-o antecipadamente para ganhar tempo. Você encontra-os nos Materiais Complementares. Divida a turma em dois grupos. Organize a sala em duas estações, com duas mesas centrais e os materiais necessários em cima de cada mesa. Em ambas as mesas disponibilize os sólidos estudados e as planificações.

Separe os grupos de trabalho e posicioná-los em seus devidos lugares. Faça a organização da ordem que os alunos deverão seguir nas estações: A Estação: Mão na massa Irá para a Estação: Exploração e vice versa. Esta sequência está exemplificada no slide; é importante que o professor faça o desenho no quadro, para que os alunos visualizem o que devem fazer.

Combine com a turma que a cada 8 minutos você baterá palmas sinalizando que eles deverão mudar de estação. Ressalta-se que não mudará nada na atividade se você resolver mudar a sequência que eles deverão seguir, no entanto todos tem que passar por todas as estações.

Reforce com eles que não podem se distrair, evitando ao máximo conversas paralelas, pois este tempo é suficiente para que eles terminem a atividade proposta por cada estação.

Explique antes de iniciar a atividade o que eles farão em cada estação. Essas explicações estarão nos próximos slides. Oriente seus alunos para levarem seu caderno e estojo em cada uma das estações; à medida que eles vão realizando a atividade eles poderão colar as atividades no caderno, a fim que haja uma organização ao término do exercício.

Propósito: Organização dos grupos para o início do trabalho

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam as orientações até agora?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para aprofundar mais seus conhecimentos com relação a esta aula você pode acessar:

Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica.

Cada um aprende de um jeito.

Para saber mais sobre o papel do professor acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada uma planificação e uma representação espacial de um prisma de base triangular e de uma pirâmide em cima das mesas desta estação. Ressalta-se que pode ser apenas duas cópias de cada planificação, pois os alunos irão usar como apoio apenas neste grupo. É importante que você faça em tamanho de folha A4 e em um papel que seja mais firme, para que as crianças possam manipular sem problemas. Além disso, deixe também algumas réguas ou peça para que cada aluno use a sua.

Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como são as planificações da pirâmide e do prisma de base triangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada uma planificação e uma representação espacial de um prisma de base triangular e de uma pirâmide em cima das mesas desta estação. Ressalta-se que pode ser apenas duas cópias de cada planificação, pois os alunos irão usar como apoio apenas neste grupo. É importante que você faça em tamanho de folha A4 e em um papel que seja mais firme, para que as crianças possam manipular sem problemas. Além disso, deixe também algumas réguas ou peça para que cada aluno use a sua.

Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário.Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como são as planificações da pirâmide e do prisma de base triangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada um ou mais sólidos geométricos no formato de um prisma de base triangular e de uma pirâmide e suas respectivas planificações, em cima das mesas desta estação. Deixe os alunos explorarem, pegar na mão, observar os sólidos. Após peça para eles completarem a tabela, os incentive para fazerem juntos a atividade, trocando experiências e opiniões.

Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário. Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como são as formas geométricas não planas: Pirâmide e do prisma de base triangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Deixe já organizada um ou mais sólidos geométricos no formato de um prisma de base triangular e de uma pirâmide e suas respectivas planificações, em cima das mesas desta estação. Deixe os alunos explorarem, pegar na mão, observar os sólidos. Após peça para eles completarem a tabela, os incentive para fazerem juntos a atividade, trocando experiências e opiniões. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.

Propósito: Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as características de pirâmide e do prisma de base triangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos larguem o material que estavam produzindo e não mexam em nada para não desviar a atenção da atividade a ser desenvolvida. Após escolha um aluno de cada grupo e peça para que vá a frente da sala para partilhar as conclusões que o seu grupo chegou (sugestão: peça para o grupo eleger um representante). Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão. Explore as diferentes soluções.

De maneira alguma exponha alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega. É importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.

Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém possui uma resposta diferente destas?
  • Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
  • Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Neste momento será realizada a sistematização dos conceitos. É importante que os alunos também registrem. Sugere-se que o professor passe no quadro as respostas para que todos os alunos consigam acompanhar, ou projete o slide.

Propósito: Verificar a resolução da atividade e reforçar o que os alunos aprenderam nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Essa característica está correta? Por quê?
  • O que te levou a dizer esta característica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as semelhanças e diferenças encontradas na pirâmide e prisma de base triangular, encontradas durante as atividades anteriores.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conhecimentos adquiridos numa situação diferente das solicitadas anteriormente e avaliar os conhecimentos de cada sobre a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os passos que fizeram para conseguir desenhar a planificação?
  • Conseguiram observar a figura geométrica plana e a sua planificação?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano